Zé

Compartilhar
Zé (2023)
Zé
Média do filme: 3.0 de 5 — baseado em 13 votos
MÉDIAFILMOW
3.0
13 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Rafael Conde
Duração 123 min (2h03)

Dirigido por

Duração

123 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Inspirado no livro homônimo de Samarone Lima, o filme de Rafael Conde apresenta a trajetória de Zé (Caio Horowicz), jovem que foi líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participou de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil. Perseguido, ele escolhe a clandestinidade: deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres. Durante esse período, Zé conhece sua parceira Bete, com quem tem 2 filhos. Ainda como clandestino, ele recebe Gilberto, irmão de Bete, como um novo militante. Gilberto é, no entanto, um informante do regime repressivo. Zé morre sob tortura aos 27 anos, falsamente acusado pelos militares de ter traído todos os seus companheiros, desaparecidos até hoje.

Gênero:
Gênero:

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Dom de Iludir | Trailer oficial

Dom de Iludir (1ª Temporada)

Comentários 0
amigos querem ver
lipisidro
Isidro
½
9 meses atrás

Um olhar bastante íntimo do cotidiano angustiante de um militante durante a ditadura militar.

alancecatoator5
Alan Cecato
2 anos atrás

"Às vezes eu acho que os intelectuais só imaginam o povo."

Zé (Brasil, 2023)

Direção: Rafael Conde.
Com: Caio Horowicz, Yara de Novaes, Eduarda Fernandes, Gustavo Werneck.

Filmes sobre o período da ditadura militar brasileira são sempre bem vindos pois precisamos o tempo todo lembrar dessa atrocidade que ocorreu no nosso país e que se bobearmos volta!

O mais novo exemplar é "Zé", ótimo filme de Rafael Conde que estreia em pouquíssimas salas mas merece ser visto na telona.

Inspirado no livro homônimo de Samarone Lima, o filme apresenta a trajetória de Zé, jovem que foi líder do Movimento Estudantil Brasileiro e participou de um grupo de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

Perseguido, ele escolhe a clandestinidade: deixa sua vida de classe média alta para viver com o povo, realizando o trabalho de alfabetização e conscientização política dos mais pobres.

Retrato belíssimo do diretor e do ator Caio Horowicz sobre esse homem que também representa aqui muitos homens e mulheres que assim como "Zé " morreram sob tortura nas mãos dos militares.

O longa é delicado e toca profundamente essas feridas ainda abertas e desperta também um alerta dentro de nós, para ficarmos atentos sempre.

#cinemabrasileiro
#ditaduranuncamais

felipebosobrida
Felipe
2 anos atrás

Novo longa-metragem do cineasta mineiro Rafael Conde, dos premiados curtas ‘A hora vagabunda’ (1998) e ‘Françoise’ (2001). Esse seu terceiro longa é um drama íntimo, contundente e necessário, baseado na vida de José Carlos Novais da Mata Machado, o ‘Zé’ (1946-1973), jovem líder do movimento estudantil que integrou a Ação Popular Marxista-Leninista (APML), que lutou contra a ditadura militar no Brasil nos anos 70. De família de classe média de Minas Gerais – ele era filho do jurista e deputado Edgar da Mata Machado, foi perseguido pela ditadura, entrou para a clandestinidade e mudou-se para o Nordeste para ajudar na alfabetização dos mais pobres. Até ser preso, torturado e morto no DOI-Codi de Recife, aos 27 anos.
Quem interpreta Zé é o ator Caio Horowicz, de ‘Califórnia’ (2015), num de seus melhores trabalhos no cinema. Ele dá alma e o tom de voz certo para o personagem. O filme foge de clichês e violência, adotando uma narrativa moderna e até disruptiva – em vários momentos o protagonista narra sua vida olhando para a frente das câmeras, numa quebra da quarta parede.
Também baseado no livro de mesmo nome do escritor cearense Samarone Lima, o filme está em exibição nos cinemas brasileiros pelas Embaúba Filmes.
POR FELIPE BRIDA - BLOG CINEMA NA WEB

Carregando Publicidade...
½
1
1½
2
2½
3
3½
4
4½
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (3)

Elenco de Zé

Mostrar mais (5)
Alexandre Cioletti 1 2

Alexandre Cioletti

Caio Horowicz 5 31

Caio Horowicz

Eduarda Fernandes 0 1

Eduarda Fernandes

Gustavo Werneck 0 0

Gustavo Werneck

Yara de Novaes 1 6

Yara de Novaes

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: