O ZORRA TOTAL f#de tanto com o cérebro do brasileiro, que é só aparecer um ator travestido de mulher (com bobs na cabeça) que eu prefiro comer merda do que ver qualquer coisa relacionada. Não julgo quem ainda não teve interesse de assistir MINHA MÃE É UMA PEÇA, pois se não fosse o talento e a credibilidade do Paulo Gustavo, acho que nem me daria o trabalho de ir ao cinema também - mas que bom que eu fui. O filme é MARAVILHOSO! Você vai rir, chorar, rir de tanto chorar e chorar de tanto rir. A identificação com aquela típica mãe brasileira é tão fácil e imediata, que você vai querer sair correndo do cinema direto para os braços da sua "véinha". ASSISTA!
AFTER EARTH não é nenhum épico, mas é uma aventura e tanto! M. Night Shyamalan sabe manipular o suspense como poucos no cinema - eu sempre acreditei nisso! Will Smith encontra o equilíbrio perfeito em sua atuação e Jaden Smith será um grande ator, um dia, mas ainda tem que comer muito arroz e feijão. O que eu acho impressionante, são as pessoas em geral julgando o trabalho do diretor, com os mesmos argumentos de treze ano atrás - só tenho uma coisa a dizer sobre isso: evolui pokemon! Outra coisa, sempre que um ator se diz adepto da cientologia, a crítica julga que todos os seus filmes são uma forma influenciar as pessoas sobre suas crenças, se pautando de elementos tão antigos quanto a nossa existência - assim é fácil! Enfim, o filme me convenceu, RECOMENDO!
Antes de qualquer coisa, o SUPERMAN (1978) do Richard Donner é hors concours. Uma obra inquestionável - não só a formula que deu origem a todos os outros filmes de super-heróis como também um dos melhores filmes de aventura já feito. Já SUPERMAN RETURNS (2006) é uma grande e absoluta homenagem ao maior herói dos quadrinhos e também uma obra incompreendida - quem sabe, um dia! Agora, MAN OF STEEL é outra coisa. É a mistura equilibrada do realismo crível do Christopher Nolan com a imaginação alucinada e tão própria do Zack Snyder. O resultado é uma obra totalmente nova, que não invalida os filmes anteriores, mas se desprende por completo do passado para reinventar esse universo que discute tão bem amor, esperança, religião e livre-arbítrio. Enfim, essa é a minha ~humilde e ampla~ opinião sobre o Superman nos cinemas :)
GUERRA MUNDIAL Z começa nervoso e corrido, mas perde consideravelmente o ritmo no terceiro ato - reflexo de uma produção tumultuada. O roteiro passou por muitas mãos até cair no colo de Damon Lindelof, que queria um final mais emotivo e o reescreveu com o filme já na sala de edição - isso fez com que o lançamento fosse adiado em seis meses. Eu não li o livro, mas acredito que pouca coisa tenha sido mantida. Até porque o suposto final original (http://tinyurl.com/kubvz8a) é muito mais coerente com o título. O longa tem boas soluções narrativas e acerta ao inserir pequenas pistas que ajudam a explicar a situação em meio aquele tumulto todo. Aliás, ao contrário dos outros filmes de zumbis, aqui a necessidade de justificar tudo é muito mais evidente. Brad Pitt faz jus ao nome em destaque no cartaz, mas o restante do elenco está completamente perdido em cena. Enfim, eu gostei do filme! O que me incomodou mesmo foi o clímax que não condiz com a grandiosidade dos eventos anteriores. Parece outro filme - até a fotografia muda. P.S: o 3D é inútil.
Com um título nacional desses, não é de estranhar que ninguém conheça essa divertida aventura de Adéle Blanc-Sec. Extraído do mesmo balaio de HQs europeias, de onde veio as Aventuras de Tintim, o longa tem uma heroína tão sexy quanto debochada - coisa que só o cinema francês faz por você. O longa tem seus problemas (excesso de personagens, direção de atores), mas o carisma da protagonista, os efeitos visuais e a fotografia competente de Thierry Arbogast fazem dessa aventura ambientada na França do início do século XX, um épico fantástico - no sentido literal da palavra, claro!
Você passa o ano inteiro assistindo animações incríveis. Se diverte tanto (principalmente quando se tem um filho acompanhando) que quase acredita que todas elas meio que se nivelaram em termos de qualidade técnica e narrativa. Daí chega a Pixar e te deixa completamente embasbacado DE NOVO... e DE NOVO... e DE NOVO. Quando eu vou aprender que existe o ótimo, aqui na altura do ombro, e depois existe a Pixar, bem lá no alto, onde nem as minhas mais ousadas expectativas conseguem chegar. Assista!
