O filme mais sutil e difícil de toda a trilogia exatamente por mostrar algo que existe nos outros dois, mas que não era o foco: a incomunicabilidade expressa em imagens. E a trilogia do silêncio termina em silêncio.
Como dar menos que cinco estrelas para um filme do Bergman? Como dar menos que cinco para esse filme? Acho que nunca me senti tão incomodado com um sofrimento como com o da Agnes. Um sofrimento que se reflete na família baseado no trauma do pecado, gerando o sentimento de culpa, o principal foco do sofrimento. Culpa por desejar, culpa por ser mulher. Culpa por ter mordido a maçã e carregar as mazelas da humanidade nas costas. A cada cena eu dizia "esse é o ponto alto do filme. Com certeza vai ficar sendo pra mim a melhor cena", mas na seguinte eu acabava dizendo a mesma coisa, e assim por diante.
Mas ressaltando duas, a cena do sermão do padre (que eu estou achando que vou considerar uma das coisas mais tocantes que eu já vi em todo o cinema) e a da persistência da figura morta, como uma chaga que chamava toda a família, o tabu intocável, são as melhores coisas que eu vi nos últimos tempos.
Lynch pegou todas as influências que já sofreu e jogou tudo de uma forma totalmente aleatória. Realmente, é a obra que define e completa o seu universo e perpetua a lenda da sua estética. Entretanto, 3 horas de filme extremamente cansativas e com poucos artifícios de prender o espectador o impedem de ser um filme completo e bem acabado como Cidade dos Sonhos ou Veludo Azul. Mas vale muito a pena para quem é fã de um diretor tão conceitual como Lynch
Clint Eastwood levando o espírito norte-americano ao extremo. Acredito eu que ele interpretou a velhice de seus colegas Charlton Heston e John Wayne. Não esperava tanto. Filmaço
Como descrever o Oceano? Como, se no instante em que o analisamos ele muda de forma? O Oceano somos nós, na forma mais profunda e sem sentido. Kelvin se viu na situação trágica da humanidade: abraçar os meus maiores anseios, apreendendo o gozo infinito, mas tornando-se o oposto do que se diz ser o contato com o outro, ou ficar sóbrio, estável, humano? Engraçado como Tarkovski nos leva pela mesma viagem que Kelvin, onde passamos a questionar o certo e o errado, a lógica do psicólogo e a dos cientístas. A humanidade precisa do desejo como fantasia para que se movimente. Usando da frase da pessoa abaixo: "Que o oceano nunca seja encontrado!"
Cena do táxi: "-Nossa sociedade é como uma bússola. Sem ela não iríamos progredir. Quem engarrafamento, hein. Andamos muito? - Praticamente não saímos do lugar." Enquanto isso, a procissão se chicoteia no fundo da cena
Planos estáticos como pinturas, fatos que não acontecem, apatia e desesperança em relação a vida.
Eu achei os dois atores principais melhores no papel, entretanto a narrativa acaba sendo menos bem construída do que na versão sueca. Aliás, tirando alguns detalhes, não acho que esta tenha acrescentado muita coisa. Mas ainda assim, um bom filme.
O Silêncio
4.1 110O filme mais sutil e difícil de toda a trilogia exatamente por mostrar algo que existe nos outros dois, mas que não era o foco: a incomunicabilidade expressa em imagens.
E a trilogia do silêncio termina em silêncio.
Através de um Espelho
4.3 249"Meu pai falou comigo" foi a forma mais sutil de demonstrar a divinização da figura paterna
Gritos e Sussurros
4.3 472Como dar menos que cinco estrelas para um filme do Bergman? Como dar menos que cinco para esse filme? Acho que nunca me senti tão incomodado com um sofrimento como com o da Agnes. Um sofrimento que se reflete na família baseado no trauma do pecado, gerando o sentimento de culpa, o principal foco do sofrimento. Culpa por desejar, culpa por ser mulher. Culpa por ter mordido a maçã e carregar as mazelas da humanidade nas costas. A cada cena eu dizia "esse é o ponto alto do filme. Com certeza vai ficar sendo pra mim a melhor cena", mas na seguinte eu acabava dizendo a mesma coisa, e assim por diante.
