que filme mágico! programei minha sessão em meio às semanas em que estou lendo As Mil e Uma Noites e já me encontro totalmente imerso nesse meio fantástico por entre as areias de deserto, as cidades seculares, esses cenários tão oníricos quanto realistas. o filme, sua música, suas cores e histórias me deixaram ainda um pouquinho mais hipnotizado e apaixonado e curioso, desejoso e sabendo que um dia - e não tardará - estarei também perdido em terras persas, árabes, tunisianas...
depois de anos enrolando para ver, fui assistindo ao filmes aos pouquinhos nesses últimos dias. foi muito bom para ir me envolvendo cada vez mais com a história e todos os personagens. é realmente o melhor filme que vejo em mais de um ano. é simplesmente perfeito. parece de fato um longo romance, que vai desenvolvendo os personagens com o passar do tempo, mostrando as coisas na hora certa, exibindo as paisagens maravilhosas de diversas cidades da itália, colocando tudo certinho para apresentar ao mesmo tempo a história daquele país durante essas 4 décadas (1966-2004). gosto como algumas coisas não são tão explicitamente explicadas. não podemos ter certeza em relação às atitudes de certos personagens (assim como os personagens não podem saber saber tudo um sobre o outro), e mesmo assim conseguimos desconfiar de uma coisa ou outra.
em relação a toda a trajetória de giulia, eu ficava sempre: por quê? ao mesmo tempo que consigo compreender as decisões dela para sua própria vida. matteo me pareceu sempre muito obscuro, um pouco repressivo. acho que há uma certa redenção nos acontecimentos pós-morto. e vejo que ele fica com vários mistérios ao seu redor, como aquele trecho em que sai com uma garota de programa travesti.
e quase todos os outros personagens, com suas várias camadas, consegui realmente senti-los como gente real, gente que eu gostaria de conhecer por aí... acima de tudo, esse filme dá vontade de viver, e isso é muito importante para mim!
terence é incrível, uma das pessoas mais brilhantes, interessantes e originais do século xx. não só esse doc, mas as dezenas de palestras, conferências, falas dele que podemos encontrar no youtube valem a penas serem vistas. ele é espirituoso, engraçado, suas ideias são geniais. um verdadeira porta-voz intergalático. e dotado de uma erudição admirável, provindas desde seus estudos acadêmicos em berkeley e numerosas fontes e leituras de tempos e culturas distintas; passando por suas viagens à índia, à amazônia e tantos outros lugares do planeta; e, acima de tudo, as informações recebidas através dos psicodélicos, em toda a sua vida. a experiência psicodélica é realmente uma das mais poderosas que o ser humano pode experimentar.
gostei bastante da adaptação, esteticamente é muito interessante. eu li o livro no fim de 2014, e ver o filme ontem me fez lembrar de muitos trechos da história que já não estavam tão frescos. claro que tem algumas falhas o filme, acredito que em algumas cenas
principalmente a da noite com tempestade, na qual o benfeitor finalmente aparece, e toda a sequência do clímax nos últimos 20 minutos
o filme perde totalmente a força que o romance do dickens tem. mas valeu muito a pena, principalmente rever nesse momento, após já ter passado certo tempo que tive meu primeiro contato com a história.
esse filme é incrível. eu o vi no começo do ano passado e taanta coisa mudou desde então. passei aqui para rever algumas cenas: gosto especialmente da inicial "to learn humans to transcedent pain"; the abramovic method, comendo alho e cebola; e as sequências de cura com ayahuasca e todos os processos que ocorrem entre elas. marina é, sem dúvidas, um dos seres mais interessantes que já passou pelo planeta terra. (escrevi isso em novembro de 2019)
godard foi uma pessoa muito importante na minha vida. comecei a estudar francês na adolescência porque amava o cinema francês, amava os filmes de godard e da nouvelle vague. hoje estou morando na frança. aguentei - essa é, de fato, a melhor palavra possível - dezenas de seus filmes. tenho tatuado no meu pulso - PIERROT LE FOU - o nome de um dos seus filmes. "imagem e palavra" foi o primeiro filme de godard ao qual assisti no cinema (maio de 2019). várias pessoas saindo da sala durante a sessão. eu rindo muito. não poderia imaginar diferente uma experiência de godard no cinema. infelizmente (ou felizmente, meus caros), não tenho mais muito saco para seus filmes. agradeço ao mestre por tudo. não sei se voltarei a ver algum filme novo dele. (sempre haverá a santíssima trindade "acossado/o-desprezo/pierrot-le-fou") mas quando eu fizer um filme, será dedicado a godard
eu realmente não gostei desse filme quando o vi. mas devo confessar que imagens dele com certa frequência me vêm à mente durante o transe em ceremônias de ayahuasca. isso é, no mínimo, notável para mim.