Claro que não é aquela "chinelada no saco" que é a Saga Crepúsculo, mas ainda assim é ingênuo e desnecessário - o que não quer dizer que seja ruim. Tem os seus momentos de poesia (a forma como o zumbi R se expressa através da música), mas também tem seus momentos de sono profundo. A seis meses atrás eu comentei aqui no filmow "acho que essa comédia vai acabar surpreendendo. Eu disse ACHO!" Não surpreendeu, claro, mas também não decepcionou. A direção atenta e contida de Jonathan Levine foi fundamental para que não saísse uma coisa muito mais escrota e fedorenta dessa delicada mistura. P.S: me lembrou muito FIDO, outra mistura envolvendo zumbis.
Quando terminei de assistir (com o meu pai) o primeiro DURO DE MATAR, eu tava empolgadaço! Claro, eu tinha acabado de assistir o filme do John McClane - o cowboy à moda antiga que sabota planos modernos de vilões sofisticados porque recusa-se a aceitar que ficou obsoleto. Então veio o segundo, o terceiro e até o quarto filme. Nenhum deles tão empolgante quanto o primeiro, mas ainda assim eram filmes do John McClane. Agora, é frustrante o quanto esse último está longe de ser um filme do John McClane. É no máximo, um filme de ação genérico qualquer - e daqueles bem fraquinho. P.S: Yuliya Snigir, você é linda... e talentosa... e russa!
Para quem está na vibe de assistir ANTES DA MEIA-NOITE do Richard Linklater, não pode deixar de ver JOVENS, LOUCOS E REBELDES também. O longa anterior a trilogia do casal Jesse e Celine tem muito da personalidade do diretor ao retratar o jovem ("não importa o quanto eu envelheça, essas colegiais continuam iguais", frase dita por um dos personagens). Quase como um ensaio do que viria a fazer depois, o diretor passeia com a sua câmera, escutando o que seus personagens tem a falar, seus dramas e angustias. A naturalidade com a trama se desenvolve é justamente o que engrandece o filme - tudo muito bem embalado por Led Zeppelin, Aerosmith, Deep Purple e Alice Cooper. P.S: Tem Mila Jocovich, Matthew McConaughey, Adam Goldberg e Ben Afleck em início de carreira.
A exatos 20 anos estreava JURASSIC PARK nos cinemas. O carinho que tenho por esse filme é gigantesco - perdi as contas de quantas vezes assisti aquele VHS (dublado) locado, pelo menos uma vez por semana, na locadora do bairro. Acho que só sou esse maluco por cinema hoje por causa dele. Obrigado Spielberg!
O que esperar de um filme chamado THE HANGOVER PART III, onde o cartaz diz: The Epic Finale to.. e ao fundo a cidade de Las Vegas em chamas??? O primeiro ato mostra uma perfeita sintonia com o humor do primeiro filme: a rebelião, a girafa, o funeral, tudo é lindo, o grupo reunido e todo aquele humor negro. Daí tu pensa: P-U-T-A-M-E-R-D-A, agora sim, eles vão arrebentar as pregas da moral e do aceitável. Será ÉPICO! Não, o que temos em seguida é um draminha sobre amigos, com um humor muito sutil. O filme não cresce! Na sala de cinema, isso era muito nítido: os risos da plateia eram contidos e desencontrados. Muitas vezes motivados pelo carisma dos personagens do que pela piada em si. Mas quando a cena pós créditos entra, a plateia solta aquela gigantesca gargalhada única, pois era aquilo que todos queriam (mas não tiveram). P.S.: O Mr. Show continua sendo a melhor coisa do filme!
VELOZES E FURIOSOS 6 é inacreditável! Sério, acontecem coisas inimagináveis durante os 130 minutos de filme. Tem o salto da ponte mais {imagine a palavra mais absurda aqui} desde AS PANTERAS 2: DETONANDO. Tem também a maior pista de pouso/decolagem do universo (falta planeta pra tanta pista) e um plot twist no melhor estilo novela das oito. Bom, a franquia já tinha aprendido alguns truques com OS MERCENÁRIOS, mas ainda se levava um pouco a sério. Agora, hehehe... assumiram de vez o manto sagrado do entretenimento descerebrado e escapista - acho até que o filme poderia se chamar OS MERCENÁRIOS: A NOVA GERAÇÃO. Esse desapego em se levar a sério fez bem ao longa, achei o melhorzinho deles (depois do primeiro, claro!). Enfim, eu me diverti - valeu cada centavo dos seis reais de ingresso que paguei. :)
Comparar livro x filme é sempre chato (e desagradável), mas também inevitável. Principalmente quando falamos de uma obra tão querida, improvável e cheia de personalidade como a de Douglas Adams. Uma coisa é certa, o longa está muito bem inserido no universo maluco do autor - respeita a obra e é, claramente, uma declaração de amor a tudo que os livros representam. Porém, é também um filme vazio quando analisado de forma individual. A narração em off até ajuda a resgatar um pouco da legalzisse do livro, mas não é o suficiente para salvar o filme, que falha ao deixar algumas situações relativamente bobas - bem ao contrário do livro que é sempre irônico e reflexivo por mais idiota e absurdo que possa parecer. Os ensaios filosóficos tão presentes no livro, infelizmente passam batido pelo público em geral - e não é culpa deles e sim da má adaptação. O que eu quero dizer é que se você leu os livros, o filme é lindo, engraçadíssimo, inteligente e cheio de autorreferência, mas se você não leu.. humm, daí tudo fica mais bobinho. Será que alguns livros precisam mesmo ser adaptados para o cinema?
Mas que filme merda hein! Essa Stephenie Meyer é uma autora muito medíocre mesmo. Ela toma pra si, conceitos antigos da fantasia e da ficção científica e, ao invés de contribuir para esses universos fantásticos (como fazem os grandes autores), simplesmente joga para plano de fundo, coloca por cima um dramalhão mexicano barato cheio de personagens pedantes e unidimensionais e acha que contribuiu com algo - já fez isso com o mito de Drácula e agora está destruindo a ideia de Body Snatchers, um conceito tão rico e que podia ter sido explorado tão bem.
Um pena que cancelaram a produção de JURASSIC PARK 4. Eu estava colocando fé na investida, principalmente depois que Colin Trevorrow assumiu a direção. O que ele fez em SAFETY NOT GUARANTEED foi fantástico - certamente era a pessoa certa para resgatar toda magia do primeiro Parque dos Dinossauros.
Excelente filme! Nada como um bom e absurdo western (versão super máquinas) para celebrar o retorno de Arnold Schwarzenegger - que não protagonizava um filme a exatos dez anos. O sessentão sofre um pouco para acompanhar a ação, mas sua presença de cena é inquestionável, incluindo a luta final - um MMA pegado com dedo no olho e tudo. Temos também o nosso brasileiríssimo Rodrigo Santoro no papel de um atormentado de guerra que, na boa, nem precisava de um personagem tão profundo assim para entrar em cena e dar uns tiros. A título de curiosidade, o diretor sul-coreano Kim Jee-woon, que faz a sua estreia em Hollywood, já havia homenageado em OS INVENCÍVEIS os westerns spaghetti de Sérgio Leone - coloca na lista aí. Enfim, seja bem vindo de volta Arnie e seus diálogos monossilábicos.
EM TRANSE é visualmente lindo! Os recursos utilizados pelo diretor de fotografia Anthony Dod Mantle se misturam com o embriagante exercício de linguagem explorado por Danny Boyle dando a obra uma estética muito particular. Sim, você vai lembrar de A ORIGEM, porém são filmes muito diferentes! O elenco está excepcional, cheio de camadas e completamente entregue as doideiras de Boyle. O roteiro, que parece falhar em alguns momentos, se completa em uma edição cheia de estilo, cores e flashbacks. O final, aberto a interpretações, pode incomodar um pouco, mas jamais interferir no resultado. Recomendo!
Quando terminei de assistir, descobri que as melhores piadas não estavam no filme e sim em torno dele. Primeira piada: "esta é uma obra transgressora e inovadora", palavras do próprio diretor. Segunda: o longa tem uma piada ruim para cada grande nome no elenco - Halle Berry, Emma Stonne, Kate Winslet, Naomi Watts, Hugh Jackman, Richard Gere, Uma Thurman, nossa são tantos. Terceira e última (e a melhor!): o projeto vinha sendo idealizado há mais de quinze anos pelo produtor Charlie Wessler e foi produzido ao longo de quatro anos - que vida de merda heim!
ALIENS RAIDERS é um filme B! Foi lançado em 2008 em festivais de gênero e depois distribuído direto em DVD para alguns países - incluindo o Brasil. O nome mais conhecido por trás do projeto é Daniel Myrick, de A BRUXA DE BLAIR - que assina o longa como produtor. O diretor é um completo desconhecido chamado Ben Rock que só tem curtas no currículo e alguns filmes para a televisão. Como eu sei que é assistindo aos filmes ruins que se encontram os bons eu resolvi conferir. Olha, levando em consideração todas as suas limitações, não é um longa ruim! Existe uma mistura de gêneros bem interessante e um MacGuffin - elemento arbitrário usado para motivar a ação - que vai lhe convencer ir até o final. Enfim, por trás de um roteiro falho, bobo e trash existe uma tentativa de estabelecer sua própria mitologia - o final aberto deixa isso mais claro!
