Apesar de as situações acontecerem de tal maneira independente do que possa causar no espectador, como confusão ou estranhamento, a força do roteiro o mantém interessado nessa história que não é parecida com nenhum outro filme, ainda que muitas obras tenham explorado o uso da metalinguagem. A mesma narrativa é contada mais de uma vez dentro do filme e é impressionante como ainda “rende” e se desdobra em uma nova e surpreendente descoberta. Um trabalho admirável cujo sucesso se deve também à uma das melhores atuações de Gael García Bernal.
Em Má Educação não há uma história apenas a ser contada durante toda a projeção, como é o tradicional das narrativas cinematográficas (em especial as hollywoodianas), mas sim diversos pontos de vistas, de histórias de vida das personagens, que são guiadas por suas paixões, desejos, erros e obsessões. São essas histórias, contadas numa sequência não necessariamente cronológica dos fatos, que vão construindo, “moldando” o filme e que podem causar confusão no espectador – embora mantendo-o preso, atado, a ele; confuso, porém instigado, e convenhamos que não é todo filme que consegue casar esta união tão tênue.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/03/30/critica-ma-educacao-2004/
A trama tem todos aqueles clichês mais manjados das novelas da Globo: homem casado que se envolve com uma amante, a qual eventualmente descobre que ele é casado e dá um ultimato; por um tempo o homem consegue enganá-la com falsas promessas, até que a amante, a qual se revela uma mulher possessiva, ciumenta, neurótica etc., ameaça contar tudo para a esposa, tornando a vida do homem um inferno. As únicas diferenças são pelo começo, em que parece que a história será sobre qualquer coisa, menos uma trama passional, e o final, único fator inesperado que pega o espectador de surpresa.
O Lobo Atrás da Porta funciona mais como um registro de um fato inacreditavelmente real – o que não tira seu mérito como filme, mas é o seu “quê” a mais. Além disso, a direção também merece elogios por, principalmente, fugir do lugar-comum. Atores e cenas são filmados de ângulos diversos e dos mais diferenciados, o que reflete as várias versões sobre mesma história que são contadas pelas personagens.
+ em https ://pipocatime. wordpress. com/2018/04/12/critica-o-lobo-atras-da-porta-2013/
Inicialmente o filme parece que vai apresentar aquela velha história de um assassino à espreita enquanto as vítimas, dentro de uma casa, tentam se esconder e\ou fugir. De uma hora para a outra, no entanto, sem enrolação, a história toma outro rumo que dificilmente seria previsto pelo espectador. A partir daí, ficamos sem saber a direção que a história vai tomar, mas continuamos ali, instigados justamente por isso. E é isso, no fim das contas, que um bom filme de suspense tem que fazer.
Claro, o filme não é perfeito. Nem tem elementos para se tornar inesquecível. A coisa toda, depois que a gente saca, parece um pouco inverossímil, e, como sempre, as personagens tomam algumas atitudes estúpidas que a gente sabe que vai dar ruim. Mas, afinal, é um filme. E mais, é um filme de suspense, que não tem nenhum outro objetivo a não ser te deixar ligado na história, e nesse sentido Better Watch Out cumpre bem o seu papel.
Em termos de suspense não tem nem o que ser dito: Um Lugar Silencioso é ótimo nesse sentido. Podemos dizer que é possível sentir a tensão em suspenso durante todo o filme, mesmo nas cenas de maior calmaria. Tem-se a sensação de que a qualquer momento algo pode dar errado. Entretanto, há algumas ressalvas quanto à falta de informações do roteiro sobre o “vilão” e também quanto ao final do longa,
em que as personagens passam por maus bocados para continuarem vivos – e a gente, enquanto telespectador imerso naquele universo, sofre junto. Porém, não há maiores explicações sobre a criatura nem sobre o que desencadeou toda a situação que é vista na trama. Acompanhamos a luta pela sobrevivência de uma família que já se encontra nesse mundo há algum tempo, passamos um nervoso por duas horas… e fim.
