O velhinho exasperado, contando toda a significativa trajetória histórica do Aylmer, me arrancou gargalhadas 😂 Curti os pôsteres do Slayer, Bauhaus e Suicide no quarto do Brian. Bem psicodélico o filme. "Um Trainspotting trash", como comentou alguém. Os trejeitos e a retórica do Aylmer são impagáveis.
Queria me sentir pertencido à turma do 8 ou à do 80...mas como achei o filme "bonzinho" com 3,5/5, vou ter que fechar com a turma do 61,6.
Até 1h de filme minha nota tava sendo 2,5/5. Após 1:20h passei pra 3,0. Ao fim, minha nota passou pra 3,5/5. Agora, na hora de comentar, tô pensando em dar 4/5. Achei a primeira hora bem entediante, acho que me deixou impaciente e prejudicou a experiência.
Comecei a curtir o filme mesmo na hora final. Não achei nada chocante. Tem uma boa premissa, mas pro meu gosto acho que ainda faltou intensidade. Acho mesmo é que vou ter que reassistir. É possível que numa revisão eu aumente a nota. Ou não.
Quem curtiu o Barry Keoghan e ainda não assistiu O Sacrifício do Cervo Sagrado, fica a dica. O cara tem talento pra esse tipo de personagem.
P.S: vejam só, já dei 4/5 e coloquei na lista de favoritos.
O personagem Tex Conway é super caricato e engraçado, me lembrou o Detetive Loren Visser, de Blood Simple, dos irmãos Coen. Os robôs são desengonçados, atabalhoados, e vc assiste às lutas com um sorrisinho quase de deboche, achando divertido. Legal ver os efeitos práticos tb. Filme B, com orçamento de 1,99, mas super bacana, como quase tudo do Stuart Gordon.
Reassisti e aumentei a nota. Lembrei de: - Diário de um Pároco de Aldeia, 1951, Robert Bresson; - Crepúsculo dos Deuses, 1955, Billy Wilder; - Repulsa ao Sexo, 1965, Roman Polanski. Tem uma boa estória, mas achei apenas bonzinho. Esperava mais aprofundamento psicológico, mais intensidade dramática.
Assisti esse filme faz uns 15 anos. Porém minha namorada, minhas primas e minha mãe não pararam de fofocar um minuto sequer. Acabei não prestando atenção direito no filme. Dei 3,5 estrelas. Reassisti uns dias atrás, porque sabia que algo de errado não estava certo, e que esse filme seria melhor do que eu havia experienciado. E desde então estou digerindo a estória. Foi uma experiência totalmente diferente. Confesso que chegou num ponto em que se tornou meio maçante, pq é muita quantidade de informação por unidade de tempo sendo jogada na nossa cabeça, principalmente na meia hora final, que levei mais de uma hora pra assistir, de tanto pausar e voltar pra não perder o fio da meada. Mas, cara...que puta estória.
Passei esses dias me imaginando no lugar do cara... Imagine você ter um amor desde a infância, planejando ter filhos, e acontecer uma coisa dessas... Devastador, intenso, pesado, melancólico... Não sou fã de U2, mas quando toca With Or Without You é de suar pelos olhos. Os flashbacks do casal ainda criança são de encher os olhos também. Enfim, esse filme realmente me tocou dessa vez. O final é lindo. Depois de todo o luto, do peso dos acontecimentos, das pistas falsas, de um amor verdadeiro interrompido, "acordar de um pesadelo" e poder recomeçar tudo do início, como quando crianças... Será que conseguirão? Haja coração pra lidar com essa montanha russa de sentimentos. Filme intenso! Me lembrou O Segredo dos Seus Olhos, outro filmaço.
Cinco estrelas. Favoritíssimo. Um filme inesquecível.
Neo noir com todo o estilo do De Palma. Esperava um roteiro mais afiado, uma trama mais elaborada, uma femme fatale... Mas ainda assim é um filme muito bom!