Não resisti e acabei assistindo o THE EVIL DEAD 2 também! Porque eu fiz isso? Porque eu li que o segundo era na verdade um reboot e depois que era só uma sequência. Bom, a verdade é que é uma palhaçada só e tudo o que eu li estava certo é um reboot e uma sequência também. Peraí, vou explicar! É como se o primeiro filme fosse o PÂNICO e segundo TODO MUNDO EM PÂNICO. Entendeu? A história é a mesma, só que enquando o primeiro se leva a sério o segundo é uma grande piada de si mesmo.
DARK SKIES é só mais um título em uma pilha gigante de filmes de suspense que são lançados anualmente nos cinemas! E eu não estou dizendo que o longa do diretor Scott Stewart é ruim, pelo contrário, é bom no que ele se propõe a ser: um suspense despretensioso para se assistir a dois e (de brinde) levar uns sustinhos - de preferência com a luz apagada. Sim, o longa cai em todas as armadilhas do gênero (paredes cobertas de recortes de jornais de fenômenos inexplicáveis, corpos dobrados em posição de possessão, imagens de câmeras de vigilância) mas também agrega outros ingredientes (o cansaço no rosto da mãe que mantem a casa sozinha, a derrota nos olhos do marido que luta para encontrar um emprego, a influência corrupta da pornografia em seu filho adolescente). Enfim, comparado aos trabalhos anteriores do diretor podemos dizer que temos uma evolução.
Eu lembro do barulho que o filme fez na internet quando estava em pré-produção. Um longa de terror com zumbis, todo filmado aqui no Rio Grande do Sul - certo que eu ia assistir. Depois veio o primeiro trailer/teaser e aí eu surtei - um misto de horror, fantasia, road movie e faroeste spaghetti #NOSSA# será que temos um Tarantino aqui em Porto Alegre? Selecionado para mais de 30 festivais, vencedor de três prêmios internacionais #PUTA MERDA # e eu enlouquecido só esperando a minha oportunidade de ver essa obra prima gaúcha. Quando descobri que o filme estava no Netflix, o mundo ficou em slow motion e eu, imediatamente, parei tudo o que estava fazendo #PLAY# o filme começo! 10min: ok, vai melhorar. 20min: deixa eu avançar um pouquinho pra ver se ajuda. 30min: que merda é essa? 40min: vai de f#d&r! filme de terror/fantasia é o c@ralh0. Conclusão: não faço ideia de como terminou, só sei que eu quero arrancar os meus olhos toda a vez que lembro dos longos e intermináveis 40 minutos que assisti. O pior foi depois ler em um blog especializado: o filme de terror brasileiro que conquistou o mundo.
Confesso que aquele início, depois os jovens chegando na cabana (saindo clichê pelas orelhas) e todo aquele papinho de larguei as 'dorgas', eu pensei: é só isso que tu tem pra mostrar, o uruguaio de merda? Leigo engano! É só acontecer a primeira crise de abstinência da protagonista que o filme se transforma, sem ignorar a obra original, é claro. O diretor Fede Alvarez consegue amarrar TODOS os elementos da série - desde os mais clássicos (a arvore estupradora, a louca do porão, a motosserra) até os mais sutis (mise-en-scéne) - em um roteiro simples e eficiente. Claro que como todo bom filme gore, ele exige uma certa suspensão da descrença, mas tem uma cena no terceiro ato que vai te fazer gritar: NÃÃÃÃOOOO!!!! Não caga tudo agora, já ta no finalzinho. Enfim, é um baita filme e com certeza um dos melhores do (sub)gênero, mas essa pequena "cagadinha" do diretor vai SIM, influenciar no seu julgamento.
Minha Mãe é Uma Peça: O Filme
3.7 2,6K Assista AgoraO ZORRA TOTAL f#de tanto com o cérebro do brasileiro, que é só aparecer um ator travestido de mulher (com bobs na cabeça) que eu prefiro comer merda do que ver qualquer coisa relacionada. Não julgo quem ainda não teve interesse de assistir MINHA MÃE É UMA PEÇA, pois se não fosse o talento e a credibilidade do Paulo Gustavo, acho que nem me daria o trabalho de ir ao cinema também - mas que bom que eu fui. O filme é MARAVILHOSO! Você vai rir, chorar, rir de tanto chorar e chorar de tanto rir. A identificação com aquela típica mãe brasileira é tão fácil e imediata, que você vai querer sair correndo do cinema direto para os braços da sua "véinha". ASSISTA!