A estética desse Satyricon de Fellini é talvez uma das mais impressionantes de filmografia do diretor (cuja obra conheço relativamente bem). Em muitas cenas - quiça quase todas - seria possível parar e ter a imagem mostrada como uma obra prima visual em si. Sem dúvidas esse é o seu ponto alto. O enredo, porém, baseado na obra do Petrônio (talvez minha favorita da Antiguidade Clássica) deixa um pouco a desejar. É muito difícil com certeza adaptar um texto daqueles, por causa dos cortes abruptos, que nos leva a cenários e situações completamente diferentes quase que do nada. Mas no filme do Fellini a sensação de incompreenção é ainda mais forte, e senti-me em vários momentos perdido no roteiro. E em algumas partes, se eu não tivesse a referência do livro, não teria entendido nada. Apesar disso, devo dizer que no sentido de adaptar algumas reflexões do livro, Fellini foi muito inteligente e criativo.
Como naquela cena em que o protagonista encontra um pintor, que reflete a condição do artista no mundo. No livro é um escritor que possui esse papel.
Portanto, não colocaria o filme em geral como uma das minhas obras favoritas do diretor, mas é, sem dúvidas, principalmente no quesito visual, uma grande obra do cinema.
que filme impactante. um dos finais mais poderosos que já tive a felicidade de ver. infelizmente, 35 anos após sua realização, o filme permanece muito atual. e exalto novamente a sequência final, que é um tapa na cara de qualquer pessoa - homens, mulheres, machistas e feministas. e digo algumas pessoas possuem pensamentos tão ignorantes contra os quais parece impossível argumentar de qualquer forma, portanto o silêncio - ou melhor, o RISO - parece uma ótima resposta a tais pessoas.
estava passando por aqui e resolvi favoritar. (só hoje, mais de três anos depois de tê-lo visto) esse foi o filme que mais me fez rir em toda minha vida. assisti a ele em casa numa madrugada perdida em 2013. acho a primeira história bem esquecível. mas a segunda é uma das coisas mais geniais e maravilhosas que já pude ver num filme. lembro de aumentar muito o volume toda vez que tocava california dreaming
Dilwale Dulhania Le Jayenge
3.9 29 Assista Agorafavorito instantâneo
Bom Trabalho
3.8 76 Assista Agorative que vir comentar que esse novo poster do filme tá maravilhoso!
e nunca é demais exaltar a cena final de Beau Travail, SVP
Baba Aziz - O Príncipe Que Contemplava Sua Alma
4.2 25que filme mágico! programei minha sessão em meio às semanas em que estou lendo As Mil e Uma Noites e já me encontro totalmente imerso nesse meio fantástico por entre as areias de deserto, as cidades seculares, esses cenários tão oníricos quanto realistas.
o filme, sua música, suas cores e histórias me deixaram ainda um pouquinho mais hipnotizado e apaixonado e curioso, desejoso e sabendo que um dia - e não tardará - estarei também perdido em terras persas, árabes, tunisianas...
A Melhor Juventude
4.3 55depois de anos enrolando para ver, fui assistindo ao filmes aos pouquinhos nesses últimos dias. foi muito bom para ir me envolvendo cada vez mais com a história e todos os personagens.
