É só uma questão de tempo para virar um clássico. Mas por hora, o filme não foi entendido por boa parte do público. Não se trata de uma obra mastigada. É necessário ir juntando as peças e ter um conhecimento prévio do assunto. Além do mais, é um filme muito simbólico. Vemos uma critica ao cristianismo, retratado como instituição opressora, elementos do satanismo (o bode por exemplo que é uma referência a baphomet), entre outros pontos. Deixo minha dica aqui para outros usuários, não é de filme de levar sustinhos, nem segue os clichês do genero. O filme é arrastado sim, mas bem amarrado, se você entender as entrelinhas. Feitas algumas observações, finalizo: o filme é ótimo, mas não é filme pra todo mundo.
Isso foi uma das melhores coisas que vi ultimamente. Não conhecia até agora o autor Kahlil Gibran, mas já estou pesquisando sobre ele (e estou gostando do que estou achando). O filme abordou a sensibilidade de uma forma muita cativante, nas palavras, nas imagens. Toda essa mistura gera um senso de contemplação e reflexão.
Acredito que muitas pessoas se identifiquem com o filme, por enfrentas aqueles mesmos dilemas. Amizade, traição, sofrimento, amadurecimento...quem não passou por isso? (Nem que seja apenas, vendo bem de perto). A meu ver, esses detalhes, tornaram o filme bem cativante.
Quem procurar o filme esse filme, esperando uma narração bíblica, ira se decepcionar. Essa diferença, no entanto, pra mim já era esperada. No texto original, temos uma descrição de Moisés, já com 80 anos e com a “língua pesada”. Não seria algo com um perfil muito cinematográfico. Ao invés disso, temos um general cético, bem kickass, no melhor estilo gladiador, o que não me parece ser coincidência. Acontece aquele mesmo problema dos filmes baseados em romances, no qual o publico diz: “o livro é muito melhor”. São mídias diferentes, logo, a comparação é inadequada. Se alguém comparar o filme com a Bíblia, incorrerá no mesmo problema. Mesmo com essas ressalvas, algumas coisas não me agradaram: eu gostaria de visto um processo mais amplo, no qual um general se transformou num profeta. Seria um argumento parecido com o protagonista de Dança com Lobos e depois copiado por Avatar. Essa evolução/transição do protagonista pode ser um clichê, mas alguns clichês funcionam bem.
Também teve algo que caiu bem: as crianças hebraicas (no filme) foram mortas, devido a profecia de um libertador nascido daquele povo. Moisés foi salvo e depois criado pela própria irmã. Seria razoável pensar que sua irmã o influenciaria sobre suas origens, incutindo em sua mente o conceito de escolhido, nacionalismo, religião, entre outras idéias, e não o deixasse crescer acreditando que é um egípcio. Pelo próprio biótipo do personagem, poderia ser concluído que ele não era um deles, embora gozasse de grande status. Alias, a maior parte do elenco remete mais a um europeu do que a um africano.
Por fim, senti falta de personagens coadjuvantes mais aprofundados. Parece que tudo girou em torno de Moisés e Ramsés. Ponto positivo: gostei muito do visual do filme e achei inusitado um Moisés meio agnóstico.
Quanto ao filme, ficou uma ideia na minha cabeça: 1 - Não captei a mensagem, ou 2 - Apenas pretensioso demais? Senti que faltou aquele dinamismo e clima envolvente presente nas ficções cientificas.
Visualmente, o filme é interessante. Porém, em se tratando de um filme do Del Toro, eu esperava personagens mais aprofundados. (Não tem jeito, quando eu soube que o diretor é o mesmo do Labirinto do Fauno, eu criei mais expectativas do que eu devia).
*Motocicletas na bolsa de valores. *Bruce se curando em 3 meses, sem nenhum médico, fisioterapia, operações ou medicamentos. *Como Bruce saiu do poço, e mesmo sem nenhum recurso ou dinheiro (lembrando que estava falido) chegou a Gotan que estava sitiada? *Faltando menos de 10 segundos para o bomba explodir, Batman escapa de uma explosão atômica.
Documentário fantástico, porem, quando eu terminei de ver, estava me sentindo a mal. Aqui existe sabedoria, existe loucura. Mas também existe muita tristeza.