Depois da Terra
2.6 1,4K Assista AgoraAFTER EARTH não é nenhum épico, mas é uma aventura e tanto! M. Night Shyamalan sabe manipular o suspense como poucos no cinema - eu sempre acreditei nisso! Will Smith encontra o equilíbrio perfeito em sua atuação e Jaden Smith será um grande ator, um dia, mas ainda tem que comer muito arroz e feijão. O que eu acho impressionante, são as pessoas em geral julgando o trabalho do diretor, com os mesmos argumentos de treze ano atrás - só tenho uma coisa a dizer sobre isso: evolui pokemon! Outra coisa, sempre que um ator se diz adepto da cientologia, a crítica julga que todos os seus filmes são uma forma influenciar as pessoas sobre suas crenças, se pautando de elementos tão antigos quanto a nossa existência - assim é fácil! Enfim, o filme me convenceu, RECOMENDO!
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista AgoraAntes de qualquer coisa, o SUPERMAN (1978) do Richard Donner é hors concours. Uma obra inquestionável - não só a formula que deu origem a todos os outros filmes de super-heróis como também um dos melhores filmes de aventura já feito. Já SUPERMAN RETURNS (2006) é uma grande e absoluta homenagem ao maior herói dos quadrinhos e também uma obra incompreendida - quem sabe, um dia! Agora, MAN OF STEEL é outra coisa. É a mistura equilibrada do realismo crível do Christopher Nolan com a imaginação alucinada e tão própria do Zack Snyder. O resultado é uma obra totalmente nova, que não invalida os filmes anteriores, mas se desprende por completo do passado para reinventar esse universo que discute tão bem amor, esperança, religião e livre-arbítrio. Enfim, essa é a minha ~humilde e ampla~ opinião sobre o Superman nos cinemas :)
Guerra Mundial Z
3.5 3,2K Assista AgoraGUERRA MUNDIAL Z começa nervoso e corrido, mas perde consideravelmente o ritmo no terceiro ato - reflexo de uma produção tumultuada. O roteiro passou por muitas mãos até cair no colo de Damon Lindelof, que queria um final mais emotivo e o reescreveu com o filme já na sala de edição - isso fez com que o lançamento fosse adiado em seis meses. Eu não li o livro, mas acredito que pouca coisa tenha sido mantida. Até porque o suposto final original (http://tinyurl.com/kubvz8a) é muito mais coerente com o título. O longa tem boas soluções narrativas e acerta ao inserir pequenas pistas que ajudam a explicar a situação em meio aquele tumulto todo. Aliás, ao contrário dos outros filmes de zumbis, aqui a necessidade de justificar tudo é muito mais evidente. Brad Pitt faz jus ao nome em destaque no cartaz, mas o restante do elenco está completamente perdido em cena. Enfim, eu gostei do filme! O que me incomodou mesmo foi o clímax que não condiz com a grandiosidade dos eventos anteriores. Parece outro filme - até a fotografia muda. P.S: o 3D é inútil.
As Múmias do Faraó
3.1 218Com um título nacional desses, não é de estranhar que ninguém conheça essa divertida aventura de Adéle Blanc-Sec. Extraído do mesmo balaio de HQs europeias, de onde veio as Aventuras de Tintim, o longa tem uma heroína tão sexy quanto debochada - coisa que só o cinema francês faz por você. O longa tem seus problemas (excesso de personagens, direção de atores), mas o carisma da protagonista, os efeitos visuais e a fotografia competente de Thierry Arbogast fazem dessa aventura ambientada na França do início do século XX, um épico fantástico - no sentido literal da palavra, claro!
Universidade Monstros
3.9 1,8K Assista AgoraVocê passa o ano inteiro assistindo animações incríveis. Se diverte tanto (principalmente quando se tem um filho acompanhando) que quase acredita que todas elas meio que se nivelaram em termos de qualidade técnica e narrativa. Daí chega a Pixar e te deixa completamente embasbacado DE NOVO... e DE NOVO... e DE NOVO. Quando eu vou aprender que existe o ótimo, aqui na altura do ombro, e depois existe a Pixar, bem lá no alto, onde nem as minhas mais ousadas expectativas conseguem chegar. Assista!