+ em https ://pipocatime .wordpress. com /2018/04/20/ critica-um-lugar-silencioso-2018/
Uma das sensações mais recorrentes ao assistir ao filme 2001 é a incredulidade. Para um filme de 1968, em termos visuais, 2001 é inacreditável. A excelência técnica dos efeitos especiais (práticos) nas suas cenas espaciais permaneceu à frente do seu tempo ainda por vários anos. É só comparar as cenas especiais de 2001 com o primeiro Star Wars, lançado nove anos depois, filme elogiado pelos efeitos especiais produzidos pela célebre empresa Industrial Light & Magic, responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes que marcaram época por conta deste aspecto, incluindo Exterminador do Futuro 2 (1991), Jurassic Park (1993), O Máskara (1995), toda a trilogia De Volta para o Futuro, entre inúmeras outras obras.
No entanto, 2001 não se sustenta apenas pelo seu visual, sendo este, talvez, o filme que eleve ao máximo toda a análise da natureza humana realizada por Kubrick durante sua fase com liberdade criativa, iniciada com Lolita, em 1962, até o fim da sua vida, com De Olhos Bem Fechados (1999). Se nos outros filmes é possível perceber diversos enfoques na análise dos seres humanos, seja numa sociedade distópica ultraviolenta, no isolamento de uma família em um hotel ou na Guerra do Vietnã, a temática sempre esteve presente, porém em 2001 o roteiro é ainda mais ambicioso ao realizar a maior elipse já feita no cinema (o osso atirado ao ar que ainda girando transforma-se numa nave espacial), tratando dos pontos de evolução da humanidade, resumindo tudo o que foi feito desde a gênese da consciência e do uso do intelecto, através da descoberta da significação representada pelo osso que se transforma em arma, como apenas um desdobramento deste processo, passando a focar no próximo ponto de mudança que a humanidade deve (deve?) atingir.
Confiram o restante do nosso especial de 50 anos do lançamento de Uma Odisséia no Espaço em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/04/25/critica-2001-uma-odisseia-no-espaco-1968-especial-50-anos-de-lancamento/ =)
Desde Homem de Ferro (2008) até Vingadores: Guerra Infinita (2018), a história de muitos heróis e heroínas foi apresentada, mas parece que tudo se encaminhava para esse enfrentamento com o vilão mais esperado de todos os tempos: o antagônico Thanos. Ele seria caracterizado como uma personagem trágica, sofrida, e ainda resume as suas ações em delírios de grandeza com discursos altruístas bem parecidos aos disseminados pelos líderes religiosos de vários segmentos. A humanização dos vilões da Marvel nunca foi o ponto para reflexão, mas nesse filme é algo que até impressiona.
Essa grande reunião fez jus à espera e Guerra Infinita não decepciona. Os diretores Russo foram bem perspicazes na tarefa de equilibrar todo o elenco na trama e dar tempo de tela para cada um dos personagens sem perder o foco de sua narrativa. A direção e o roteiro – apenas inferior ao roteiro de Pantera Negra (2018) – conseguem realizar uma construção ideal de tudo aquilo que já foi utilizado pelo Universo Marvel, por mais diferentes que sejam as personalidades dos heróis e de seus respectivos colegas de filme solo. O filme diverte e termina com o seu projeto fundante, criando um clima altamente sombrio e complexo.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/05/07/critica-vingadores-guerra-infinita-2018/ =)
A primeira definição a se pensar ao analisar Brilho Eterno é a de defini-lo como muito inventivo, tanto na sua direção e especialmente no seu roteiro. Inclusive o enquadramento do filme em um gênero apenas é sem dúvida uma grande redução do que é apresentado, já que ele passeia pelo drama romântico, sci-fi e suspense psicológico numa trama não-linear que apesar de sua estrutura não cai na confusão narrativa.