Um excelente portfólio pra equipe de design de produção. Mas a estória é muito ruinzinha. Os personagens humano/monstros de Midian são muito toscos, não dá pra levar a sério. Protagonistas totalmente sem carisma, simpatia e boa vontade. Um filme bobo, estória insossa, terror pra crianças. Assisti mesmo pelo mestre Cronenberg, que como ator é ruim, conforme ele mesmo disse 😄 Mas acho que sou tão fã do cara que até curti!
Que filme foda. Filme B com uma produção super caprichada nos efeitos práticos, nos efeitos especiais, na fotografia, no erotismo...tudo de encher os olhos! Tem um probleminha de ritmo no meio, em que a estória parece não avançar e ficar andando em círculos, mas não desabona o filme. A mistura de temas achou que casou muito bem. Ets, vampiros, zumbi...numa trama multidisciplinar que te prende desde o início. Podemos perceber várias referências à ótimos filmes de terror e ficção científica, como A Noite dos Mortos Vivos, Scanners, O Enigma de Outro Mundo... Queria ter descoberto esse filme na adolescência...certamente teria sido um clássico instantâneo, muito pausado e rebobinado 😄 Consenso que a Mathilda May incrementa a estória, né...realmente muito sedutora. E não só pela nudez, mas tabém pelo olhar, pelo caminhar... Lindíssimo ver Londres naquele caos! Fotografia e efeitos práticos deslumbrantes. Quem reclama que o filme "ficou datado", "envelheceu mal", "poderia ter 15 minutos a menos", "nudez desnecessária", "cheio de furos"... é porque é muito fresco. Querem reclamar de algo, mas não sabem bem o quê, e ficam mandando esses jargões genéricos e vagos, sem claro, nunca explicarem o que querem dizer. Enfim, pra quem gosta de um filme B isso aqui é um achado valioso!
A cidade tem um visual alucinante! Fotografia caprichada. Roteiro promissor. Dafoe, Hawke e Neil sempre bons. Porém não curti os efeitos especiais, nem o jeito como os vampiros morrem ou se curam. Então me desapeguei um pouco da estória. Tinha potencial pra ser um filmão, mas vale o entretenimento.
Filme elegantíssimo. Um excelente neo noir. Já na abertura o filme te enche os olhos com uma deslumbrante cena aérea de Nova York à noite. E durante o filme é uma cidade sombria, suja, esfumaçada, sem glamour...o cenário ideal prum noir de qualidade. A trilha sonora é maravilhosa, com seu jazz lounge regado a saxofones que são a cara da lascívia noir. A estória, embora clichê, é boa. O que faltou, na minha opinião, foi intensidade dramática e erótica. O filme tem umas partes arrastadas que poderiam ter sido melhor aproveitadas nesse quesito, na construção do adultério e no conflito interno dos personagens. Poderia facilmente ter se tornado o pai dos suspenses eróticos surgidos logo depois. Mas é uma bela produção. Um excelente filme.
Pow, que filme foda... Nicholas Cage dando um show de atuação. Eu sou fã desse cara. Tá certo que já fez muita galhofa, mas como diria Seu Madruga " Não existe trabalho ruim, o ruim é TER que trabalhar.". E de folgado nós não podemos chamar o cara. Quem já assistiu Despedida de Las Vegas sabe que o Oscar foi merecido. E o cara tomou um calote e nem recebeu pelo seu trabalho no filme. Enfim, esse filme aqui já me prendeu no início. Estórias de 171 geralmente me agradam bastante. E quando a Angela entra na estória tudo fica mais interessante ainda. O filme toma uma nova camada. E a menina dá um show. Acabei de ver aqui agora: É sério que a atriz já tinha 23 anos quando fez esse filme? Caramba, achei que era uma adolescente! Esse filme me lembrou muito
Produção interessante! Curti muito a ambientação, a fotografia, as transições para P&B... Dafoe, como sempre, arrebentando na atuação. Mas eu esperava mais intensidade dramática.
