As atuações de Clint Eastwood são sempre mais do mesmo, mas não dá, o próprio cara é icônico. Só achei que daria pra extrair muitíssimo mais com um personagem "lendário e sanguinário".
Esse filme é uma obra prima! Interessantíssimo a forma como o roteiro foi criado, pois ele é sútil e mascarado a todo momento, mas conta a história não pelo que é apresentado pelos personagens, mas pelo que às vezes deixa de ser dito. Então, como um quebra-cabeças, é necessário juntar vários fragmentos se deseja buscar algo mais próximo de uma possível verdade. A quem interessar, deixo aqui a minha visão do que realmente aconteceu, porém, indico que façam uma leitura própria do filme, pois a graça do filme é realmente esse roteiro investigativo, esse montar de peças.
Antes de tudo, é importante entender o contexto onde a história ocorre: Japão na época dos samurais. Ou seja, é uma época onde a honra era vista como algo essencial. Buscava-se a honra em tudo.
* Começo montando meu quebra-cabeças através do argumento de quem não tinha nenhum interesse especial no desfecho da história: o policial. Ele encontra o assassino (Tajomaru) na praia, sentido. Estava bebado e sofrendo por algo, mas o que seria?
* Então analisando os argumentos de Tajomaru na busca de um sentido para esse sofrimento, atento-me à sua versão da história. Ele confessa ter ficado encantado pela mulher e afirma tê-la "confundido" com uma deusa.
* Outro ponto importante, é que ele sempre deixa claro que não queria que ninguém morresse desde princípio.
* Pulamos a parte da emboscada e do estupro, que bate em todas as histórias.
* Ao acontecer o estupro ela "consente" a partir de um momento. Primeiro por se ver desonrada perante a sociedade (ter "conhecido" dois homens) e segundo, por aparentemente ela não gostar do casamento e visualizar assim uma oportunidade de acabar com isso.
* Assim que acaba, Tajomaru de certa maneira a convida para que ela fique com ele, porém, ela diz que só ficaria caso ele matesse o marido e é nessa parte em que o encanto por ela se quebra (ele até diz "no fim ela era igual as outras" e não mais a deusa imaginada).
* Então, ameaça matá-la se o marido assim o queira, por "honra".
*Porém ela consegue fugir e Tajomaru não consegue capturá-la.
* Ele volta e solta o marido. Este o perdoa pelo crime após perceber quem realmente era a esposa e ter presenciado o pedido dela. Porém, se vê desonrado pela derrota pelo adversário e pela traição da esposa. Assim sendo, pega o punhal que a esposa deixa cair antes do estupro e suicida.
* Tajomaru entra em choque, por ter causado a morte do marido, coisa que ele não queria desde o princípio.
* Então foge, troca a espada por bebida e termina da maneira como o policial o encontra.
* O lenhador que viu o que aconteceu, roubou o punhal por ser valioso, mas precisava fingir que não existia tal arma, por fazer dele um ladrão.
Creio então, que entender o contexto de onde a história se passa é essencial para apurar os fatos. A honra naquele tempo era essencial e foi a mesma, o motivo de que todos mentiram em certo ponto nas suas versões... buscaram mantê-la. Os motivos resumindo são:
- Tajomaru: causou a morte de alguém de forma desonrada, não por batalha (como ele tenta corrigir na sua versão). - A esposa: pela traição revelada (tenta corrigir em sua versão) - O marido: por ter se casado com uma mulher que quis traí-lo (tenta corrigir em sua versão) - O lenhador: por ter roubado o punhal e se tornar dessa forma um ladrão (tenta corrigir na sua versão).
Volto a dizer o quão delicioso esse filme é e o quão importante é analisar o que deixou de ser dito. Uma lição que se pode levar para toda a vida...
Não achei a fotografia das melhores, nem mesmo a trilha sonora... nada de mais, a não ser o grande contraste que algumas atuações simbolizaram entre a frieza das instituições e uma possível humanização traga por alguém "de fora". É um enredo fora da curva pra sua época também, o que por si só já vale bastante a pena se dar o prazer de assistir
Esse filme é inteligentíssimo. O diretor entrega a história para nós da forma correta! É como se fossemos um mero espectador dos acontecidos no clube e fossemos procurar saber o que houve... Gaspar Noé não nos poupa dos sentimentos agonizantes, na verdade, ele os explora e juntamente com o diretor de fotografia, Benoît Debie (brilhante diga-se de passagem), usa da fotografia pra nos aproximar das cenas. Muita gente diz que não assistiria o filme por conta da famosa cena do estupro de 9 minutos, mas, isso foi uma sacada genial deles. Se você acha que 9 minutos são eternos, imagine só para uma vítima que vive isso por horas, dias, meses ou até anos... Sinta e reflita, isso é o que Gaspar Noé + Benoît Debie nos propõe.