A sensibilidade e uma abordagem mais realista do amor são os pontos fortes do filme, sem cair na pieguice melosa nem no amargor, mas com uma construção absolutamente tocante e bela, até mesmo por, de certa maneira, contribuir para a quebra do mito da busca do par idêntico a si mesmo, com uma aceitação maior das diferenças, dos erros e impulsos que separam tantos casais. O bom gosto é nítido em todas as cenas, até as que podem ser constrangedoras, especialmente uma que relata uma lembrança da adolescência de Joel, bem encaixada e relevante para todo o desenvolvimento do filme.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/ 2018/05/09/ critica-brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembrancas-2004/
A primeira coisa a se dizer sobre o filme é que todo o buzz gerado não foi apenas pura campanha de marketing. Me Chame Pelo Seu Nome merece o espaço que está conquistando. Apesar de não apresentar uma história inovadora, é um filme que sabe envolver o espectador em seu enredo. O principal mérito nesse sentido, na minha avaliação, é o seu formato “não filme”: ele retrata o cotidiano de uma maneira bem próxima do real, passando a sensação de que nem parece que se está assistindo a um filme. A trama não tem pressa para acontecer, apresentando seus personagens e estabelecendo a relação entre eles de uma maneira bastante natural. É aquele filme que, mesmo depois que termina, “fica” na gente, na nossa memória, nos fazendo refletir, até mesmo relembrar de nossa adolescência e de experiências semelhantes. E de quebra ainda consegue transferir para o espectador o frescor do verão, estação que geralmente proporciona os melhores momentos e um visual de encher os olhos, com as belas paisagens do norte da Itália.
O longa metragem dialoga com a parte adolescente do espectador, mostrando cenas vívidas e roteiro bastante semelhante à problemas reais que a maioria de nós teve de lidar em sua fase de transição juvenil-adulta.
A trama retrata também a relação de amor/ódio da protagonista Christine “Lady Bird” Mcpherson com a sua cidade natal (Sacramento), somado ao péssimo relacionamento emocional que detém com a sua rígida mãe.
Temos também a personificação da cidade de Sacramento nesse roteiro da diretora Greta Gerwig. Sentimos que o ambiente urbano simples toma vida, e não passa a ser somente um local abstrato na mente do elenco. A cidade ganha forma, passando ao mérito de ser reconhecida como uma personagem no fundo da história de transição de Christine.
O Destino de Uma Nação soa mais como cinebiografia do que filme histórico. Somado à trama principal, o filme também busca construir um pouco da personalidade de Churchill mostrando seus hábitos, incluindo beber no café da manhã, seu gênio difícil e seu interesse em ouvir a população, característica última esta que rendeu a cena menos crível do filme.
O filme também insiste em tomadas aéreas panorâmicas, que perdem o efeito com exaustiva repetição, e a grande maioria delas não acrescenta muita coisa à trama. Defeitos compensados com a já citada grande atuação do protagonista, incluindo uma bela produção, mesmo nitidamente made for awards, lembrando filmes que outrora foram de fato bem premiados, como O Discurso do Rei (2014). Há também uso interessante de iluminação na sua fotografia, com grandes contrastes de luz e sombra. Contudo o saldo é que poderia ser mais.
The Post nos remete, em vários aspectos, a Spotlight, vencedor do prêmio de Melhor Filme em 2016. Ambos retratam os bastidores de um jornal em busca de “furos”, histórias de relevante interesse público que possam alçar o jornal e seus repórteres no competitivo mundo do jornalismo, ao mesmo tempo em que lida com dilemas como o papel do jornalismo e a liberdade de imprensa.
[...]
Paralelamente à questão principal levantada no filme, ou seja, até onde a liberdade de imprensa pode interferir nas questões de segurança nacional e vice-versa, temas mais emergentes, como o empoderamento feminino, muito bem representado pela personagem de Meryl Streep no filme, também encontram ressonância, tanto em The Post quanto na vida real, principalmente diante das inúmeras acusações de assédio sexual que vieram à tona em Hollywood.