Qualidade técnica absurda, como esperado. Mas o roteiro deixa a desejar, com uma estória frugal, principalmente no romance. Acho que é nesse ponto que os filmes lado B do Ridley pecam.
no fim ela resolve fugir pra Austrália com o coelho. O prelúdio de mais uma tragédia. 😅 Não sei se vocês tão ligados, mas a introdução de coelhos na Austrália causou um impacto ambiental gigantesco lá, com efeitos catastróficos.
Qualquer filme com o Billy Drago como vilão terá o meu carisma. Achei melhor que o primeiro. Mais dinâmico, vilão melhor, tema mais interessante, melhor desenvolvimento da estória...
Começou ótimo, mas depois ficou insuportável de assistir. Quase tive uma crise epilética com a quantidade de cortes, planos detalhe, gritaria e sons de fundo tudo rachando ao mesmo tempo. Na boa, edição apelativa demais. Você não fica com medo. Você fica é atordoado com tantos estímulos, querendo que aquilo acabe logo. Tão agradável quanto um ataque de pânico. Aí vem os clichês, a estória vai ficando cada vez mais ridícula e deságua num final péssimo. Preciso já faz tempo parar de ficar dando tanto crédito pra alguns canais do Youtube. A nota vai pras mortes e pelo gore, que são o que salva.
Um drama sensível e racional sobre o luto e a culpa, e como isso afeta nossa vida, nosso relacionamento com as outras pessoas e nós mesmos. Nicole Kidman mais uma vez esbanjando atuação.
Então esse foi o destino da Summer, de (500) Dias com Ela? 😀
Quando vejo uma galera se empenhando em tantos comentários para massacrar um filme me bate uma curiosidade mórbida em assisti-lo. Venho adiando esse filme faz tempo, e pra falar a verdade, achei que nunca o iria fazer. Mas ontem não resisti e dei o play. E acabei gostando demais do filme.
Antes de mais nada, é preciso salientar que Fim dos Tempos foi anunciado pelo diretor como um filme B (como as atuações e a trilha sonora atestam) desde seu primeiro momento, algo prontamente ignorado pelos detratores para condenar o filme pelo que ele se recusa a oferecer.
Não se identificar com os personagens ou com os diálogos faz parte da proposta do filme, que faz uma crítica sobre a sociedade, sobre as pessoas e seus relacionamentos com os outros, com a natureza, e com elas mesmas. (Inclusive eu me identifiquei por que já fui um Elliot, que namorou uma Alma. Um Tom que já namorou uma Summer.)
Também podemos lembrar que o Shyamalan gosta de ser conceitual, alegórico. O problema aqui é que ele parece não se esforçar muito para contar uma estória, se contentando apenas com seu conceito. E desperdiça uma chance boa de se redimir de alguns fracassos, fazendo um final que deixou a desejar. Como diz o comentário do Doug Teles, o mais curtido aqui:
"...no final, quando a linda da Zoey tá fora da casa com um sorriso esperando o Mark chegar para contar a novidade, se ele parasse de andar do nada naquela cena e começasse a andar para trás, aí sim, isso seria foda!".
Shyamalan aqui se dá ao direito de brincar com o absurdo, o bizarro, o incerto, o desespero humano pela compreensão do desconhecido. E acho que os comentários negativos mostram bem que o filme funcionou. Assim como os personagens do filme, as pessoas ficam ensandecidas por não terem compreensão do que é que aconteceu, do que é aquilo, por que surgiu, como vai terminar...por não ter uma explicação "fechadinha" pra todas as suas dúvidas. Eu, particularmente, adoro filmes assim, que me fazem refletir, que me causem algum "incômodo", bom ou mau.
Tenho a leve desconfiança de que muitos dos comentários negativos tenham surgido pelo "efeito manada". À época, Shyamalan vivia o ápice do fundo do poço, após lançar A Vila e A Dama na Água e esse filme foi muito criticado. E desde então, a pessoa já começa a assistir o filme achando que é uma bomba. E já dá o play na impaciência pra terminar a sessão e poder fazer algum comentário detrator caprichado, se juntando ao preocupante aglomerado de pessoas abordado no filme.
a descoberta da gravidez de Alma, mais uma criança vindo ao mundo já abarrotado, fruto de uma união muito incerta e instável, provavelmente não desejada de verdade por Alma, foi precursora, alegoricamente, de um novo surto?