O roteiro é simples, mas a grande sacada, foi a roupagem e a poesia que essa simplicidade recebeu. Dá uma certa nostalgia da infância, principalmente da facilidade com que nos apaixonamos nessa época. Mesmo que a inocência não exista, faz bem visualiza-la, nem que seja na ficção. E entre outras coisas, pras pessoas mais sensíveis, a arte, a ficção tornam a vida mais suportável.
O lado verídico da história (e do personagem) acaba passando uma dose de tristeza. Não vemos aqui o lirismo tradicional de Tornatore confrontando a realidade.
há pistas do suicídio. Há girada da câmera, trazendo a arma num foco de primeira pessoa, sugeri essa também essa ideia. Polanski poderia ser aqui, uma espécie de ceifador, um anjo da morte, ou apenas um funcionário burocrático do pós vida?
Histórias incompletas, amores inconclusos, tudo isso e outros sentimentos, sob o foco de um diretor buscando ideias... Parece que as vezes, o amor, o afeto, ou o sentimento em questão, é apenas o prólogo de uma separação inevitável. É a poesia na cinema, é a vida...
(gostei muita das mortes iniciais combinadas com a música e das cenas no interior da igreja, quando a se luz se decompunha nos vidros, dando aquela coloração viva)
e atuação me agradarão muito. A guerra por si só é insana.
Insana para aqueles que se acham no direito de matar e estuprar, e para as vitimas que arriscam a vida por causa de um retros de linha...momentos de crise fazem aflorar coisas belas e sujas. Pode causar covardia, e pode transformar um bêbado em herói.
É um documentário muito importante pra ajudar a formar uma opinião mais concisa sobre aquele escândalo. Pensei que o viés seguido fosse ser bem parcial, mas me enganei. Não exaltou, nem apedrejou Polanski. Mas talvez o mais importante disso, foi mostrar a sujeira da mídia e dos bastidores do julgamento.
Depois do beijo, único do filme, que se não me engano foi a unica cena a abordar a relação de forma mais explicita, vemos a Celie sorrir de uma forma tão verdadeira, tão doce...
Sinceramente, aquilo me pareceu tão real que não parecia atuação.
A qualidade de Tornatore é indiscutivel. É um filme tecnicamente muito bem conduzido, mas não passa muita emoção. Seria como ler um poema de métrica perfeita, porem com um conteúdo que não comove. Ainda não terminei a filmografia desse diretor, mas há outros filmes mais interessantes, alem de Cinema Paradiso, como 'A lenda do pianista do mar' e 'O homem das estrelas', ambos muito bons.
Tive a sensação, que pra quem não leu o livro, algumas coisas não foram bem explicadas ou abordadas. Mas mesmo assim, um bom filme, devido às suas ideias. Se um filme não te faz pensar ou sentir, talvez ela não mereça muito crédito.
Esse filme tem uma simplicidade cativante. A tristeza mostrada por trás da alegria que é ganha pão. Atuação e trilha sonora me chamaram muito a atenção. Eu apenas gostaria que tivesse sido mais abordado, o processo de auto-descobrimento do protagonista.
Não sei se estou certo na minha interpretação, mas no meio de vários temas abordadas, como tecnologia, a aurora do homem, o objetivo principal era mostrar a relação do homem com o universo, só que de forma vaga, usando elementos sensoriais, como a valsa de Strauss, as imagens e a cores psicodélicas. Suponho que Kubrick fez essa obra para ser sentida, e não explicada (assim como as pessoas não explicam a sensação que a música lhes causam, apenas sentem) logo há margem pra muitas interpretações diferentes. E ainda estou divagando sobre o monolito...
Respeito a opinião dos que gostaram. Sei também que uma versão cinematográfica sempre pecará pela ausência de alguns detalhes, se comparada a versão literária. Mas mesmo se eu não tivesse lido os 4 livros, eu teria percebido a falta de primor com a qual o filme foi feito. Os cenários foram muito simplistas, a coregrafia das batalhas foi ridícula, alem da atuação, que quase nada se salvou. Voltando ao enredo... Bem, não foram apenas detalhes que foram deixados pra trás; houveram também distorções no enredo que empobreceram a história. Não foi abordado de forma fidedigna
como a morte de Viviane, a forma superficial que Morgause foi abordada ( sua promiscuidade, praticamente não foi mostrada) e Kevin, o bardo, que posteriormente se tornou Merlin, nem apareceu no filme.