Fiquei muito feliz com esta produção! Primeiramente, por uma produtora gigante investir no cenário e na cultura brasileira, que até então é tão pouco explorada cinematograficamente por conta de recursos. O filme é excelente! Há algumas referências óbvias do faroeste americano, o que é natural pra uma produção de estilo novo no país, porém, é original a forma em que a trama se desenvolve, buscando a todo momento enaltecer nossa cultura. A introdução do personagem principal foi inteligentissima, lembrando à Leonidas em 300, quando inserido na Agogê (criança jogada num ambiente violento e caótico, tendo seu desenvolvimento precoce narrado com um tom de mistério) e também quanto ao laconismo espartano. Além da narrativa excelente, também é necessário dar o devido valor à fotografia excepcional, tirando totalmente aquela visão "produção globo" característico em quase todas as obras brasileiras (que é compreensível) e trazendo independencia e originalidade. Um pouco mais de ousadia e um pouco menos de heroísmo, foram os unicos pecados da obra.
Magnífico como a fotografia e a trilha sonora são usadas nesse filme. A narrativa e as expressões também, incríveis! Este filme é um charme do começo ao fim.
Incêndios
4.5 1,9KTrama pesadíssima e muito envolvente! Nada óbvio também, recomendadíssimo!
Os Imperdoáveis
4.3 655As atuações de Clint Eastwood são sempre mais do mesmo, mas não dá, o próprio cara é icônico. Só achei que daria pra extrair muitíssimo mais com um personagem "lendário e sanguinário".
Rashomon
4.4 301 Assista AgoraEsse filme é uma obra prima! Interessantíssimo a forma como o roteiro foi criado, pois ele é sútil e mascarado a todo momento, mas conta a história não pelo que é apresentado pelos personagens, mas pelo que às vezes deixa de ser dito. Então, como um quebra-cabeças, é necessário juntar vários fragmentos se deseja buscar algo mais próximo de uma possível verdade. A quem interessar, deixo aqui a minha visão do que realmente aconteceu, porém, indico que façam uma leitura própria do filme, pois a graça do filme é realmente esse roteiro investigativo, esse montar de peças.
Antes de tudo, é importante entender o contexto onde a história ocorre: Japão na época dos samurais. Ou seja, é uma época onde a honra era vista como algo essencial. Buscava-se a honra em tudo.
* Começo montando meu quebra-cabeças através do argumento de quem não tinha nenhum interesse especial no desfecho da história: o policial. Ele encontra o assassino (Tajomaru) na praia, sentido. Estava bebado e sofrendo por algo, mas o que seria?
* Então analisando os argumentos de Tajomaru na busca de um sentido para esse sofrimento, atento-me à sua versão da história. Ele confessa ter ficado encantado pela mulher e afirma tê-la "confundido" com uma deusa.
* Outro ponto importante, é que ele sempre deixa claro que não queria que ninguém morresse desde princípio.
* Pulamos a parte da emboscada e do estupro, que bate em todas as histórias.
* Ao acontecer o estupro ela "consente" a partir de um momento. Primeiro por se ver desonrada perante a sociedade (ter "conhecido" dois homens) e segundo, por aparentemente ela não gostar do casamento e visualizar assim uma oportunidade de acabar com isso.
* Assim que acaba, Tajomaru de certa maneira a convida para que ela fique com ele, porém, ela diz que só ficaria caso ele matesse o marido e é nessa parte em que o encanto por ela se quebra (ele até diz "no fim ela era igual as outras" e não mais a deusa imaginada).
* Então, ameaça matá-la se o marido assim o queira, por "honra".
*Porém ela consegue fugir e Tajomaru não consegue capturá-la.
* Ele volta e solta o marido. Este o perdoa pelo crime após perceber quem realmente era a esposa e ter presenciado o pedido dela. Porém, se vê desonrado pela derrota pelo adversário e pela traição da esposa. Assim sendo, pega o punhal que a esposa deixa cair antes do estupro e suicida.
* Tajomaru entra em choque, por ter causado a morte do marido, coisa que ele não queria desde o princípio.