Enfim, com claras referências a, por exemplo, Jonh Carpenter, com The Fog e Frank Darabont, com The Mist, Shyamalan fez um filme B muito bom, com uma ótima premissa e uma execução que deixou a desejar. Não é uma obra-prima, mas achei muito eficiente, bem produzido, como todos os seus filmes, com seu estilo característico de filmar, e uma boa estória. Merece uma segunda chance. Talvez um dia (no fim dos tempos?) este filme tenha o seu devido reconhecimento.
O Soro do Mal
3.6 81 Assista AgoraO velhinho exasperado, contando toda a significativa trajetória histórica do Aylmer, me arrancou gargalhadas 😂
Curti os pôsteres do Slayer, Bauhaus e Suicide no quarto do Brian.
Bem psicodélico o filme. "Um Trainspotting trash", como comentou alguém.
Os trejeitos e a retórica do Aylmer são impagáveis.
Saltburn
3.5 858Queria me sentir pertencido à turma do 8 ou à do 80...mas como achei o filme "bonzinho" com 3,5/5, vou ter que fechar com a turma do 61,6.
Até 1h de filme minha nota tava sendo 2,5/5.
Após 1:20h passei pra 3,0.
Ao fim, minha nota passou pra 3,5/5.
Agora, na hora de comentar, tô pensando em dar 4/5.
Achei a primeira hora bem entediante, acho que me deixou impaciente e prejudicou a experiência.
Comecei a curtir o filme mesmo na hora final. Não achei nada chocante. Tem uma boa premissa, mas pro meu gosto acho que ainda faltou intensidade. Acho mesmo é que vou ter que reassistir. É possível que numa revisão eu aumente a nota. Ou não.
Quem curtiu o Barry Keoghan e ainda não assistiu O Sacrifício do Cervo Sagrado, fica a dica. O cara tem talento pra esse tipo de personagem.
P.S: vejam só, já dei 4/5 e coloquei na lista de favoritos.
Robo Jox: Os Gladiadores Do Futuro
3.1 17Por essa o Aquiles não esperava:
O pintoserra do Alexander 😅😅😅
O personagem Tex Conway é super caricato e engraçado, me lembrou o Detetive Loren Visser, de Blood Simple, dos irmãos Coen.
Os robôs são desengonçados, atabalhoados, e vc assiste às lutas com um sorrisinho quase de deboche, achando divertido. Legal ver os efeitos práticos tb.
Filme B, com orçamento de 1,99, mas super bacana, como quase tudo do Stuart Gordon.
Saint Maud
3.5 336 Assista AgoraReassisti e aumentei a nota.
Lembrei de:
- Diário de um Pároco de Aldeia, 1951, Robert Bresson;
- Crepúsculo dos Deuses, 1955, Billy Wilder;
- Repulsa ao Sexo, 1965, Roman Polanski.
Tem uma boa estória, mas achei apenas bonzinho. Esperava mais aprofundamento psicológico, mais intensidade dramática.
Não Conte a Ninguém
3.6 157 Assista AgoraAssisti esse filme faz uns 15 anos. Porém minha namorada, minhas primas e minha mãe não pararam de fofocar um minuto sequer. Acabei não prestando atenção direito no filme. Dei 3,5 estrelas.
Reassisti uns dias atrás, porque sabia que algo de errado não estava certo, e que esse filme seria melhor do que eu havia experienciado. E desde então estou digerindo a estória. Foi uma experiência totalmente diferente.
Confesso que chegou num ponto em que se tornou meio maçante, pq é muita quantidade de informação por unidade de tempo sendo jogada na nossa cabeça, principalmente na meia hora final, que levei mais de uma hora pra assistir, de tanto pausar e voltar pra não perder o fio da meada.
Mas, cara...que puta estória.
