Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > mavialencar
24 years Eunápolis - (BRA)
Usuária desde Janeiro de 2014
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Vitória Alencar

    Eu assisti ele “de trás pra frente”, ou seja, invertendo a sequência das cenas e isso da um olhar totalmente novo ao filme, mostra que o roteiro é bem atual 22 anos depois.
    “VENHO TE FALAR DA ALEX” Pierre diz para Marcus, que está cego pelo desejo de vingança.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Alex: quando você assiste na ordem original, você tem a impressão de que ela tem pouco tempo de tela, de que não conhecemos ela, de que ela é um mero objeto da tragédia. Quando inverti as cenas, percebi que Alex aparece em metade do tempo de tela do filme. Ela é mostrada como uma mulher comum, provavelmente aproveitando de um final de semana de folga, pois ela aproveita um passeio no parque para ler um livro, livro que fala sobre teorias sobre sonhos premonitórios. Em seguida ela aparece serena em sua casa, tirando um cochilo e é focado o pôster de 2001, uma odisseia no espaço dando uma pista de onde vem as referências para construir os arquétipos e jornadas dos personagens, mas isso também da as primeiras pistas sobre quem Alex é: uma mulher culta e inteligente, pode ser vista como alguém que aproveita da segurança da classe média em seu apartamento supostamente proprio, sua casa é repleta de posters e referências culturais, com uma decoração de bastante personalidade demonstrando sua relação com aquele local, uma relação de segurança e identidade. Depois vemos ela sendo acordada por um recado no telefone, do seu ex, Pierre, do qual ainda mantém amizade. Eles vão para uma festa juntos .
    Olha, é uma ironia desconfortável, mas a cena de Alex e Marcus acordando para ir à festa é uma das cenas mais românticas que eu já vi refratadas em uma mídia audiovisual. A forma como a nudez demonstra sensualidade, segurança, naturalidade e intimidade. Me passou pela cabeça “se fosse o Sam Levison dirigindo esse filme, Alex seria mostrada fazendo amor ardente com Marcus.”, tipo, se fosse um diretor com o único objetivo de shocking value está seria uma cena de sexo, ou o sexo que eles fizeram devido a sua nudez seria mostrado. Mas não foi, assim como a cena deletada da Alex no hospital mais à frente. Mas a cena do sexo do casal com certeza não foi filmada, o objetivo era mostrar a relação dos dois em um dia normal, eles estão muito apaixonados, estão sempre brincando, se admirando, fazendo carinho um no outro. A harmonia parece uma constante neste relacionamento quando se trata daquele ambiente seguro, a casa da Alex. Lá eles tem um ninho de amor. A Alex fala sobre o sonho com o túnel e a cena da diversas, tipo, muitas sincronicidades com os acontecimentos trágicos que os personagens irão passar. Em uma parte da cena, em meio a uma brincadeira de cócegas onde Alex diz “não” repetidamente, sorrindo, Marcus pega os braços dela e prende pra cima. Mais tarde no filme ela tem os braços presos enquanto grita “nao” e é violentada. Marcus cospe na cara dela como brincadeira, o Tenia faz como escárnio. Marcus diz ter vontade de fazer sexo anal com ela em tom de bom humor e jocoso, Tênia força a relação anal para fazer com que a vítima sofra mais dor ainda. Mas o filme, assistido de trás pra frente, essa cena é linda, introduzindo o conflito da relação de amizade com Pierre e a descoberta da gravidez de Alex que nem ao menos tem tempo de contar a ninguém.
    Eu acho interessante como a ordem cronológica correta mostra como tudo no filme aconteceu muito rápido, esse novo olhar, essa nova experiência ao assistir me fez perceber muitos detalhes que antes não dava pra perceber pelo trauma das cenas iniciais. Quando Pierre, Alex e Marcus se encontram no metrô da pra perceber que o Pierre está um pouco alterado e incomodando o casal perguntando sobre sua vida sexual em uma conversa constrangedora em público onde Alex é o centro. “Ele te faz gozar? Por isso me trocou por ele? Eu alguma vez já te dei prazer?” é o que ele remoe em uma possível magoa, tornando a conversa desconfortável, irritando e incomodando Alex e Marcus e então ela revela que não teve prazer com ele porque ele é muito ansioso e foca no prazer do outro, que ele precisa se soltar e focar no próprio prazer, e que no ponto de vista dela o prazer feminino em sua experiência individual pode também ser alcançado através de perceber o prazer de seu parceiro, e que por ela não perceber prazer no empenho sexual de Pierre as relações se tornavam maçantes. É muito interessante, eu nunca vi ninguém comentar sobre isso, mas a provocação desse assunto vai aos poucos acabando com a paciência do Marcus, que sóbrio tenta administrar pacientemente sua amizade com o ex de Alex (os 3 parecem se conhecer a muitos anos, e o término de Alex e Pierre ocorreu a pelo menos 3), e se você perceber bem é isso que o leva a usar substâncias e entrar em conflito tentando arrumar uma mulher para o Pierre durante a festa. Drogas e álcool são intorpecentes e modificam nossa tomada de decisão, de trás pra frente parece que o Marcus surta do nada, mas contextualizando da pra ver que ele reprimiu muita coisa no metrô. Seu objetivo na festa se torna