é realmente o melhor filme que vejo em mais de um ano. é simplesmente perfeito. parece de fato um longo romance, que vai desenvolvendo os personagens com o passar do tempo, mostrando as coisas na hora certa, exibindo as paisagens maravilhosas de diversas cidades da itália, colocando tudo certinho para apresentar ao mesmo tempo a história daquele país durante essas 4 décadas (1966-2004).
gosto como algumas coisas não são tão explicitamente explicadas. não podemos ter certeza em relação às atitudes de certos personagens (assim como os personagens não podem saber saber tudo um sobre o outro), e mesmo assim conseguimos desconfiar de uma coisa ou outra.
em relação a toda a trajetória de giulia, eu ficava sempre: por quê? ao mesmo tempo que consigo compreender as decisões dela para sua própria vida. matteo me pareceu sempre muito obscuro, um pouco repressivo. acho que há uma certa redenção nos acontecimentos pós-morto. e vejo que ele fica com vários mistérios ao seu redor, como aquele trecho em que sai com uma garota de programa travesti.
e quase todos os outros personagens, com suas várias camadas, consegui realmente senti-los como gente real, gente que eu gostaria de conhecer por aí...
acima de tudo, esse filme dá vontade de viver, e isso é muito importante para mim!
Terence McKenna's True Hallucinations
4.5 1terence é incrível, uma das pessoas mais brilhantes, interessantes e originais do século xx. não só esse doc, mas as dezenas de palestras, conferências, falas dele que podemos encontrar no youtube valem a penas serem vistas.
ele é espirituoso, engraçado, suas ideias são geniais. um verdadeira porta-voz intergalático. e dotado de uma erudição admirável, provindas desde seus estudos acadêmicos em berkeley e numerosas fontes e leituras de tempos e culturas distintas; passando por suas viagens à índia, à amazônia e tantos outros lugares do planeta; e, acima de tudo, as informações recebidas através dos psicodélicos, em toda a sua vida.
a experiência psicodélica é realmente uma das mais poderosas que o ser humano pode experimentar.
Enteógeno - Despertando o eu Divino
4.4 5turn on tune in drop out
Balkan Baroque
4.1 1marina é um ser / uma artista / uma performer incrível.
uma das minhas maiores inspirações.
é sempre bom ver e saber mais sobre a sua vida e sua obra.
The Nature of Ayahuasca
3.7 1é fácil encontrar esse documentário no youtube (em inglês).
Queimando Tudo
3.9 222manoo, QUE HINO DE FILME KKKKKKKKKKKKKK
ri horrores, só faltou estar chapado mesmo
Carrie, a Estranha
3.7 1,4K Assista Agoraachei o filme péssimo e ótimo ao mesmo tempo. HAHAHAAHSHA
porém há mais momentos péssimos do que ótimos, sendo a sequência final do baile o ponto máximo do filme, muito boa!
Grandes Esperanças
3.9 39 Assista Agoragostei bastante da adaptação, esteticamente é muito interessante.
eu li o livro no fim de 2014, e ver o filme ontem me fez lembrar de muitos trechos da história que já não estavam tão frescos.
claro que tem algumas falhas o filme, acredito que em algumas cenas
principalmente a da noite com tempestade, na qual o benfeitor finalmente aparece, e toda a sequência do clímax nos últimos 20 minutos
o filme perde totalmente a força que o romance do dickens tem. mas valeu muito a pena, principalmente rever nesse momento, após já ter passado certo tempo que tive meu primeiro contato com a história.
Espaço Além - Marina Abramović e o Brasil
4.3 131esse filme é incrível. eu o vi no começo do ano passado e taanta coisa mudou desde então. passei aqui para rever algumas cenas: gosto especialmente da inicial "to learn humans to transcedent pain"; the abramovic method, comendo alho e cebola; e as sequências de cura com ayahuasca e todos os processos que ocorrem entre elas. marina é, sem dúvidas, um dos seres mais interessantes que já passou pelo planeta terra.
(escrevi isso em novembro de 2019)
Imagem e Palavra
3.4 34 Assista Agoragodard foi uma pessoa muito importante na minha vida. comecei a estudar francês na adolescência porque amava o cinema francês, amava os filmes de godard e da nouvelle vague. hoje estou morando na frança. aguentei - essa é, de fato, a melhor palavra possível - dezenas de seus filmes. tenho tatuado no meu pulso - PIERROT LE FOU - o nome de um dos seus filmes.
"imagem e palavra" foi o primeiro filme de godard ao qual assisti no cinema (maio de 2019). várias pessoas saindo da sala durante a sessão. eu rindo muito. não poderia imaginar diferente uma experiência de godard no cinema.
infelizmente (ou felizmente, meus caros), não tenho mais muito saco para seus filmes. agradeço ao mestre por tudo. não sei se voltarei a ver algum filme novo dele.