Passei esses dias me imaginando no lugar do cara...
Imagine você ter um amor desde a infância, planejando ter filhos, e acontecer uma coisa dessas...
Devastador, intenso, pesado, melancólico...
Não sou fã de U2, mas quando toca With Or Without You é de suar pelos olhos.
Os flashbacks do casal ainda criança são de encher os olhos também.
Enfim, esse filme realmente me tocou dessa vez. O final é lindo. Depois de todo o luto, do peso dos acontecimentos, das pistas falsas, de um amor verdadeiro interrompido, "acordar de um pesadelo" e poder recomeçar tudo do início, como quando crianças...
Será que conseguirão? Haja coração pra lidar com essa montanha russa de sentimentos.
Filme intenso! Me lembrou O Segredo dos Seus Olhos, outro filmaço.
Cinco estrelas. Favoritíssimo. Um filme inesquecível.
Sentidos do Amor
4.1 1,2KEsse filme antes da pandemia tinha nota 3,4.
P.S: Eva Green é uma das mulheres mais lindas que já habitou o universo.
Olhos de Serpente
3.2 125 Assista AgoraNeo noir com todo o estilo do De Palma.
Esperava um roteiro mais afiado, uma trama mais elaborada, uma femme fatale...
Mas ainda assim é um filme muito bom!
Raça das Trevas
3.1 83Um excelente portfólio pra equipe de design de produção. Mas a estória é muito ruinzinha.
Os personagens humano/monstros de Midian são muito toscos, não dá pra levar a sério.
Protagonistas totalmente sem carisma, simpatia e boa vontade.
Um filme bobo, estória insossa, terror pra crianças.
Assisti mesmo pelo mestre Cronenberg, que como ator é ruim, conforme ele mesmo disse 😄 Mas acho que sou tão fã do cara que até curti!
Força Sinistra
3.4 155 Assista AgoraQue filme foda.
Filme B com uma produção super caprichada nos efeitos práticos, nos efeitos especiais, na fotografia, no erotismo...tudo de encher os olhos!
Tem um probleminha de ritmo no meio, em que a estória parece não avançar e ficar andando em círculos, mas não desabona o filme.
A mistura de temas achou que casou muito bem. Ets, vampiros, zumbi...numa trama multidisciplinar que te prende desde o início.
Podemos perceber várias referências à ótimos filmes de terror e ficção científica, como A Noite dos Mortos Vivos, Scanners, O Enigma de Outro Mundo...
Queria ter descoberto esse filme na adolescência...certamente teria sido um clássico instantâneo, muito pausado e rebobinado 😄
Consenso que a Mathilda May incrementa a estória, né...realmente muito sedutora. E não só pela nudez, mas tabém pelo olhar, pelo caminhar...
Lindíssimo ver Londres naquele caos! Fotografia e efeitos práticos deslumbrantes.
Quem reclama que o filme "ficou datado", "envelheceu mal", "poderia ter 15 minutos a menos", "nudez desnecessária", "cheio de furos"... é porque é muito fresco. Querem reclamar de algo, mas não sabem bem o quê, e ficam mandando esses jargões genéricos e vagos, sem claro, nunca explicarem o que querem dizer.
Enfim, pra quem gosta de um filme B isso aqui é um achado valioso!
2019: O Ano da Extinção
3.0 808A cidade tem um visual alucinante!
Fotografia caprichada.
Roteiro promissor.
Dafoe, Hawke e Neil sempre bons.
Porém não curti os efeitos especiais, nem o jeito como os vampiros morrem ou se curam. Então me desapeguei um pouco da estória. Tinha potencial pra ser um filmão, mas vale o entretenimento.
Perigo na Noite
3.1 30 Assista AgoraFilme elegantíssimo. Um excelente neo noir.
Já na abertura o filme te enche os olhos com uma deslumbrante cena aérea de Nova York à noite. E durante o filme é uma cidade sombria, suja, esfumaçada, sem glamour...o cenário ideal prum noir de qualidade. A trilha sonora é maravilhosa, com seu jazz lounge regado a saxofones que são a cara da lascívia noir.