se embriagar e se drogar, fazer Pierre fazer sexo como alguém e no meio de tudo flertar com muitas mulheres e até beija-las, traindo a Alex. Nesse momento eles mostram uma face muito machista, o Marcus vê todas as mulheres como meros objetos sexuais para satisfazer a ele e seu amigo, e Pierre insulta praticamente todas as mulheres Marcus lhe apresenta, mesmo que elas tenham uma abordagem respeitosa e normal. Produto de sua época, Pierre iria mostrar misoginia ao ser transfobico com uma travesti Concha na cena em que eles vão atrás de informações sobre o agressor de Alex. A única figura feminina que ele parece admirar é Alex, mas se você olhar um pouquinho vai ver que ele é desrespeitoso, o clássico cara que se coloca na “friendzone”. Alex, inclusive, demonstra estar acostumada com esse tratamento. Ela não é simplesmente uma amiga, ele está sempre elogiando ela e demonstrando que ainda sente atração.
    Outro detalhe que eu NUNCA reparei, é que quando Alex está conversando com sua amiga no andar de cima da festa, Marcus aparece na escada flertando com duas mulheres, e quando ela vê isso seu semblante e alegria mudam completamente. Eles discutem rapidamente pois ela precisa muito sair daquele ambiente, está decidida que não pode assistir o que quer que Marcus faça naquela festa por não gostar de seu comportamento, e este comportamento parece ser frequente pois ela demonstra não gostar que ele use drogas recreativas. Quando ela está prestes a ir embora lida de novo com o grude do Pierre, mas assim, imagina uma festa onde seu companheiro tá vacilando e você tenta conversar sobre e ele te ofende dizendo “você não tem controle dos seus seios” e debocha da sua cara. Ela não conseguia se manter ali. Ela vai pedir um táxi, mas reparem que a calçada está repleta de prostitutas, nenhum táxi para provavelmente porque a maioria deles não vê as mulheres paradas naquela calçada como clientes e sim como vendedoras. Eu também suspeito que a mulher que aconselha Alex a descer pela passagem subterrânea (você consegue ver que do outro lado da rua parece ter um ponto de táxi) achava que Alex era prostituta e estava apenas querendo ir pra casa depois de terminar seu serviço, que ela era alguém que conhecia os perigos das ruas e que ela saberia se virar descendo pela passagem subterrânea. Era uma época sem Uber. Alex desce despreocupadamente. A passagem não era muito longa, não demoraria muito, e quando o Tenia aparece ela até tem tempo o suficiente para correr mas ela congela diante da violência que ela presencia, violência do Tênia contra Concha. Muito rapidamente ela se torna o alvo do Tenia, eu dali em diante ela não tem maneira nenhuma de lutar ou reagir a violência que lhe é imposta pela misoginia e violência urbana. Por que concha não disse a alguém que havia uma mulher em perigo com o Tenia ao sair do túnel? Pra não ser X9, o que poderia lhe render trágicas consequências. Durante a violência que Alex sofre, um homem aparece para usar o túnel, mas ao presenciar a violência ele observa por alguns segundos e foge dali para não se intrometer. Se parar para reparar, isso também é fruto da violência urbana, que faz com que eu uma pessoa não interfira ao ver uma violência para não ser vítima também. Se Alex tivesse pensado dessa forma, visto a cena é simplesmente ido embora correndo, eu lá poderia até sentir remorso, mas não se tornaria vítima de Tenia. Enfim, alguém precisava falar sobre a Alex que provavelmente teve multifraturas no rosto e até no crânio e pode perder seu bebê também, uma Alex que provavelmente sobrevive mas vai passar por um longo tratamento de saúde mental e física, podendo não recuperar a paz psicologica. Tentou, mas não conseguiu sair vitoriosa da luta contra a violência e objetificação da mulher, contra a impunidade para criminosos sexuais, contra o machismo estrutural.
    E se você parar pra reparar… Marcus e Pierre demoraram 15 minutos pra ir embora, a cena do estupro e espancamento dura 11 minutos. Os caras que incitam Marcus (sob efeito de álcool e cocaina) mudaram a cena do crime pegando a bolsa da Concha, impedindo a polícia de ter acesso a evidência para vender a informação ao Marcus. Provavelmente foram eles que chamaram o socorro. Tudo aconteceu RÁPIDO DEMAIS. Quando você assiste “ao contrário” percebe que não demorou muito até eles chegarem ao Rectum.
    Outra coisa é que eu acho que o Pierre não “matou o cara errado”, mas ao ver seu amigo prestes a ser estuprado ele lembrou da Alex e pensou que aquele cara era igual ao Tenia e também merecia morrer(se reparar bem o Marcus sabia quem era o Tenia, mas estava nervoso demais e acabou sentindo muita ansiedade ao realmente confrontar ele, e a forma como ele foi facilmente dominado mostra que ele não estava pronto pra brigar, ele não arrumou nenhum tipo de arma, e o Pierre não sabia quem era o Tenia porque ele vem depois pra salvar o amigo.
    Sei lá, eu acho esse filme muito bom e interessante. Não é feito por shocking value, tem muita coisa “humana” nos personagens, tem críticas sociais e filosóficas brutais e é o um dos BONS filmes perturbadores que existem, pois existe coisa por aí que nem tem motivo de ter sido filmada.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Vitória Alencar

