Benedict Cumberbatch

Data de Nascimento: 19 de Julho de 1976 (37 anos)

Local de Nascimento: Hammersmith, London, England

Pais: Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Sexo: Masculino

Biografia

Benedict Timothy Carlton Cumberbatch é um ator britânico. É conhecido pela sua voz de barítono rica e pela sua versatilidade na escolha de papeis possuindo um vasto leque de trabalhos no cinema, na televisão, no teatro, na rádio e ainda na leitura de livros áudio.

Benedict Cumberbatch nasceu em 19 de julho de 1976 em Londres. É filho dos atores Timothy Carlton (cujo nome verdadeiro é Timothy Carlton Cumberbatch) e Wanda Ventham, e tem uma meia-irmã cerca de 18 anos mais velha, fruto do primeiro casamento da sua mãe. O seu bisavô, Henry Arnold Cumberbatch era o cônsul-geral do Reino Unido na Turquia. O seu avô, Henry Carlton Cumberbatch foi oficial num submarino nas duas Guerras Mundiais e uma figura proeminente da alta sociedade londrina.

Benedict estudou na Brambleteye School e no Harrow School, um colégio interno só para rapazes bastante prestigiado. Uma vez que ambos os pais de Benedict eram atores, conheciam bem a precariedade do seu emprego e enviaram o seu filho para um dos colégios mais famosos do Reino Unido na esperança que ele escolhesse seguir uma área diferente da deles. Apesar de aceitarem todo o trabalho que podiam para manter Benedict no colégio, este admitiu que a sua avó pagou dois terços das suas propinas e ele conseguiu entrar em Harrow com uma bolsa de artes. O seu professor de teatro em Harrow disse que Benedict foi o melhor aluno que já teve. Benedict impressionou os seus professores com notas brilhantes no General Certificate of Secondary Education e durante algum tempo pensou em estudar Direito na Universidade de Cambridge ou Oxford, porém, como o próprio afirmou, durante a adolescência descobriu "a erva, as mulheres e a música" e as suas notas acabaram por descer, além disso Harrow acabou por ter a influência contrária da que os pais de Benedict pretendiam e ele decidiu que queria estudar representação. Para além de pertencer ao grupo de teatro, as atividades extra-curriculares de Benedict incluiam o rugby e a pintura.
Quando terminou os seus estudos em Harrow, Benedict tirou um ano de pausa antes de entrar para a universidade (o tradicional "gap year") e durante esse tempo ensinou Inglês num mosteiro tibetano. Quando regressou, ingressou na Universidade de Manchester onde estudou representação. Após concluir a sua licenciatura, Benedict obteve o grau de mestre de artes em representação clássica para teatro profissional na prestigiada London Academy of Music and Dramatic Art.

Em 2004, quando se encontrava na África do Sul a filmar a mini-série To The Ends of the Earth, Benedict e dois amigos, uma britânica e um sul-africano que também se encontravam a trabalhar no mesmo projeto, foram vítimas de carjacking quando regressavam de uma visita ao norte do país. Seis homens armados sequestraram os três atores e ameaçaram-nos de morte durante cerca de duas horas e meia. Quando os criminosos se aperceberam de que o grupo de amigos não tinha armas, drogas ou dinheiro e que a morte de dois cidadãos britânicos lhes poderia trazer muitos problemas, abandonaram os atores num descampado. Os três amigos escaparam com ferimentos ligeiros e não falaram em público do sucedido até quatro anos mais tarde quando Benedict escreveu um artigo para o site da instituição de caridade The Prince's Trust. Após o incidente, Benedict Cumberbatch admite que passou por uma fase em que se sentia viciado em adrenalina e que tinha de viver ao máximo. Afirmou ainda que este episódio mudou a forma como encara a vida.

