Fiquei com a impressão de que o sujeito que foi traduzir o nome do filme para o português não tinha a menor ideia do que fazer. Deve ter achado que o filme era muita viagem e, espirituoso, tascou "A Viagem". De fato, ao final do filme, só dá para dizer: "Putz, que viagem"
Saio do cinema e me deparo com um muro pichado. “Mais amor por favor” suplica o concreto mal pintado. Penso que não é preciso esperar até a volta do cometa Halley para vivermos em um mundo bem próximo ao descrito por Leos Carax. Mais em: http://toskoleo.blogspot.com.br/2014/01/sangue-ruim.html
Este Sinister prometia ser mais uma bomba. Esperava muito pouco de um filme sobre o bicho-papão. Sim, porque, independentemente de sua embalagem, é disso que o filme trata. Mas a perturbadora cena inicial já foi suficiente para captar minha atenção. É bem verdade que os clichês do gênero estão lá. E quando falo em clichês, incluo entre eles “personagens estúpidos”. Porém, Ethan Hawke é um ator experiente e acaba muitas vezes nos convencendo de que suas atitudes se justificam pelo próprio estado de empolgação, ansiedade, excesso de trabalho, orgulho e embriaguez. Assim, por exemplo, no momento em que o protagonista resolve não envolver a polícia no caso, sua decisão soa natural. Também acreditamos no momento em que ele percebe que não é sua mente cansada e alcoolizada que lhe está pregando peças, mas que há realmente algo mais, o que lhe causa embaraço admitir, e com o qual ele não sabe lidar. A aparência da entidade também é interessante, na medida em que remete aos traços pouco delicados de desenhos infantis. A face do bicho/demônio/monstro/sei-lá é formada, basicamente, de três rabiscos pretos, lembrando uma caveira, formando uma expressão universal de perigo, maldade, morte. É curioso, ainda, que o monstro devorador de criancinhas não tenha, propriamente, uma boca. O clima tenso do filme se constrói, em grande parte, com a utilização de uma trilha sonora composta de ruídos e sons de batimentos cardíacos. Recurso bastante apelativo, mas que funciona. Desde que o esquema found footage funcionou em A Bruxa de Blair, o cinema de horror jamais o abandonou. E ele também está aqui, utilizado de forma eficaz, embora um pouco repetitiva. O desfecho não é realmente surpreendente, mas é fiel ao enredo. Dentro da fantasia do filme, me pareceu um final verossimilhante. Lamentável mesmo foi a última cena, em que se derruba a quarta parede com o único propósito de dar um último susto no espectador, o que acaba por estragar a boa impressão que o filme deixava. Poderíamos ter ido dormir (e sonhar com o Mr. Boogie) sem essa.
Os primeiros cinco minutos são os melhores do filme. Comecei a acreditar que viria coisa boa... Mas daí o filme tinha mais cem minutos só de clichês e frases de efeito... Vale a pena para os fãs do gênero pelas referências e ironias com outros filmes de horror e suspense.
William Friedkin, o diretor de O Exorcista (sim, aquele clássico de 40 anos atrás), um senhor de quase 80 anos de idade, faz um dos filmes mais enérgicos e ousados dos últimos tempos. O filme conta com um belo roteiro de Tracy Letts e atuações impecáveis, com destaque para a psicopatia do (outrora bom-moço) Matthew McConaughey. Só digo mais uma coisa: depois do filme você nunca mais vai ver o frango frito do KFC da mesma forma.
Já nos créditos iniciais pressinto a bomba que estou prestes a assistir. O diretor Jamie Blanks aparentemente é um acumulador de funções já que figura como produtor executivo, montador e compositor da trilha. Um bom diretor precisa ser, também, um bom delegante. Não dá para ser bom em tudo, pior ainda quando o sujeito parece não ser bom em nada. O roteiro de Everett De Roche é mal construído e
parece um pastiche de “Os Pássaros” e “Fim dos Tempos”
. A narrativa se arrasta por bastante tempo até que o filme finalmente diga ao que se propõe, e quando o faz o espectador somente pode dizer incrédulo: “Ah é!”. Cheio de pontas soltas, quase nada do que é sugerido é explicado, como por exemplo
e seu final trágico é bastante previsível. Se não pelo perfil degradador da natureza do casal, pelo menos pelo caráter, já que em determinado momento descobrimos uma história de infidelidade, o pecado imperdoável do cinema de horror hollywoodiano (em que pese o filme ser australiano)
. Particularmente gosto do trabalho do ator Jim Caviezel, mas fiquei bastante constrangido por sua participação nesse filme. Talvez por isso o ponto alto do filme, para mim,
Força Sinistra
3.4 154 Assista AgoraMathilda May é um bom motivo para ver o filme.
O Ato de Matar
4.3 135Bicho mau esse tal bicho homem...
A Viagem
3.7 2,5K Assista AgoraFiquei com a impressão de que o sujeito que foi traduzir o nome do filme para o português não tinha a menor ideia do que fazer. Deve ter achado que o filme era muita viagem e, espirituoso, tascou "A Viagem".
De fato, ao final do filme, só dá para dizer: "Putz, que viagem"
Frozen: Uma Aventura Congelante
3.9 3,0K Assista AgoraTirando toda a cantoria é um filme legal...
Sangue Ruim
4.0 83 Assista AgoraSaio do cinema e me deparo com um muro pichado. “Mais amor por favor” suplica o concreto mal pintado. Penso que não é preciso esperar até a volta do cometa Halley para vivermos em um mundo bem próximo ao descrito por Leos Carax. Mais em: http://toskoleo.blogspot.com.br/2014/01/sangue-ruim.html
A Caverna dos Sonhos Esquecidos
4.2 142 Assista Agorapara compreender (um pouco mais) a alma humana
Enter The Void: Viagem Alucinante
4.0 871 Assista Agoranão é um filme, é uma experiência
O Impostor
4.0 154com dificuldades de acreditar que esta história é real
Para Maiores
2.1 1,4Kmomentos de vergonha alheia
Código Desconhecido
3.7 79 Assista AgoraNinguém se entende nessa torre de Babel...