Meu Namorado é um Zumbi
2.9 2,6K Assista AgoraClaro que não é aquela "chinelada no saco" que é a Saga Crepúsculo, mas ainda assim é ingênuo e desnecessário - o que não quer dizer que seja ruim. Tem os seus momentos de poesia (a forma como o zumbi R se expressa através da música), mas também tem seus momentos de sono profundo. A seis meses atrás eu comentei aqui no filmow "acho que essa comédia vai acabar surpreendendo. Eu disse ACHO!" Não surpreendeu, claro, mas também não decepcionou. A direção atenta e contida de Jonathan Levine foi fundamental para que não saísse uma coisa muito mais escrota e fedorenta dessa delicada mistura. P.S: me lembrou muito FIDO, outra mistura envolvendo zumbis.
Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer
2.9 927 Assista AgoraQuando terminei de assistir (com o meu pai) o primeiro DURO DE MATAR, eu tava empolgadaço! Claro, eu tinha acabado de assistir o filme do John McClane - o cowboy à moda antiga que sabota planos modernos de vilões sofisticados porque recusa-se a aceitar que ficou obsoleto. Então veio o segundo, o terceiro e até o quarto filme. Nenhum deles tão empolgante quanto o primeiro, mas ainda assim eram filmes do John McClane. Agora, é frustrante o quanto esse último está longe de ser um filme do John McClane. É no máximo, um filme de ação genérico qualquer - e daqueles bem fraquinho. P.S: Yuliya Snigir, você é linda... e talentosa... e russa!
Jovens, Loucos e Rebeldes
3.7 447 Assista AgoraPara quem está na vibe de assistir ANTES DA MEIA-NOITE do Richard Linklater, não pode deixar de ver JOVENS, LOUCOS E REBELDES também. O longa anterior a trilogia do casal Jesse e Celine tem muito da personalidade do diretor ao retratar o jovem ("não importa o quanto eu envelheça, essas colegiais continuam iguais", frase dita por um dos personagens). Quase como um ensaio do que viria a fazer depois, o diretor passeia com a sua câmera, escutando o que seus personagens tem a falar, seus dramas e angustias. A naturalidade com a trama se desenvolve é justamente o que engrandece o filme - tudo muito bem embalado por Led Zeppelin, Aerosmith, Deep Purple e Alice Cooper. P.S: Tem Mila Jocovich, Matthew McConaughey, Adam Goldberg e Ben Afleck em início de carreira.
Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros
3.9 1,7K Assista AgoraA exatos 20 anos estreava JURASSIC PARK nos cinemas. O carinho que tenho por esse filme é gigantesco - perdi as contas de quantas vezes assisti aquele VHS (dublado) locado, pelo menos uma vez por semana, na locadora do bairro. Acho que só sou esse maluco por cinema hoje por causa dele. Obrigado Spielberg!
Se Beber, Não Case! - Parte III
3.3 1,5K Assista AgoraO que esperar de um filme chamado THE HANGOVER PART III, onde o cartaz diz: The Epic Finale to.. e ao fundo a cidade de Las Vegas em chamas??? O primeiro ato mostra uma perfeita sintonia com o humor do primeiro filme: a rebelião, a girafa, o funeral, tudo é lindo, o grupo reunido e todo aquele humor negro. Daí tu pensa: P-U-T-A-M-E-R-D-A, agora sim, eles vão arrebentar as pregas da moral e do aceitável. Será ÉPICO! Não, o que temos em seguida é um draminha sobre amigos, com um humor muito sutil. O filme não cresce! Na sala de cinema, isso era muito nítido: os risos da plateia eram contidos e desencontrados. Muitas vezes motivados pelo carisma dos personagens do que pela piada em si. Mas quando a cena pós créditos entra, a plateia solta aquela gigantesca gargalhada única, pois era aquilo que todos queriam (mas não tiveram). P.S.: O Mr. Show continua sendo a melhor coisa do filme!