Uma história desse nível, deveria ter passado por uma superprodução, e ter sido dividida em uma trilogia, como "O senhor dos anéis" por exemplo. Os livros são fantásticos, mas com ou sem comparação com o mesmo, o filme é fraco e mal executado. Recomendo apenas a leitura.
Mas a ideia de 'Eu sou o protagonista louco/morto ou doente' já foi usada em 'O sexto sentido', 'Os outros','O amigo oculto', logo, ficou meio previsivel. Alem do mais, não gostei do uso descarado dos elementos de 'o iluminado', tanto nos escritos na parede, quanto na cena das duas meninas no corredor. Pegaram várias fórmulas de filmes de sucesso, e tentaram compilar em um único filme.
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraÉ só uma questão de tempo para virar um clássico. Mas por hora, o filme não foi entendido por boa parte do público. Não se trata de uma obra mastigada. É necessário ir juntando as peças e ter um conhecimento prévio do assunto.
Além do mais, é um filme muito simbólico. Vemos uma critica ao cristianismo, retratado como instituição opressora, elementos do satanismo (o bode por exemplo que é uma referência a baphomet), entre outros pontos.
Deixo minha dica aqui para outros usuários, não é de filme de levar sustinhos, nem segue os clichês do genero. O filme é arrastado sim, mas bem amarrado, se você entender as entrelinhas.
Feitas algumas observações, finalizo: o filme é ótimo, mas não é filme pra todo mundo.
O Profeta
4.2 43Isso foi uma das melhores coisas que vi ultimamente. Não conhecia até agora o autor Kahlil Gibran, mas já estou pesquisando sobre ele (e estou gostando do que estou achando). O filme abordou a sensibilidade de uma forma muita cativante, nas palavras, nas imagens. Toda essa mistura gera um senso de contemplação e reflexão.
O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas
3.7 260 Assista AgoraAcredito que muitas pessoas se identifiquem com o filme, por enfrentas aqueles mesmos dilemas.
Amizade, traição, sofrimento, amadurecimento...quem não passou por isso? (Nem que seja apenas, vendo bem de perto). A meu ver, esses detalhes, tornaram o filme bem cativante.
Êxodo: Deuses e Reis
3.1 1,2K Assista AgoraQuem procurar o filme esse filme, esperando uma narração bíblica, ira se decepcionar. Essa diferença, no entanto, pra mim já era esperada. No texto original, temos uma descrição de Moisés, já com 80 anos e com a “língua pesada”. Não seria algo com um perfil muito cinematográfico. Ao invés disso, temos um general cético, bem kickass, no melhor estilo gladiador, o que não me parece ser coincidência.
Acontece aquele mesmo problema dos filmes baseados em romances, no qual o publico diz: “o livro é muito melhor”. São mídias diferentes, logo, a comparação é inadequada. Se alguém comparar o filme com a Bíblia, incorrerá no mesmo problema.
Mesmo com essas ressalvas, algumas coisas não me agradaram: eu gostaria de visto um processo mais amplo, no qual um general se transformou num profeta. Seria um argumento parecido com o protagonista de Dança com Lobos e depois copiado por Avatar. Essa evolução/transição do protagonista pode ser um clichê, mas alguns clichês funcionam bem.
Também teve algo que caiu bem: as crianças hebraicas (no filme) foram mortas, devido a profecia de um libertador nascido daquele povo. Moisés foi salvo e depois criado pela própria irmã. Seria razoável pensar que sua irmã o influenciaria sobre suas origens, incutindo em sua mente o conceito de escolhido, nacionalismo, religião, entre outras idéias, e não o deixasse crescer acreditando que é um egípcio. Pelo próprio biótipo do personagem, poderia ser concluído que ele não era um deles, embora gozasse de grande status. Alias, a maior parte do elenco remete mais a um europeu do que a um africano.
Por fim, senti falta de personagens coadjuvantes mais aprofundados. Parece que tudo girou em torno de Moisés e Ramsés.