Mas ressaltando duas, a cena do sermão do padre (que eu estou achando que vou considerar uma das coisas mais tocantes que eu já vi em todo o cinema) e a da persistência da figura morta, como uma chaga que chamava toda a família, o tabu intocável, são as melhores coisas que eu vi nos últimos tempos.
E que cores!
Quando Duas Mulheres Pecam
4.4 1,1K Assista AgoraEsse casal me lembrou intensamente Naomi Watts e Laura Harring em Mulholland Drive
O Eclipse
4.1 90 Assista AgoraA cena final praticamente flutua na nossa cabeça
Império dos Sonhos
3.8 433Lynch pegou todas as influências que já sofreu e jogou tudo de uma forma totalmente aleatória. Realmente, é a obra que define e completa o seu universo e perpetua a lenda da sua estética. Entretanto, 3 horas de filme extremamente cansativas e com poucos artifícios de prender o espectador o impedem de ser um filme completo e bem acabado como Cidade dos Sonhos ou Veludo Azul. Mas vale muito a pena para quem é fã de um diretor tão conceitual como Lynch
Imagine: John Lennon
4.3 64 Assista AgoraChrist you know it ain't easy, you know how hard it can be. The way things are going they're going to crucify Capp
Glória Feita de Sangue
4.4 448 Assista AgoraImpecável do começo ao fim. E que final é esse?!
O Anjo Exterminador
4.3 377 Assista AgoraCordeiros sacrificados, ursos domesticados, prisões psicológicas. A burguesia decretou sua própria forca.
Gran Torino
4.2 1,5K Assista AgoraClint Eastwood levando o espírito norte-americano ao extremo. Acredito eu que ele interpretou a velhice de seus colegas Charlton Heston e John Wayne. Não esperava tanto. Filmaço
Eclipse de uma Paixão
3.6 221 Assista Agora"Um poeta pode aprender com outro?" "Apenas se for um mau poeta"
Solaris
4.2 369 Assista AgoraComo descrever o Oceano? Como, se no instante em que o analisamos ele muda de forma? O Oceano somos nós, na forma mais profunda e sem sentido. Kelvin se viu na situação trágica da humanidade: abraçar os meus maiores anseios, apreendendo o gozo infinito, mas tornando-se o oposto do que se diz ser o contato com o outro, ou ficar sóbrio, estável, humano? Engraçado como Tarkovski nos leva pela mesma viagem que Kelvin, onde passamos a questionar o certo e o errado, a lógica do psicólogo e a dos cientístas. A humanidade precisa do desejo como fantasia para que se movimente. Usando da frase da pessoa abaixo: "Que o oceano nunca seja encontrado!"
Canções do Segundo Andar
4.1 67Cena do táxi: "-Nossa sociedade é como uma bússola. Sem ela não iríamos progredir. Quem engarrafamento, hein. Andamos muito? - Praticamente não saímos do lugar." Enquanto isso, a procissão se chicoteia no fundo da cena
"Alguém sabe como sair desse lugar?" "Não"
Shame
3.6 2,0K Assista AgoraSteve McQueen tem talvez as melhores cenas longas do cinema nos últimos anos
Crumb
4.3 66Se não fosse tão "louco" não seria tão genial
Saída Pela Loja de Presentes
4.3 195Alguém sabe dizer se aquela primeira versão do Thierry Guetta realmente existe? Se sim, disponível para download?
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraNão sei o que dizer. Sinceramente.
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
4.2 3,1K Assista AgoraEu achei os dois atores principais melhores no papel, entretanto a narrativa acaba sendo menos bem construída do que na versão sueca. Aliás, tirando alguns detalhes, não acho que esta tenha acrescentado muita coisa. Mas ainda assim, um bom filme.
A Invenção de Hugo Cabret
4.0 3,6K Assista AgoraSim, o cinema é mágico.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraO grito de "Eu sou um ser humano!" foi uma das coisas mais chocantes que eu vi ultimamente
A Insustentável Leveza do Ser
3.8 338 Assista AgoraFiquei imerso na história durante todo o filme. Preciso urgentemente ler o livro
Perdas e Danos
3.4 288 Assista AgoraA cena do cartaz é a melhor do filme
Os Homens que não Amavam as Mulheres
4.1 1,5KAlguém tem link funfando? É para uma amiga
A Mosca
3.7 1,1KFoooooooda