Haneke é fueda!
A Entidade
3.2 2,3K Assista AgoraVi poucos filmes de terror mais interessantes recentemente.
Este Sinister prometia ser mais uma bomba. Esperava muito pouco de um filme sobre o bicho-papão. Sim, porque, independentemente de sua embalagem, é disso que o filme trata.
Mas a perturbadora cena inicial já foi suficiente para captar minha atenção.
É bem verdade que os clichês do gênero estão lá. E quando falo em clichês, incluo entre eles “personagens estúpidos”. Porém, Ethan Hawke é um ator experiente e acaba muitas vezes nos convencendo de que suas atitudes se justificam pelo próprio estado de empolgação, ansiedade, excesso de trabalho, orgulho e embriaguez. Assim, por exemplo, no momento em que o protagonista resolve não envolver a polícia no caso, sua decisão soa natural.
Também acreditamos no momento em que ele percebe que não é sua mente cansada e alcoolizada que lhe está pregando peças, mas que há realmente algo mais, o que lhe causa embaraço admitir, e com o qual ele não sabe lidar.
A aparência da entidade também é interessante, na medida em que remete aos traços pouco delicados de desenhos infantis. A face do bicho/demônio/monstro/sei-lá é formada, basicamente, de três rabiscos pretos, lembrando uma caveira, formando uma expressão universal de perigo, maldade, morte. É curioso, ainda, que o monstro devorador de criancinhas não tenha, propriamente, uma boca.
O clima tenso do filme se constrói, em grande parte, com a utilização de uma trilha sonora composta de ruídos e sons de batimentos cardíacos. Recurso bastante apelativo, mas que funciona.
Desde que o esquema found footage funcionou em A Bruxa de Blair, o cinema de horror jamais o abandonou. E ele também está aqui, utilizado de forma eficaz, embora um pouco repetitiva.
O desfecho não é realmente surpreendente, mas é fiel ao enredo. Dentro da fantasia do filme, me pareceu um final verossimilhante.
Lamentável mesmo foi a última cena, em que se derruba a quarta parede com o único propósito de dar um último susto no espectador, o que acaba por estragar a boa impressão que o filme deixava. Poderíamos ter ido dormir (e sonhar com o Mr. Boogie) sem essa.
Controle Absoluto
3.5 533 Assista Agoraachei ruim demais
Um Táxi para a Escuridão
4.1 15triste e indispensável
Pânico 4
3.2 2,7K Assista AgoraOs primeiros cinco minutos são os melhores do filme. Comecei a acreditar que viria coisa boa... Mas daí o filme tinha mais cem minutos só de clichês e frases de efeito... Vale a pena para os fãs do gênero pelas referências e ironias com outros filmes de horror e suspense.
Salve Geral
3.2 287Só a interpretação da Ruiva é digna de nota. O resto é chaaaaaaaato....
Killer Joe: Matador de Aluguel
3.6 879 Assista AgoraWilliam Friedkin, o diretor de O Exorcista (sim, aquele clássico de 40 anos atrás), um senhor de quase 80 anos de idade, faz um dos filmes mais enérgicos e ousados dos últimos tempos.
O filme conta com um belo roteiro de Tracy Letts e atuações impecáveis, com destaque para a psicopatia do (outrora bom-moço) Matthew McConaughey.
Só digo mais uma coisa: depois do filme você nunca mais vai ver o frango frito do KFC da mesma forma.
Isolados
2.1 145Já nos créditos iniciais pressinto a bomba que estou prestes a assistir. O diretor Jamie Blanks aparentemente é um acumulador de funções já que figura como produtor executivo, montador e compositor da trilha. Um bom diretor precisa ser, também, um bom delegante. Não dá para ser bom em tudo, pior ainda quando o sujeito parece não ser bom em nada.
O roteiro de Everett De Roche é mal construído e
parece um pastiche de “Os Pássaros” e “Fim dos Tempos”
Cheio de pontas soltas, quase nada do que é sugerido é explicado, como por exemplo
a história do arpão disparado sozinho
do peixe-boi “walking dead”
sobre canibais
Os personagens não despertam qualquer simpatia no espectador
e seu final trágico é bastante previsível. Se não pelo perfil degradador da natureza do casal, pelo menos pelo caráter, já que em determinado momento descobrimos uma história de infidelidade, o pecado imperdoável do cinema de horror hollywoodiano (em que pese o filme ser australiano)
Particularmente gosto do trabalho do ator Jim Caviezel, mas fiquei bastante constrangido por sua participação nesse filme. Talvez por isso o ponto alto do filme, para mim,
tenha sido a cena final, que liberta o ator e o espectador desta vergonha
A Casa
2.6 496Esse filme é
, por um lado, absolutamente genial e, por outro lado, absurdamente medíocre
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista Agoraque filme!
Os Irmãos Cara-de-Pau
3.8 292 Assista AgoraEsse é um que vale a pena ver de novo!
Sob o Domínio do Medo
2.8 420 Assista AgoraO maluco é tão mané que nem dá vontade de torcer por ele...
Intrusos
2.8 330 Assista AgoraAcho que vale a pena ver pois
traz uma abordagem diferente para assuntos manjados
Os Especialistas
3.2 509 Assista AgoraHá muito tempo não via um filme tão ruim...
Vida Sobre Rodas
4.4 51Acho que o filme é sensacional, até para quem não se liga muito em skate...