Ponto positivo: gostei muito do visual do filme e achei inusitado um Moisés meio agnóstico.
Oblivion
3.2 1,7K Assista AgoraQuanto ao filme, ficou uma ideia na minha cabeça:
1 - Não captei a mensagem, ou
2 - Apenas pretensioso demais?
Senti que faltou aquele dinamismo e clima envolvente presente nas ficções cientificas.
Círculo de Fogo
3.8 2,6K Assista AgoraVisualmente, o filme é interessante. Porém, em se tratando de um filme do Del Toro, eu esperava personagens mais aprofundados. (Não tem jeito, quando eu soube que o diretor é o mesmo do Labirinto do Fauno, eu criei mais expectativas do que eu devia).
Ted
3.1 3,4K Assista AgoraEm se tratando que o diretor é Seth MacFarlane, eu esperava
algo mais ácido.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
4.2 6,4K Assista AgoraNa minha opinião, a trilogia não foi bem acabada.
O filme é cheio de furos:
*Motocicletas na bolsa de valores.
*Bruce se curando em 3 meses, sem nenhum médico, fisioterapia, operações ou medicamentos.
*Como Bruce saiu do poço, e mesmo sem nenhum recurso ou dinheiro (lembrando que estava falido) chegou a Gotan que estava sitiada?
*Faltando menos de 10 segundos para o bomba explodir, Batman escapa de uma explosão atômica.
Estamira
4.3 375 Assista AgoraDocumentário fantástico, porem, quando eu terminei de
ver, estava me sentindo a mal.
Aqui existe sabedoria, existe loucura.
Mas também existe muita tristeza.
Moonrise Kingdom
4.2 2,1K Assista AgoraO roteiro é simples, mas a grande sacada, foi a roupagem e a poesia que essa simplicidade recebeu.
Dá uma certa nostalgia da infância, principalmente da facilidade com que nos apaixonamos nessa época. Mesmo que a inocência não exista, faz bem visualiza-la, nem que seja na ficção.
E entre outras coisas, pras pessoas mais sensíveis, a arte, a ficção tornam a vida mais suportável.
Estamos Todos Bem
4.2 54O lado verídico da história (e do personagem) acaba passando uma dose de tristeza. Não vemos aqui o lirismo tradicional de Tornatore confrontando a realidade.
É a realidade no seu estado mais cru: o protagonista se enveredando pela senilidade, os filhos atuando e escondendo seus segredos e suas vidas.
E mesmo assim, tudo isso junto na mão desse diretor, conseguiu passar uma beleza bem peculiar.
Uma Simples Formalidade
4.0 74Gostei bastante do filme. Dá várias possibilidades de interpretação.
De forma bem sútil, que geralmente só percebemos no fim do filme,
há
pistas do suicídio. Há girada da câmera, trazendo a arma num foco de primeira pessoa, sugeri essa também essa ideia.
Polanski poderia ser aqui, uma espécie de ceifador, um anjo da morte, ou apenas um funcionário burocrático do pós vida?
E por ultimo, é impressão minha,
ou o nome Onoff, é um trocadilho que sugeri a morte (on - off) do protagonista?
Além das Nuvens
3.7 24Histórias incompletas, amores inconclusos, tudo isso
e outros sentimentos, sob o foco de um diretor buscando ideias...
Parece que as vezes, o amor, o afeto, ou o sentimento em questão,
é apenas o prólogo de uma separação inevitável. É a poesia na cinema,
é a vida...
Árido Movie
3.6 206Um bom tutorial para aprender fazer um baseado, e só.
O resto se perdeu no meio do caminho, com uma história estranha
e um final mais ainda.
Flores do Oriente
4.2 774 Assista AgoraTanto os aspectos tecnicos, como a fotografia
(gostei muita das mortes iniciais combinadas com a música e das cenas no interior da igreja, quando a se luz se decompunha nos vidros, dando aquela coloração viva)
A guerra por si só é insana.
Insana para aqueles que se acham no direito de matar e estuprar, e para as vitimas que arriscam a vida por causa de um retros de linha...momentos de crise fazem aflorar coisas belas e sujas. Pode causar covardia, e pode transformar um bêbado em herói.