Teatro:
Desde 2001, Benedict Cumberbatch teve papéis relevantes em mais de uma dezena de peças em teatros como o Open Air Theatre, o Regent's Park, o Almeida Theatre, o Royal Court Theatre eno Royal National Theatre. Foi nomeado para um prémio Olivier na categoria de melhor ator secundário pelo seu papel de Tesman na peça Hedda Gabler, que representou no Almeida Theatre e no Duke of York's Theatre, quando a peça foi transferida para o West End em 19 de maio de 2005. Benedict participou no evento teatral The Children's Monologues que foi produzido pela organização Dramatic Need no Old Vic Theatre em Londres em 14 de novembro de 2010.
Em Fevereiro de 2011 estreou Frankenstein, no National Theatre. A peça foi encenada por Danny Boyle e os seus dois atores principais, Benedict Cumberbatch e Jonny Lee Miller alternavam todas as noites entre o papel do Dr. Victor Frankenstein e o da sua criatura. A peça chegou aos cinemas incluída no National Theatre Live, em março de 2011. Em abril de 2012, Benedict venceu, e partilhou com Jonny Lee Miller, o prémio Olivier de melhor ator principal pelo seu muito elogiado papel nessa peça.

Televisão:
Os papéis televisivos de Benedict incluem duas participações distintas na série Heartbeat (em 2000 e em 2004), o papel de Freddy em Tipping the Velvet (2002), o de Edward Hand em Cambridge Spies (2003) e o de Rory na série tragicómica da ITV, Fortysomething (2003), onde contracenou com Hugh Laurie. Em 2004, fez o papel de Stephen Hawking no telefilme Hawking que lhe valeu uma nomeação na categoria de melhor ator principal nos BAFTA TV e um Golden Nymph. Benedict fez, mais tarde, a voz de Stephen Hawking no primeiro episódio da série Curiosity. Benedict fez também o papel do Tenente Jimmy Langley no documentário da BBC, Dunkirk.
Em 2005, Benedict Cumberbatch protagonizou a mini-série To The Ends of the Earth, no papel de Edmund Talbot. A mini-série baseia-se na trilogia de livros com o mesmo nome de William Golding. Em 2005, Benedict fez o papel do enviado especial Will Parker na série de comédia Broken News, uma paródia dos canais noticiosos. Em setembro de 2007, Benedict Cumberbatch e Tom Hardy desempenharam os papéis principais no tele-filme Stuart: A Life Backwards transmitido pela BBC. Em 2008, protagonizou a mini-série da BBC, The Last Enemy, que lhe valeu uma nomeação para os Satellite Awards na categoria de melhor ator numa mini-série ou tele-filme.
Em 2009, Benedict participou no tele-filme Marple: Murder Is Easy, onde interpretou o papel de Luke Fitzwilliam. Nesse ano fez ainda o papel de Bernard na adaptação de Small Island e foi nomeado para um BAFTA Television Award na categoria de melhor ator secundário.
Em 2010, Benedict fez o papel de Vincent van Gogh em Van Gogh: Painted with Words. Ainda nesse ano, estreou a primeira temporada da série da BBC, Sherlock, que foi bastante elogiada pela crítica e onde Benedict faz o papel de Sherlock Holmes. A segunda temporada da série começou no dia de ano novo de 2012 no Reino Unido e foi transmitida pela PBS nos Estados Unidos em maio de 2012. Benedict foi nomeado para um Emmy na categoria de melhor ator principal numa mini-série ou tele-filme por este papel.
Mais recentemente, Benedict fez o papel de Christopher Tietjens em Parade's End, uma mini-série co-produzida pela BBC e pela HBO, transmitida pela BBC2 em 2012 e pela HBO em 2013. A mini-série é uma adaptação da trilogia de romances com o mesmo nome de Ford Madox Ford. Os seis episódios foram realizados por Susanna White e escritos por Tom Stoppard e conta ainda com Rebecca Hall, Miranda Richardson e Rupert Everett no elenco.
A terceira temporada de Sherlock foi transmitida pela BBC no início de 2014.