"O Pagador de Promessas" sempre teve um lugar especial no meu coração. Meu primeiro contato com a obra foi através do livro de Dias Gomes, para uma encenação da peça na escola, em que eu fiz o papel de Rosa. Mesmo naquela época, ainda tão nova, a obra mexeu comigo de uma maneira que poucas fazem. A história ficou comigo, nunca fui capaz de esquecê-la. E ao ver o filme senti uma nostalgia tão grande, ainda lembrava de alguns diálogos... "O Pagador de Promessas" é daquelas obras que se fazem imortais, e fico feliz pelo filme ter conseguido um destaque internacional. <3
É um bom filme, mas em termos de contribuição para o Cinema o Oscar tinha que ter ido para Cidadão Kane, que foi um dos filmes que mais mudaram a arte.
Que susto ao ver o título do filme, achei que tivesse alguma coisa a ver com a música "Body Electric" de Lana Del Rey! o.O mas de qualquer forma deu vontade de ver hehe
Bom suspense. Fiquei tensa e nervosa em vários momentos, então pra mim o filme cumpriu o seu papel. Que surpresa ver o Clay de 13 Reasons Why por aqui!
"Um Homem Chamado Ove" pode não ter ganhado o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ganhou o Oscar do meu coração! <3 ainda não terminei de ver todos os indicados à categoria, mas esse certamente já se tornou o meu favorito. Ove melhor pessoa! <3
A tensão é crescente e sufocante, a fotografia é rodeada de luzes coloridas, pelo fato do enredo se desenrolar durante a época do natal em Nova York. Rodado em grande parte em cenas noturnas, em situações surreais, o filme brinca bastante com a dimensão onírica humana, ora inquietante, absurda e mesmo monstruosa. Nada parece real, nem mesmo a representação de Nova York, afinal o filme foi rodado em um estúdio na Inglaterra. As ruas parecem largas demais e a iluminação natalina demasiada reforça o irrealismo presente no filme.
A sexualidade presente de maneira explícita no filme em momento algum é erótica, apenas desconfortável e amedrontadora,
o que torna a cena da orgia ritual dentro da mansão perturbadora
, dando crédito também à excelente escolha de trilha sonora para a cena, que ressalta ainda mais a sensação de latente desconforto. Mesmo com tudo à mostra e sem pudores o sentimento de pavor é crescente e o que ocorre a partir daí é um crescente terror.
Possuídos
3.5 243 Assista AgoraTime is on my side... yes, it is! hahahaha :P
O Tesouro de Sierra Madre
4.4 168 Assista AgoraA sequência final é a definição do ditado "rir pra não chorar"!
Scoop - O Grande Furo
3.4 386 Assista Agoraé bobinho mas até que achei divertido, não é tão ruim quanto dizem. o próprio filme não se leva a sério, por que a gente deveria? :)
Fahrenheit 11 de Setembro
3.9 260Merecia 5 estrelas só pela coragem! Fico imaginando o impacto que deve ter causado numa sociedade tão ufanista quanto a norte-americana.
Má Educação
4.2 1,1K Assista AgoraApesar de as situações acontecerem de tal maneira independente do que possa causar no espectador, como confusão ou estranhamento, a força do roteiro o mantém interessado nessa história que não é parecida com nenhum outro filme, ainda que muitas obras tenham explorado o uso da metalinguagem. A mesma narrativa é contada mais de uma vez dentro do filme e é impressionante como ainda “rende” e se desdobra em uma nova e surpreendente descoberta. Um trabalho admirável cujo sucesso se deve também à uma das melhores atuações de Gael García Bernal.