Velozes e Furiosos 6
3.6 1,3K Assista AgoraVELOZES E FURIOSOS 6 é inacreditável! Sério, acontecem coisas inimagináveis durante os 130 minutos de filme. Tem o salto da ponte mais {imagine a palavra mais absurda aqui} desde AS PANTERAS 2: DETONANDO. Tem também a maior pista de pouso/decolagem do universo (falta planeta pra tanta pista) e um plot twist no melhor estilo novela das oito. Bom, a franquia já tinha aprendido alguns truques com OS MERCENÁRIOS, mas ainda se levava um pouco a sério. Agora, hehehe... assumiram de vez o manto sagrado do entretenimento descerebrado e escapista - acho até que o filme poderia se chamar OS MERCENÁRIOS: A NOVA GERAÇÃO. Esse desapego em se levar a sério fez bem ao longa, achei o melhorzinho deles (depois do primeiro, claro!). Enfim, eu me diverti - valeu cada centavo dos seis reais de ingresso que paguei. :)
O Guia do Mochileiro das Galáxias
3.4 1,0KComparar livro x filme é sempre chato (e desagradável), mas também inevitável. Principalmente quando falamos de uma obra tão querida, improvável e cheia de personalidade como a de Douglas Adams. Uma coisa é certa, o longa está muito bem inserido no universo maluco do autor - respeita a obra e é, claramente, uma declaração de amor a tudo que os livros representam. Porém, é também um filme vazio quando analisado de forma individual. A narração em off até ajuda a resgatar um pouco da legalzisse do livro, mas não é o suficiente para salvar o filme, que falha ao deixar algumas situações relativamente bobas - bem ao contrário do livro que é sempre irônico e reflexivo por mais idiota e absurdo que possa parecer. Os ensaios filosóficos tão presentes no livro, infelizmente passam batido pelo público em geral - e não é culpa deles e sim da má adaptação. O que eu quero dizer é que se você leu os livros, o filme é lindo, engraçadíssimo, inteligente e cheio de autorreferência, mas se você não leu.. humm, daí tudo fica mais bobinho. Será que alguns livros precisam mesmo ser adaptados para o cinema?
A Hospedeira
3.2 2,2KMas que filme merda hein! Essa Stephenie Meyer é uma autora muito medíocre mesmo. Ela toma pra si, conceitos antigos da fantasia e da ficção científica e, ao invés de contribuir para esses universos fantásticos (como fazem os grandes autores), simplesmente joga para plano de fundo, coloca por cima um dramalhão mexicano barato cheio de personagens pedantes e unidimensionais e acha que contribuiu com algo - já fez isso com o mito de Drácula e agora está destruindo a ideia de Body Snatchers, um conceito tão rico e que podia ter sido explorado tão bem.
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros
3.6 3,0K Assista AgoraUm pena que cancelaram a produção de JURASSIC PARK 4. Eu estava colocando fé na investida, principalmente depois que Colin Trevorrow assumiu a direção. O que ele fez em SAFETY NOT GUARANTEED foi fantástico - certamente era a pessoa certa para resgatar toda magia do primeiro Parque dos Dinossauros.
O Último Desafio
3.4 841 Assista AgoraExcelente filme! Nada como um bom e absurdo western (versão super máquinas) para celebrar o retorno de Arnold Schwarzenegger - que não protagonizava um filme a exatos dez anos. O sessentão sofre um pouco para acompanhar a ação, mas sua presença de cena é inquestionável, incluindo a luta final - um MMA pegado com dedo no olho e tudo. Temos também o nosso brasileiríssimo Rodrigo Santoro no papel de um atormentado de guerra que, na boa, nem precisava de um personagem tão profundo assim para entrar em cena e dar uns tiros. A título de curiosidade, o diretor sul-coreano Kim Jee-woon, que faz a sua estreia em Hollywood, já havia homenageado em OS INVENCÍVEIS os westerns spaghetti de Sérgio Leone - coloca na lista aí. Enfim, seja bem vindo de volta Arnie e seus diálogos monossilábicos.
Em Transe
3.6 738EM TRANSE é visualmente lindo! Os recursos utilizados pelo diretor de fotografia Anthony Dod Mantle se misturam com o embriagante exercício de linguagem explorado por Danny Boyle dando a obra uma estética muito particular. Sim, você vai lembrar de A ORIGEM, porém são filmes muito diferentes! O elenco está excepcional, cheio de camadas e completamente entregue as doideiras de Boyle. O roteiro, que parece falhar em alguns momentos, se completa em uma edição cheia de estilo, cores e flashbacks. O final, aberto a interpretações, pode incomodar um pouco, mas jamais interferir no resultado. Recomendo!
Para Maiores
2.1 1,4KQuando terminei de assistir, descobri que as melhores piadas não estavam no filme e sim em torno dele. Primeira piada: "esta é uma obra transgressora e inovadora", palavras do próprio diretor. Segunda: o longa tem uma piada ruim para cada grande nome no elenco - Halle Berry, Emma Stonne, Kate Winslet, Naomi Watts, Hugh Jackman, Richard Gere, Uma Thurman, nossa são tantos. Terceira e última (e a melhor!): o projeto vinha sendo idealizado há mais de quinze anos pelo produtor Charlie Wessler e foi produzido ao longo de quatro anos - que vida de merda heim!
A Aparição
1.7 722 Assista AgoraA única coisa que vale no filme é a Ashley Greene - vale cada fotograma!