    Só quem já teve contato básico com o ocultismo vai entender essa obra, o resto vai achar chato, mas reconhecer os simbolismos e referências ao Thelema, a diversas ordens iniciativas, símbolos, deuses e rituais torna tudo muito interessante, principalmente a parte sobre a mente do magista.
    O hermetismo diz que o universo é mental,

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    atormentada por seus traumas Elaine não consegue se sentir amada mesmo que morram por ela, e quando ela se apaixona só encontra rejeição, o que culmina em um final trágico.


    Para não conhecedores do ocultismo, é um filme bonito. Para entusiastas dessa sabedoria, o filme é recheado de símbolos e alegorias que engrandecem o contexto da obra, eu o comparo a A Montanha Sagrada neste quesito.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Vitória Alencar

    Eu não entendo quem tá avaliando baixo esse filme, eu acho que ele tem um tom TÃO BOM.

    Comentário contando partes do filme. Mostrar.

    Ele trás algo parecido com Pearl no argumento, aquela coisa de fazer você torcer pelo vilão, fazer você entender o vilão e os motivos dele, e também aquela coisa de que o primeiro assassinato não é exatamente culpa dela apesar de ela ter essa coisa assassina dentro de si.
    Eu achei esse filme tão sagaz, tão inteligente. Era muito fácil se sentir a Cecília, da pra assumir o protagonismo na primeira metade do filme sem série que a protagonista é sem personalidade, é só que da pra entender perfeitamente como ela se sente em cada situação, a tensão em torno de estar em um lugar onde você não é bem vinda, a forma como todos excluíam ela e o único laço que ela tinha era a Emma.
    Eu gosto de como o roteiro cria uma série de desventuras pra “justificar” (entre muuuuitas aspas) os assassinatos, assim a gente consegue de novo se identificar com o slasher, e quando o filme avança a Cecília fica ainda mais traumatizada, estressada e perde o controle resultando em mais e mais violência, as mortes ficam cada vez mais violentas e intencionais. A personalidade dos personagens também não ajuda, mas são pessoas reais afinal? São situações realistas, apesar do tom cômico do filme em algumas cenas, apesar de a Alex ser insuportável ela simplesmente tinha todos os motivos do mundo pra reagir daquela forma ao ver alguém que traumatizou ela e causou sérios danos à saúde e a auto imagem dela ali, na casa dela, sem aviso. Mas a Cecília é tão sínica e sedutora, no final ela de da super bem com toda aquela situação sem remorso algum e eu sinceramente nem consegui ver isso como um final triste porque o filme faz um jogo muito perigoso sobre pontos de vistas, sobre quem é vilão e quem é mocinho, e constrói uma psicopata realmente realista e manipuladora, afinal ele deixa aquela sensação de “ah, mas ela é uma boa menina apenas perdeu o controle” e é essa a narrativa que os psicopatas apresentam

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Simeone
    Simeone

    Olá, boa tarde, desculpa a intromissão!

    Vi um dos seus comentários sobre Lost e não sei se sabe, mas temos um grupo de Lost no WhatsApp que já vai fazer 6 anos de existência.

    Também gravamos um podcast sobre os 10 anos do fim da série, tá magnífico!

    Me chama e vem conosco contar suas experiências,
    Será um prazer.

    81 99669-3711

  • Cássio D. Versus
    Cássio D. Versus

    Bom gosto pra cinema e divertidíssimos comentários!
    Acertou quantos nesse bolão do Oscar?..

  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.