Em Má Educação não há uma história apenas a ser contada durante toda a projeção, como é o tradicional das narrativas cinematográficas (em especial as hollywoodianas), mas sim diversos pontos de vistas, de histórias de vida das personagens, que são guiadas por suas paixões, desejos, erros e obsessões. São essas histórias, contadas numa sequência não necessariamente cronológica dos fatos, que vão construindo, “moldando” o filme e que podem causar confusão no espectador – embora mantendo-o preso, atado, a ele; confuso, porém instigado, e convenhamos que não é todo filme que consegue casar esta união tão tênue.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/03/30/critica-ma-educacao-2004/
O Lobo Atrás da Porta
4.0 1,3K Assista AgoraA trama tem todos aqueles clichês mais manjados das novelas da Globo: homem casado que se envolve com uma amante, a qual eventualmente descobre que ele é casado e dá um ultimato; por um tempo o homem consegue enganá-la com falsas promessas, até que a amante, a qual se revela uma mulher possessiva, ciumenta, neurótica etc., ameaça contar tudo para a esposa, tornando a vida do homem um inferno. As únicas diferenças são pelo começo, em que parece que a história será sobre qualquer coisa, menos uma trama passional, e o final, único fator inesperado que pega o espectador de surpresa.
O Lobo Atrás da Porta funciona mais como um registro de um fato inacreditavelmente real – o que não tira seu mérito como filme, mas é o seu “quê” a mais. Além disso, a direção também merece elogios por, principalmente, fugir do lugar-comum. Atores e cenas são filmados de ângulos diversos e dos mais diferenciados, o que reflete as várias versões sobre mesma história que são contadas pelas personagens.
+ em https ://pipocatime. wordpress. com/2018/04/12/critica-o-lobo-atras-da-porta-2013/
Perigo Próximo
3.4 485 Assista AgoraInicialmente o filme parece que vai apresentar aquela velha história de um assassino à espreita enquanto as vítimas, dentro de uma casa, tentam se esconder e\ou fugir. De uma hora para a outra, no entanto, sem enrolação, a história toma outro rumo que dificilmente seria previsto pelo espectador. A partir daí, ficamos sem saber a direção que a história vai tomar, mas continuamos ali, instigados justamente por isso. E é isso, no fim das contas, que um bom filme de suspense tem que fazer.
Claro, o filme não é perfeito. Nem tem elementos para se tornar inesquecível. A coisa toda, depois que a gente saca, parece um pouco inverossímil, e, como sempre, as personagens tomam algumas atitudes estúpidas que a gente sabe que vai dar ruim. Mas, afinal, é um filme. E mais, é um filme de suspense, que não tem nenhum outro objetivo a não ser te deixar ligado na história, e nesse sentido Better Watch Out cumpre bem o seu papel.
Ainda rolam algumas referências deturpadas a Esqueceram de Mim (1990),
+ em https ://pipocatime. wordpress. com/2018/04/13/critica-better-watch-out-2017/
Um Lugar Silencioso
4.0 3,0K Assista AgoraEm termos de suspense não tem nem o que ser dito: Um Lugar Silencioso é ótimo nesse sentido. Podemos dizer que é possível sentir a tensão em suspenso durante todo o filme, mesmo nas cenas de maior calmaria. Tem-se a sensação de que a qualquer momento algo pode dar errado. Entretanto, há algumas ressalvas quanto à falta de informações do roteiro sobre o “vilão” e também quanto ao final do longa,
o qual termina num clímax, ou seja, quando estamos nos preparando para um grande conflito, o filme simplesmente termina.