(sempre haverá a santíssima trindade "acossado/o-desprezo/pierrot-le-fou")
mas quando eu fizer um filme, será dedicado a godard
O Dia do Perdão
3.2 8a cena inicial é linda em níveis bizarros
El Topo
4.0 219eu realmente não gostei desse filme quando o vi. mas devo confessar que imagens dele com certa frequência me vêm à mente durante o transe em ceremônias de ayahuasca. isso é, no mínimo, notável para mim.
Pixo
4.2 134efervescência
urbano
intervenção
performance
coletivo
Satyricon de Fellini
3.8 145 Assista AgoraA estética desse Satyricon de Fellini é talvez uma das mais impressionantes de filmografia do diretor (cuja obra conheço relativamente bem). Em muitas cenas - quiça quase todas - seria possível parar e ter a imagem mostrada como uma obra prima visual em si. Sem dúvidas esse é o seu ponto alto.
O enredo, porém, baseado na obra do Petrônio (talvez minha favorita da Antiguidade Clássica) deixa um pouco a desejar. É muito difícil com certeza adaptar um texto daqueles, por causa dos cortes abruptos, que nos leva a cenários e situações completamente diferentes quase que do nada. Mas no filme do Fellini a sensação de incompreenção é ainda mais forte, e senti-me em vários momentos perdido no roteiro. E em algumas partes, se eu não tivesse a referência do livro, não teria entendido nada. Apesar disso, devo dizer que no sentido de adaptar algumas reflexões do livro, Fellini foi muito inteligente e criativo.
Como naquela cena em que o protagonista encontra um pintor, que reflete a condição do artista no mundo. No livro é um escritor que possui esse papel.
Portanto, não colocaria o filme em geral como uma das minhas obras favoritas do diretor, mas é, sem dúvidas, principalmente no quesito visual, uma grande obra do cinema.
Uma Questão de Silêncio
3.5 7que filme impactante. um dos finais mais poderosos que já tive a felicidade de ver. infelizmente, 35 anos após sua realização, o filme permanece muito atual. e exalto novamente a sequência final, que é um tapa na cara de qualquer pessoa - homens, mulheres, machistas e feministas. e digo algumas pessoas possuem pensamentos tão ignorantes contra os quais parece impossível argumentar de qualquer forma, portanto o silêncio - ou melhor, o RISO - parece uma ótima resposta a tais pessoas.
ps: irônico é que todos os comentários sobre o filme aqui no filmow, até o momento, foram feitos por homens.
Boa Sorte
3.6 440é só isso, não tem mais jeito: acabou.
não tenho o que dizer: são só palavras... e o que eu sinto não mudará.
Retrato de Uma Garota do Fim dos Anos 60 em …
4.1 13eu sou apaixonado demais pelos filmes da coleção "tous les garçons et les filles de leur âge". <3
vontade de morar nesse filme.
(se minha vida já não fosse assim)
Amores Expressos
4.2 355 Assista Agoraestava passando por aqui e resolvi favoritar. (só hoje, mais de três anos depois de tê-lo visto)
esse foi o filme que mais me fez rir em toda minha vida. assisti a ele em casa numa madrugada perdida em 2013. acho a primeira história bem esquecível. mas a segunda é uma das coisas mais geniais e maravilhosas que já pude ver num filme. lembro de aumentar muito o volume toda vez que tocava california dreaming
(ou seja, não foram poucas vezes).
vontade de rever. filme lindo e divertido demais! socorrrro
kar wai, eu te amo
A Primeira Noite de Um Homem
4.1 810 Assista Agoraum dos finais mais ambíguos de sempre. felize/lindo/melancólico/assustador, como o futuro, a vida: incerto.
rever esse filme no cinema ontem, depois de 4 anos da primeira sessão foi incrível!
Mãe Só Há Uma
3.5 407 Assista Agoraliberdade é pouco, o que desejo ainda não tem nome.
Joguem Fora Seus Livros e Saiam às Ruas
4.3 43Cinema no sentido mais puro e visceral possível. Fiquei perplexo na sessão.