* Então foge, troca a espada por bebida e termina da maneira como o policial o encontra.
* O lenhador que viu o que aconteceu, roubou o punhal por ser valioso, mas precisava fingir que não existia tal arma, por fazer dele um ladrão.
Creio então, que entender o contexto de onde a história se passa é essencial para apurar os fatos. A honra naquele tempo era essencial e foi a mesma, o motivo de que todos mentiram em certo ponto nas suas versões... buscaram mantê-la. Os motivos resumindo são:
- Tajomaru: causou a morte de alguém de forma desonrada, não por batalha (como ele tenta corrigir na sua versão).
- A esposa: pela traição revelada (tenta corrigir em sua versão)
- O marido: por ter se casado com uma mulher que quis traí-lo (tenta corrigir em sua versão)
- O lenhador: por ter roubado o punhal e se tornar dessa forma um ladrão (tenta corrigir na sua versão).
Volto a dizer o quão delicioso esse filme é e o quão importante é analisar o que deixou de ser dito. Uma lição que se pode levar para toda a vida...
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
4.2 3,1K Assista AgoraFotografia, direção e atuações excelentes! Mas o roteiro... achei pouco ousado no desfecho, meio romantizado e protetor demais dos personagens :/
Elefante
3.6 1,2K Assista AgoraFilme mal explorado, infelizmente... assistir ao clipe da "Pumped up kicks" vale mais a pena. Salvo o trabalho de áudio, que achei bem executado.
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista AgoraNão achei a fotografia das melhores, nem mesmo a trilha sonora... nada de mais, a não ser o grande contraste que algumas atuações simbolizaram entre a frieza das instituições e uma possível humanização traga por alguém "de fora". É um enredo fora da curva pra sua época também, o que por si só já vale bastante a pena se dar o prazer de assistir
Frances Ha
4.1 1,5K Assista AgoraQue delícia de filme! Tão poético e tão sincero...
Irreversível
4.0 1,8K Assista AgoraEsse filme é inteligentíssimo. O diretor entrega a história para nós da forma correta! É como se fossemos um mero espectador dos acontecidos no clube e fossemos procurar saber o que houve... Gaspar Noé não nos poupa dos sentimentos agonizantes, na verdade, ele os explora e juntamente com o diretor de fotografia, Benoît Debie (brilhante diga-se de passagem), usa da fotografia pra nos aproximar das cenas. Muita gente diz que não assistiria o filme por conta da famosa cena do estupro de 9 minutos, mas, isso foi uma sacada genial deles. Se você acha que 9 minutos são eternos, imagine só para uma vítima que vive isso por horas, dias, meses ou até anos... Sinta e reflita, isso é o que Gaspar Noé + Benoît Debie nos propõe.
O Matador
3.3 222 Assista AgoraFiquei muito feliz com esta produção! Primeiramente, por uma produtora gigante investir no cenário e na cultura brasileira, que até então é tão pouco explorada cinematograficamente por conta de recursos. O filme é excelente! Há algumas referências óbvias do faroeste americano, o que é natural pra uma produção de estilo novo no país, porém, é original a forma em que a trama se desenvolve, buscando a todo momento enaltecer nossa cultura. A introdução do personagem principal foi inteligentissima, lembrando à Leonidas em 300, quando inserido na Agogê (criança jogada num ambiente violento e caótico, tendo seu desenvolvimento precoce narrado com um tom de mistério) e também quanto ao laconismo espartano. Além da narrativa excelente, também é necessário dar o devido valor à fotografia excepcional, tirando totalmente aquela visão "produção globo" característico em quase todas as obras brasileiras (que é compreensível) e trazendo independencia e originalidade. Um pouco mais de ousadia e um pouco menos de heroísmo, foram os unicos pecados da obra.
12 Homens e Uma Sentença
4.6 1,2K Assista AgoraGenial! Fez o que Tarantino não soube fazer em Os Oito Odiados, que foi passar um filme inteiro em apenas um cenário sem ficar entediante!
Cry-Baby
3.6 518 Assista AgoraFilme chato da porra.
Corra!
4.2 3,6K Assista AgoraAchei ó: uma bosta.
Amores Imaginários
3.8 1,5KMagnífico como a fotografia e a trilha sonora são usadas nesse filme. A narrativa e as expressões também, incríveis! Este filme é um charme do começo ao fim.
A Última Ressaca do Ano
2.8 216 Assista AgoraLevei uma guria pra assistir e em 15 minutos saímos e fomos transar.
Recomendo!