A premissa é muito boa, pois dá margem a várias situações praticamente impossíveis de serem vivenciadas em silêncio
– como um parto, por exemplo –
+ em https ://pipocatime .wordpress. com /2018/04/20/ critica-um-lugar-silencioso-2018/
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraUma das sensações mais recorrentes ao assistir ao filme 2001 é a incredulidade. Para um filme de 1968, em termos visuais, 2001 é inacreditável. A excelência técnica dos efeitos especiais (práticos) nas suas cenas espaciais permaneceu à frente do seu tempo ainda por vários anos. É só comparar as cenas especiais de 2001 com o primeiro Star Wars, lançado nove anos depois, filme elogiado pelos efeitos especiais produzidos pela célebre empresa Industrial Light & Magic, responsável pelos efeitos especiais de diversos filmes que marcaram época por conta deste aspecto, incluindo Exterminador do Futuro 2 (1991), Jurassic Park (1993), O Máskara (1995), toda a trilogia De Volta para o Futuro, entre inúmeras outras obras.
No entanto, 2001 não se sustenta apenas pelo seu visual, sendo este, talvez, o filme que eleve ao máximo toda a análise da natureza humana realizada por Kubrick durante sua fase com liberdade criativa, iniciada com Lolita, em 1962, até o fim da sua vida, com De Olhos Bem Fechados (1999). Se nos outros filmes é possível perceber diversos enfoques na análise dos seres humanos, seja numa sociedade distópica ultraviolenta, no isolamento de uma família em um hotel ou na Guerra do Vietnã, a temática sempre esteve presente, porém em 2001 o roteiro é ainda mais ambicioso ao realizar a maior elipse já feita no cinema (o osso atirado ao ar que ainda girando transforma-se numa nave espacial), tratando dos pontos de evolução da humanidade, resumindo tudo o que foi feito desde a gênese da consciência e do uso do intelecto, através da descoberta da significação representada pelo osso que se transforma em arma, como apenas um desdobramento deste processo, passando a focar no próximo ponto de mudança que a humanidade deve (deve?) atingir.
Confiram o restante do nosso especial de 50 anos do lançamento de Uma Odisséia no Espaço em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/04/25/critica-2001-uma-odisseia-no-espaco-1968-especial-50-anos-de-lancamento/ =)
Vingadores: Guerra Infinita
4.3 2,6K Assista AgoraDesde Homem de Ferro (2008) até Vingadores: Guerra Infinita (2018), a história de muitos heróis e heroínas foi apresentada, mas parece que tudo se encaminhava para esse enfrentamento com o vilão mais esperado de todos os tempos: o antagônico Thanos. Ele seria caracterizado como uma personagem trágica, sofrida, e ainda resume as suas ações em delírios de grandeza com discursos altruístas bem parecidos aos disseminados pelos líderes religiosos de vários segmentos. A humanização dos vilões da Marvel nunca foi o ponto para reflexão, mas nesse filme é algo que até impressiona.
Essa grande reunião fez jus à espera e Guerra Infinita não decepciona. Os diretores Russo foram bem perspicazes na tarefa de equilibrar todo o elenco na trama e dar tempo de tela para cada um dos personagens sem perder o foco de sua narrativa. A direção e o roteiro – apenas inferior ao roteiro de Pantera Negra (2018) – conseguem realizar uma construção ideal de tudo aquilo que já foi utilizado pelo Universo Marvel, por mais diferentes que sejam as personalidades dos heróis e de seus respectivos colegas de filme solo. O filme diverte e termina com o seu projeto fundante, criando um clima altamente sombrio e complexo.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/2018/05/07/critica-vingadores-guerra-infinita-2018/ =)
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista AgoraA primeira definição a se pensar ao analisar Brilho Eterno é a de defini-lo como muito inventivo, tanto na sua direção e especialmente no seu roteiro. Inclusive o enquadramento do filme em um gênero apenas é sem dúvida uma grande redução do que é apresentado, já que ele passeia pelo drama romântico, sci-fi e suspense psicológico numa trama não-linear que apesar de sua estrutura não cai na confusão narrativa.
A sensibilidade e uma abordagem mais realista do amor são os pontos fortes do filme, sem cair na pieguice melosa nem no amargor, mas com uma construção absolutamente tocante e bela, até mesmo por, de certa maneira, contribuir para a quebra do mito da busca do par idêntico a si mesmo, com uma aceitação maior das diferenças, dos erros e impulsos que separam tantos casais. O bom gosto é nítido em todas as cenas, até as que podem ser constrangedoras, especialmente uma que relata uma lembrança da adolescência de Joel, bem encaixada e relevante para todo o desenvolvimento do filme.
