Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Winona Ryder

Winona Ryder

Nomes Alternativos: Winona Laura Horowitz

6125Número de Fãs

Nascimento: 29 de Outubro de 1971 (45 years)

Winona, Minnesota - Estados Unidos da América

Winona Ryder, nome artístico de Winona Laura Horowitz, é uma atriz estadunidense. Nasceu no estado de Minnesota, próximo à localidade de Winona, inspiração para seu prenome. Já na infância, Winona Ryder vivia em clima de intelectualidade. Os seus pais Michael e Cindy Horowitz eram hippies convictos. Tanto que escolheram Timothy Leary para ser padrinho de batismo da filha Winona passou toda a sua infância e adolescência vivendo com a família em uma fazenda comunitária e sem eletricidade na Califórnia. Mesmo sem os recursos da tecnologia, mas precocemente politizada, aos 12 anos Winona já pensava em ser atriz. Ingressou no American Conservatory Theather, em São Francisco, e no ano seguinte já fazia um teste para uma produção de Hollywood, no qual foi reprovada. Porém com perseverança no ano seguinte conseguiu o papel principal do delicado drama Ciranda de Ilusões - Square Dance. Desde então, ela nunca mais parou. E em 28 filmes, mostrou uma conduta na maior parte das vezes seletiva, rara de se encontrar em jovens atrizes como ela.

Winona já recebeu duas indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (por "A Época da Inocência", em 1994) e Melhor Atriz (por Adoráveis Mulheres", em 1995)

Sua estrela na Calçada da Fama localiza-se em 7018 Hollywood Boulevard. Teve um longo relacionamento com o também ator Johnny Depp nos anos 90. Em 2001, Winona foi presa após furtar peças de roupa de uma loja na cidade de Nova York, o que acabou prejudicando a sua carreira. Em 2006, Winona retornou para o cinema após um breve hiato.

Em 2016, Winona protagonizou "Stranger Things", série da Netflix, pela qual recebeu diversos elogios da crítica e dos fãs.