Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Vilma Bánky

Vilma Bánky

Nomes Alternativos: Koncsics Vilma

8Número de Fãs

Nascimento: 9 de Janeiro de 1898 (93 years)

Falecimento: 18 de Março de 1991

Nagydorog, Áustria-Hungria - Hungria

Vilma Bánky (09 de janeiro de 1901 - 18 de março de 1991) foi um húngaro naturalizado americano do cinema mudo a atriz, embora a parte inicial da sua carreira começou em Budapeste , espalhando-se para a França , Áustria e Alemanha . Banky era mais conhecido por seus papéis em A Águia e O Filho do Sheik com Rudolph Valentino.
Ela nasceu Vilma Koncsics [ 1 ] em 09 de janeiro de 1901 [ 1 ] para János Koncsics e Ulbert Katalin em Nagydorog , Áustria-Hungria . Seu pai era chefe da sucursal em Franz Joseph 's -Império Austro Húngaro . Pouco depois de seu nascimento, seu pai foi transferido para Budapeste , ea família se mudou.
Ela tinha dois irmãos - um irmão mais velho, Gyula (que mais tarde viria a trabalhar em Berlim como um escritor e cineasta), e uma irmã mais nova, Gisella. Após a formatura da escola secundária , Bánky fez cursos para trabalhar como estenógrafa, mas foi oferecido um papel em um filme. Atuando fora de seu interesse desde que ela era uma menina.
Sua primeira aparição no cinema foi no filme perdido agora, estou letzten Augenblick , dirigido por Carl Boese na Alemanha em 1919. Em uma viagem a Budapeste , em 1925, Hollywood produtor cinematográfico Samuel Goldwyn descobriu e assinou com ela um contrato. Tanto a mãe eo pai foram veementemente contra a atuação da carreira de Bánky como era seu noivo, no entanto, ela partiu para os Estados Unidos em março de 1925, chegando a uma grande fanfarra.
Ela foi saudada como "Hungarian Rhapsody" e foi um sucesso imediato com o público americano. The New York Times observou em sua análise de seu primeiro filme americano, The Dark Angel , que ela "é uma jovem de rara beleza ... então requintado que não é em nada surpreso que ela nunca é esquecido por Hillary Trento " [ 2 ] (líder masculino do filme o personagem que decide permitir que sua família e noiva de acreditar morto ao invés de colocar o que ele percebe que a carga sobre eles de uma vida a cuidar de um veterano de guerra cego).
Ela apareceu ao lado de grandes nomes silenciosa Rudolph Valentino , em A Águia (1925) e O Filho do Sheik (1926) e Ronald Colman , em uma série de histórias de amor, incluindo The Dark Angel e da conquista da Barbara Worth . Acredita-se geralmente que o seu sotaque húngaro cortou sua curta carreira, com o advento do som, porém, ela começou a perder interesse em filmes e queria estabelecer-se com Rod La Rocque e simplesmente ser sua esposa. Em 1928, ela tinha começado a anunciar sua intenção de se aposentar em poucos anos.
De seu 24 filmes, oito existir na sua totalidade ( Hotel Potemkin , Der Zirkuskönig [aka O Rei do Circo , com Max Linder ], O Filho do Sheik , A Águia , a conquista de Barbara Worth , A Noite do Amor , A Lady Love e The Rebel ), e existe em três fragmentos ( Tavaszi szerelem em pedaços dispersos, os primeiros cinco rolos de A Chama Magic , e uma cópia incompleta de Two Lovers ).
Sua Hollywood anos pós foram gastos venda imobiliária com o marido e jogar golfe , seu esporte favorito. Em 1981, Bánky estabeleceu um fundo educacional chamado de Banky - Fundação La Rocque, que ainda está em operação.
Ela casou com o ator Rod La Rocque , em 1927, eles permaneceram casados até sua morte em 1969. Eles não tiveram filhos. [ 3 ]
Vilma Bánky morreu em 18 de março de 1991, de insuficiência cardiorrespiratória, aos 90 anos, mas aviso de sua morte não foi tornada pública até o ano seguinte. [ 3 ] [ 4 ] Suas cinzas foram espalhadas no mar, onde seu marido havia sido.
Por sua contribuição à indústria cinematográfica, Vilma Bánky tem uma estrela no Hollywood Walk of Fame localizado em 7021 Hollywood Blvd.