+ em https:// pipocatime. wordpress. com/ 2018/05/09/ critica-brilho-eterno-de-uma-mente-sem-lembrancas-2004/
Me Chame Pelo Seu Nome
4.1 2,6K Assista AgoraA primeira coisa a se dizer sobre o filme é que todo o buzz gerado não foi apenas pura campanha de marketing. Me Chame Pelo Seu Nome merece o espaço que está conquistando. Apesar de não apresentar uma história inovadora, é um filme que sabe envolver o espectador em seu enredo. O principal mérito nesse sentido, na minha avaliação, é o seu formato “não filme”: ele retrata o cotidiano de uma maneira bem próxima do real, passando a sensação de que nem parece que se está assistindo a um filme. A trama não tem pressa para acontecer, apresentando seus personagens e estabelecendo a relação entre eles de uma maneira bastante natural. É aquele filme que, mesmo depois que termina, “fica” na gente, na nossa memória, nos fazendo refletir, até mesmo relembrar de nossa adolescência e de experiências semelhantes. E de quebra ainda consegue transferir para o espectador o frescor do verão, estação que geralmente proporciona os melhores momentos e um visual de encher os olhos, com as belas paisagens do norte da Itália.
Texto completo em: pipocatime. wordpress. com/2018/01/26/critica-me-chame-pelo-seu-nome-2017/
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraO longa metragem dialoga com a parte adolescente do espectador, mostrando cenas vívidas e roteiro bastante semelhante à problemas reais que a maioria de nós teve de lidar em sua fase de transição juvenil-adulta.
A trama retrata também a relação de amor/ódio da protagonista Christine “Lady Bird” Mcpherson com a sua cidade natal (Sacramento), somado ao péssimo relacionamento emocional que detém com a sua rígida mãe.
Temos também a personificação da cidade de Sacramento nesse roteiro da diretora Greta Gerwig. Sentimos que o ambiente urbano simples toma vida, e não passa a ser somente um local abstrato na mente do elenco. A cidade ganha forma, passando ao mérito de ser reconhecida como uma personagem no fundo da história de transição de Christine.
Texto completo em: pipocatime. wordpress. com/2018/01/29/critica-lady-bird-a-hora-de-voar-2017/
O Destino de Uma Nação
3.7 723 Assista AgoraO Destino de Uma Nação soa mais como cinebiografia do que filme histórico. Somado à trama principal, o filme também busca construir um pouco da personalidade de Churchill mostrando seus hábitos, incluindo beber no café da manhã, seu gênio difícil e seu interesse em ouvir a população, característica última esta que rendeu a cena menos crível do filme.
O filme também insiste em tomadas aéreas panorâmicas, que perdem o efeito com exaustiva repetição, e a grande maioria delas não acrescenta muita coisa à trama. Defeitos compensados com a já citada grande atuação do protagonista, incluindo uma bela produção, mesmo nitidamente made for awards, lembrando filmes que outrora foram de fato bem premiados, como O Discurso do Rei (2014). Há também uso interessante de iluminação na sua fotografia, com grandes contrastes de luz e sombra. Contudo o saldo é que poderia ser mais.
Texto completo em: pipocatime. wordpress. com/2018/01/31/critica-o-destino-de-uma-nacao-2017/
The Post: A Guerra Secreta
3.5 607 Assista AgoraThe Post nos remete, em vários aspectos, a Spotlight, vencedor do prêmio de Melhor Filme em 2016. Ambos retratam os bastidores de um jornal em busca de “furos”, histórias de relevante interesse público que possam alçar o jornal e seus repórteres no competitivo mundo do jornalismo, ao mesmo tempo em que lida com dilemas como o papel do jornalismo e a liberdade de imprensa.