A estória, embora clichê, é boa. O que faltou, na minha opinião, foi intensidade dramática e erótica. O filme tem umas partes arrastadas que poderiam ter sido melhor aproveitadas nesse quesito, na construção do adultério e no conflito interno dos personagens. Poderia facilmente ter se tornado o pai dos suspenses eróticos surgidos logo depois.
Mas é uma bela produção. Um excelente filme.
Os Vigaristas
3.5 233 Assista AgoraPow, que filme foda...
Nicholas Cage dando um show de atuação. Eu sou fã desse cara. Tá certo que já fez muita galhofa, mas como diria Seu Madruga " Não existe trabalho ruim, o ruim é TER que trabalhar.". E de folgado nós não podemos chamar o cara. Quem já assistiu Despedida de Las Vegas sabe que o Oscar foi merecido. E o cara tomou um calote e nem recebeu pelo seu trabalho no filme.
Enfim, esse filme aqui já me prendeu no início. Estórias de 171 geralmente me agradam bastante.
E quando a Angela entra na estória tudo fica mais interessante ainda. O filme toma uma nova camada. E a menina dá um show. Acabei de ver aqui agora: É sério que a atriz já tinha 23 anos quando fez esse filme? Caramba, achei que era uma adolescente!
Esse filme me lembrou muito
A Conversação, de 1974, do Coppola. Outro filmaço.
Ridley Scott pegou um bom roteiro e não deixou por menos. Fez um filmaço. E que final.
A Sombra do Vampiro
3.6 113Produção interessante! Curti muito a ambientação, a fotografia, as transições para P&B...
Dafoe, como sempre, arrebentando na atuação.
Mas eu esperava mais intensidade dramática.
Rede de Mentiras
3.4 303 Assista AgoraQualidade técnica absurda, como esperado.
Mas o roteiro deixa a desejar, com uma estória frugal, principalmente no romance. Acho que é nesse ponto que os filmes lado B do Ridley pecam.
O Conselheiro do Crime
2.4 584Fotografia e produção excelentes, padrão Ridley Scott.
Mas o roteiro é de uma prolixidade ímpar.
Chatíssimo de assistir.
Delivery Macabro
2.6 51 Assista AgoraA protagonista é uma gracinha, mas só se ferra, tadinha...😅
E pra piorar tudo,
no fim ela resolve fugir pra Austrália com o coelho. O prelúdio de mais uma tragédia. 😅
Não sei se vocês tão ligados, mas a introdução de coelhos na Austrália causou um impacto ambiental gigantesco lá, com efeitos catastróficos.
Comando Delta 2: Conexão Colômbia
2.9 47 Assista AgoraQualquer filme com o Billy Drago como vilão terá o meu carisma.
Achei melhor que o primeiro. Mais dinâmico, vilão melhor, tema mais interessante, melhor desenvolvimento da estória...
Comando Delta
3.0 106 Assista AgoraEnlatado de vanguarda! Se eu tivesse assistido quando criança talvez daria uma nota maior pela memória afetiva.
Delivery Macabro
2.6 51 Assista AgoraPoxa...eu também não conhecia o "Código dos Sams"...
😄😄😄😄😄
O Mal Que Nos Habita
3.6 537 Assista AgoraComeçou ótimo, mas depois ficou insuportável de assistir.
Quase tive uma crise epilética com a quantidade de cortes, planos detalhe, gritaria e sons de fundo tudo rachando ao mesmo tempo.
Na boa, edição apelativa demais. Você não fica com medo. Você fica é atordoado com tantos estímulos, querendo que aquilo acabe logo. Tão agradável quanto um ataque de pânico.
Aí vem os clichês, a estória vai ficando cada vez mais ridícula e deságua num final péssimo.
Preciso já faz tempo parar de ficar dando tanto crédito pra alguns canais do Youtube.
A nota vai pras mortes e pelo gore, que são o que salva.