Cinema:
Em 2006, Benedict fez o papel de William Pitt, o Novo em Amazing Grace. O filme conta a história da luta política longa e intensa de William Wilberforce para elminar o comércio de escravos no Império Britânico no início do século XIX. William Pitt era o melhor amigo de William Wilberforce e o seu aliado político mais fiel e foi o Primeiro-Ministro mais jovem de sempre do Reino Unido, tendo chegado ao cargo com apenas 24 anos. O papel valeu uma nomeação do London Film Critics Circle para maior revelação. No mesmo ano, partilhou o ecrã com James McAvoy e Alice Eve na comédia Starter for 10 que segue a preparação e participação de um grupo de alunos da Universidade de Birmingham num concurso televisivo que põe à prova os conhecimentos de universitários do Reino Unido. Um dos produtores do filme foi Tom Hanks e Sam Mendes foi um dos produtores executivos.
Benedict teve papéis secundários em Atonement (2007) e The Other Boleyn Girl (2008). Em 2009, fez o papel de Joseph Hooker, o amigo de Charles Darwin, no filme Creation. Em 2010, teve um pequeno papel no filme The Whistleblower.
Em 2011, fez o papel de Peter Guillam, o braço-direito de Smiley (interpretado por Gary Oldman), na adaptação ao cinema do romance de John le Carré: Tinker Tailor Soldier Spy. O filme foi realizado por Tomas Alfredson e protagonizado por Gary Oldman e Colin Firth. No mesmo ano, Benedict fez o papel de Major Stewart em War Horse, realizado por Steven Spielberg. Benedict também terminou o seu trabalho na trilogia de filmes baseados no livro de J.R.R. Tolkien, The Hobbit, realizada por Peter Jackson, onde faz a voz e a representação capturada por computador do dragão Smaug e do Necromante.
Em 2013, Benedict fez o papel do vilão John Harrison no filme Star Trek Into Darkness, realizado por J. J. Abrams. No mesmo ano, faz ainda o papel de Julian Assange no filme The Fifth Estate que leva ao cinema a história da amizade do fundador do site Wikileaks com Daniel Domscheit-Berg e participa em Twelve Years a Slave e August: Osage County. O primeiro filme é realizado por Steve McQueen e conta a história de um homem que é raptado e vendido como escravo em meados do século XIX no sul dos Estados Unidos. Brad Pitt, Michael Fassbender e Paul Giamatti fazem também parte do elenco. O segundo filme é realizado por John Wells e segue as vidas das mulheres fortes da família Weston que, após seguirem caminhos diferentes nas suas vidas, voltam a juntar-se devido a uma crise familiar. Meryl Streep, Julia Roberts e Ewan McGregor fazem parte do elenco.

Rádio:
Em maio de 2009, a BBC Radio 4 transmitiu uma adaptação do romance de John Mortimer, Rumpole and the Penge Bungalow Murders. Benedict fez o papel de "Rumpole jovem". Benedict participa em Cabine Pressure como Capitão Martin Crieff. Esta série de comédia vai já na sua quarta temporada e segue as desventuras de uma equipa que trabalha para uma pequena empresa de aviação que possui apenas um avião. Em março de 2013, Benedict fez o papel de Anjo Islington na adaptação da BBC Radio 4 do romance Neverwhere de Neil Gaiman. A adaptação conta ainda com James McAvoy, Natalie Dormer, David Harewood, Sophie Okonedo e Christopher Lee, entre outros.

Benedict Cumberbatch dá a sua voz a vários livros áudio, que incluem: The Tempest, The Making of Music, Death in a White Tie, Artists in Crime e Sherlock Holmes: The Rediscovered Railway Mysteries and Other Stories. Benedict empresta ainda a voz a vários anúncios publicitários de marcas como Jaguar, Sony, Pimms e Goole +. Fez ainda uma curta-metragem sobre a História de Londres que inaugurou a transmissão da BBC dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Benedict Cumberbatch é um dos embaixadores do The Prince's Trust, uma instituição de caridade criada pelo príncipe Carlos que tem como objetivo auxiliar os jovens com dificuldades no Reino Unido. Ele apoia, ainda, a Dramatic Need, uma instituição de caridade que promove a expressão criativa como ferramenta para a resolução de conflitos, desenvolvimento social, emancipação do sexo e de assimilação de mensagens de saúde para as comunidades mais desfavorecidas.