[...]
Paralelamente à questão principal levantada no filme, ou seja, até onde a liberdade de imprensa pode interferir nas questões de segurança nacional e vice-versa, temas mais emergentes, como o empoderamento feminino, muito bem representado pela personagem de Meryl Streep no filme, também encontram ressonância, tanto em The Post quanto na vida real, principalmente diante das inúmeras acusações de assédio sexual que vieram à tona em Hollywood.
Texto completo em: pipocatime. wordpress. com/2018/02/02/critica-the-post-a-guerra-secreta-2017/
O Pagador de Promessas
4.3 364 Assista Agora"O Pagador de Promessas" sempre teve um lugar especial no meu coração. Meu primeiro contato com a obra foi através do livro de Dias Gomes, para uma encenação da peça na escola, em que eu fiz o papel de Rosa. Mesmo naquela época, ainda tão nova, a obra mexeu comigo de uma maneira que poucas fazem. A história ficou comigo, nunca fui capaz de esquecê-la. E ao ver o filme senti uma nostalgia tão grande, ainda lembrava de alguns diálogos... "O Pagador de Promessas" é daquelas obras que se fazem imortais, e fico feliz pelo filme ter conseguido um destaque internacional. <3
Como Era Verde Meu Vale
4.1 152 Assista AgoraÉ um bom filme, mas em termos de contribuição para o Cinema o Oscar tinha que ter ido para Cidadão Kane, que foi um dos filmes que mais mudaram a arte.
Se Enlouquecer, Não se Apaixone
3.8 1,7K Assista Agora"- Do you like music?
- Do you like breathing?"
<3
Corpo Elétrico
3.5 216Que susto ao ver o título do filme, achei que tivesse alguma coisa a ver com a música "Body Electric" de Lana Del Rey! o.O mas de qualquer forma deu vontade de ver hehe
Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos
4.0 550 Assista AgoraAcho que é o filme mais fraco que já vi do Almodóvar :/
curiosidade: em Tudo sobre minha mãe ele fez uma homenagem a Bette Davis e aqui ele fez uma mini homenagem a Joan Crawford haha
O Homem nas Trevas
3.7 1,9K Assista AgoraBom suspense. Fiquei tensa e nervosa em vários momentos, então pra mim o filme cumpriu o seu papel.
Que surpresa ver o Clay de 13 Reasons Why por aqui!
Pena que ele nadou, nadou, mas morreu na praia.
Os Desajustados
3.8 134 Assista Agora"- What makes you so sad? I think you're the saddest girl I ever met.
- You're the first man that ever said that. I'm usually told how happy I am."
Um Homem Chamado Ove
4.2 383 Assista Agora"Um Homem Chamado Ove" pode não ter ganhado o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas ganhou o Oscar do meu coração! <3 ainda não terminei de ver todos os indicados à categoria, mas esse certamente já se tornou o meu favorito. Ove melhor pessoa! <3
De Olhos Bem Fechados
3.9 1,5K Assista AgoraA tensão é crescente e sufocante, a fotografia é rodeada de luzes coloridas, pelo fato do enredo se desenrolar durante a época do natal em Nova York. Rodado em grande parte em cenas noturnas, em situações surreais, o filme brinca bastante com a dimensão onírica humana, ora inquietante, absurda e mesmo monstruosa. Nada parece real, nem mesmo a representação de Nova York, afinal o filme foi rodado em um estúdio na Inglaterra. As ruas parecem largas demais e a iluminação natalina demasiada reforça o irrealismo presente no filme.
A sexualidade presente de maneira explícita no filme em momento algum é erótica, apenas desconfortável e amedrontadora,
o que torna a cena da orgia ritual dentro da mansão perturbadora
https:// pipocatime. wordpress. com/2017/06/14/critica-de-olhos-bem-fechados-1999/