Aniquilação
3.4 1,6K Assista AgoraE pensar que toda essa viagem aconteceu por causa de um
BBC avulso...
Reencontrando a Felicidade
3.5 622Um drama sensível e racional sobre o luto e a culpa, e como isso afeta nossa vida, nosso relacionamento com as outras pessoas e nós mesmos.
Nicole Kidman mais uma vez esbanjando atuação.
Fim dos Tempos
2.5 1,4K Assista AgoraEntão esse foi o destino da Summer, de (500) Dias com Ela? 😀
Quando vejo uma galera se empenhando em tantos comentários para massacrar um filme me bate uma curiosidade mórbida em assisti-lo. Venho adiando esse filme faz tempo, e pra falar a verdade, achei que nunca o iria fazer. Mas ontem não resisti e dei o play. E acabei gostando demais do filme.
Antes de mais nada, é preciso salientar que Fim dos Tempos foi anunciado pelo diretor como um filme B (como as atuações e a trilha sonora atestam) desde seu primeiro momento, algo prontamente ignorado pelos detratores para condenar o filme pelo que ele se recusa a oferecer.
Não se identificar com os personagens ou com os diálogos faz parte da proposta do filme, que faz uma crítica sobre a sociedade, sobre as pessoas e seus relacionamentos com os outros, com a natureza, e com elas mesmas. (Inclusive eu me identifiquei por que já fui um Elliot, que namorou uma Alma. Um Tom que já namorou uma Summer.)
Também podemos lembrar que o Shyamalan gosta de ser conceitual, alegórico. O problema aqui é que ele parece não se esforçar muito para contar uma estória, se contentando apenas com seu conceito. E desperdiça uma chance boa de se redimir de alguns fracassos, fazendo um final que deixou a desejar. Como diz o comentário do Doug Teles, o mais curtido aqui:
"...no final, quando a linda da Zoey tá fora da casa com um sorriso esperando o Mark chegar para contar a novidade, se ele parasse de andar do nada naquela cena e começasse a andar para trás, aí sim, isso seria foda!".
Shyamalan aqui se dá ao direito de brincar com o absurdo, o bizarro, o incerto, o desespero humano pela compreensão do desconhecido. E acho que os comentários negativos mostram bem que o filme funcionou. Assim como os personagens do filme, as pessoas ficam ensandecidas por não terem compreensão do que é que aconteceu, do que é aquilo, por que surgiu, como vai terminar...por não ter uma explicação "fechadinha" pra todas as suas dúvidas. Eu, particularmente, adoro filmes assim, que me fazem refletir, que me causem algum "incômodo", bom ou mau.
Tenho a leve desconfiança de que muitos dos comentários negativos tenham surgido pelo "efeito manada". À época, Shyamalan vivia o ápice do fundo do poço, após lançar A Vila e A Dama na Água e esse filme foi muito criticado. E desde então, a pessoa já começa a assistir o filme achando que é uma bomba. E já dá o play na impaciência pra terminar a sessão e poder fazer algum comentário detrator caprichado, se juntando ao preocupante aglomerado de pessoas abordado no filme.
Quanto ao final, me ficou uma dúvida:
a descoberta da gravidez de Alma, mais uma criança vindo ao mundo já abarrotado, fruto de uma união muito incerta e instável, provavelmente não desejada de verdade por Alma, foi precursora, alegoricamente, de um novo surto?
Enfim, com claras referências a, por exemplo, Jonh Carpenter, com The Fog e Frank Darabont, com The Mist, Shyamalan fez um filme B muito bom, com uma ótima premissa e uma execução que deixou a desejar. Não é uma obra-prima, mas achei muito eficiente, bem produzido, como todos os seus filmes, com seu estilo característico de filmar, e uma boa estória. Merece uma segunda chance. Talvez um dia (no fim dos tempos?) este filme tenha o seu devido reconhecimento.
A Fortaleza 2
2.7 45Assisti por teimosia...sabia que ia quebrar a cara.
Se vc é muito fã do primeiro e tá procurando alguma decepção pra hoje, esse é o filme certo pra vc!