Reféns do Desconhecido
2.6 53 Assista AgoraALIENS RAIDERS é um filme B! Foi lançado em 2008 em festivais de gênero e depois distribuído direto em DVD para alguns países - incluindo o Brasil. O nome mais conhecido por trás do projeto é Daniel Myrick, de A BRUXA DE BLAIR - que assina o longa como produtor. O diretor é um completo desconhecido chamado Ben Rock que só tem curtas no currículo e alguns filmes para a televisão. Como eu sei que é assistindo aos filmes ruins que se encontram os bons eu resolvi conferir. Olha, levando em consideração todas as suas limitações, não é um longa ruim! Existe uma mistura de gêneros bem interessante e um MacGuffin - elemento arbitrário usado para motivar a ação - que vai lhe convencer ir até o final. Enfim, por trás de um roteiro falho, bobo e trash existe uma tentativa de estabelecer sua própria mitologia - o final aberto deixa isso mais claro!
Uma Noite Alucinante 2
3.8 711 Assista AgoraNão resisti e acabei assistindo o THE EVIL DEAD 2 também! Porque eu fiz isso? Porque eu li que o segundo era na verdade um reboot e depois que era só uma sequência. Bom, a verdade é que é uma palhaçada só e tudo o que eu li estava certo é um reboot e uma sequência também. Peraí, vou explicar! É como se o primeiro filme fosse o PÂNICO e segundo TODO MUNDO EM PÂNICO. Entendeu? A história é a mesma, só que enquando o primeiro se leva a sério o segundo é uma grande piada de si mesmo.
Os Escolhidos
3.3 952 Assista AgoraDARK SKIES é só mais um título em uma pilha gigante de filmes de suspense que são lançados anualmente nos cinemas! E eu não estou dizendo que o longa do diretor Scott Stewart é ruim, pelo contrário, é bom no que ele se propõe a ser: um suspense despretensioso para se assistir a dois e (de brinde) levar uns sustinhos - de preferência com a luz apagada. Sim, o longa cai em todas as armadilhas do gênero (paredes cobertas de recortes de jornais de fenômenos inexplicáveis, corpos dobrados em posição de possessão, imagens de câmeras de vigilância) mas também agrega outros ingredientes (o cansaço no rosto da mãe que mantem a casa sozinha, a derrota nos olhos do marido que luta para encontrar um emprego, a influência corrupta da pornografia em seu filho adolescente). Enfim, comparado aos trabalhos anteriores do diretor podemos dizer que temos uma evolução.
Porto dos Mortos
2.1 28Eu lembro do barulho que o filme fez na internet quando estava em pré-produção. Um longa de terror com zumbis, todo filmado aqui no Rio Grande do Sul - certo que eu ia assistir. Depois veio o primeiro trailer/teaser e aí eu surtei - um misto de horror, fantasia, road movie e faroeste spaghetti #NOSSA# será que temos um Tarantino aqui em Porto Alegre? Selecionado para mais de 30 festivais, vencedor de três prêmios internacionais #PUTA MERDA # e eu enlouquecido só esperando a minha oportunidade de ver essa obra prima gaúcha. Quando descobri que o filme estava no Netflix, o mundo ficou em slow motion e eu, imediatamente, parei tudo o que estava fazendo #PLAY# o filme começo! 10min: ok, vai melhorar. 20min: deixa eu avançar um pouquinho pra ver se ajuda. 30min: que merda é essa? 40min: vai de f#d&r! filme de terror/fantasia é o c@ralh0. Conclusão: não faço ideia de como terminou, só sei que eu quero arrancar os meus olhos toda a vez que lembro dos longos e intermináveis 40 minutos que assisti. O pior foi depois ler em um blog especializado: o filme de terror brasileiro que conquistou o mundo.
A Morte do Demônio
3.2 3,9K Assista AgoraConfesso que aquele início, depois os jovens chegando na cabana (saindo clichê pelas orelhas) e todo aquele papinho de larguei as 'dorgas', eu pensei: é só isso que tu tem pra mostrar, o uruguaio de merda? Leigo engano! É só acontecer a primeira crise de abstinência da protagonista que o filme se transforma, sem ignorar a obra original, é claro. O diretor Fede Alvarez consegue amarrar TODOS os elementos da série - desde os mais clássicos (a arvore estupradora, a louca do porão, a motosserra) até os mais sutis (mise-en-scéne) - em um roteiro simples e eficiente. Claro que como todo bom filme gore, ele exige uma certa suspensão da descrença, mas tem uma cena no terceiro ato que vai te fazer gritar: NÃÃÃÃOOOO!!!! Não caga tudo agora, já ta no finalzinho. Enfim, é um baita filme e com certeza um dos melhores do (sub)gênero, mas essa pequena "cagadinha" do diretor vai SIM, influenciar no seu julgamento.