O filme é poético, é triste, é ótimo.
Polanski: Procurado e Desejado
3.8 12É um documentário muito importante pra ajudar a formar uma opinião mais concisa sobre aquele escândalo. Pensei que o viés seguido fosse ser bem parcial, mas me enganei. Não exaltou, nem apedrejou Polanski.
Mas talvez o mais importante disso, foi mostrar a sujeira da mídia e dos bastidores do julgamento.
A Cor Púrpura
4.4 1,4K Assista AgoraDentre muitas coisas, teve um detalhe que me impressionou muito.
Depois do beijo, único do filme, que se não me engano foi a unica cena a abordar a relação de forma mais explicita, vemos a Celie sorrir de uma forma tão verdadeira, tão doce...
Baarìa - A Porta do Vento
3.6 95A qualidade de Tornatore é indiscutivel. É um filme tecnicamente muito bem conduzido, mas não passa muita emoção. Seria como ler um poema
de métrica perfeita, porem com um conteúdo que não comove.
Ainda não terminei a filmografia desse diretor, mas há outros filmes mais interessantes, alem de Cinema Paradiso, como 'A lenda do pianista do mar' e 'O homem das estrelas', ambos muito bons.
1984
3.7 544 Assista AgoraTive a sensação, que pra quem não leu o livro, algumas coisas
não foram bem explicadas ou abordadas. Mas mesmo assim,
um bom filme, devido às suas ideias. Se um filme não te
faz pensar ou sentir, talvez ela não mereça muito crédito.
O Palhaço
3.6 2,2K Assista AgoraEsse filme tem uma simplicidade cativante. A tristeza mostrada
por trás da alegria que é ganha pão.
Atuação e trilha sonora me chamaram muito a atenção.
Eu apenas gostaria que tivesse sido mais abordado, o processo de auto-descobrimento do protagonista.
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraNão sei se estou certo na minha interpretação, mas no meio de vários temas abordadas, como tecnologia, a aurora do homem, o objetivo principal era mostrar a relação do homem com o universo, só que de forma vaga, usando elementos sensoriais, como a valsa de Strauss, as imagens e a cores psicodélicas.
Suponho que Kubrick fez essa obra para ser sentida, e não explicada (assim como as pessoas não explicam a sensação que a música lhes causam, apenas sentem) logo há margem pra muitas interpretações diferentes.
E ainda estou divagando sobre o monolito...
As Brumas de Avalon
3.6 336Respeito a opinião dos que gostaram. Sei também que uma versão cinematográfica sempre pecará pela ausência de alguns detalhes, se comparada a versão literária.
Mas mesmo se eu não tivesse lido os 4 livros, eu teria percebido a falta de primor com a qual o filme foi feito. Os cenários foram muito simplistas, a coregrafia das batalhas foi ridícula, alem da atuação, que quase nada se salvou. Voltando ao enredo...
Bem, não foram apenas detalhes que foram deixados pra trás; houveram também distorções no enredo que empobreceram a história.
Não foi abordado de forma fidedigna
a traição de Artur para com Avalon, e nem ao menos mostrou-se a inimizade dele para com Morgana
Muito pelo contrário, no filme, esse conflito nem aconteceu, e isso foi uma peça importante no desfecho da história.
Temos ainda outros pormenores
como a morte de Viviane, a forma superficial que Morgause foi abordada ( sua promiscuidade, praticamente não foi mostrada) e Kevin, o bardo, que posteriormente se tornou Merlin, nem apareceu no filme.
Uma história desse nível, deveria ter passado por uma superprodução, e ter sido dividida em uma trilogia, como "O senhor dos anéis" por exemplo.
Os livros são fantásticos, mas com ou sem comparação com o mesmo, o filme é fraco e mal executado. Recomendo apenas a leitura.
O Concerto
4.1 278 Assista AgoraSó a apresentação da orquestra, principalmente os improvisos de violino, aquilo
foi indescritível. Apenas um defeito
a pontuar: uma orquestra parada a 30 anos, e faz uma apresentação daquele nível sem um único ensaio?
A Casa dos Sonhos
3.2 1,4K Assista AgoraSeria um filme muito bom, se as ideias usadas fossem inéditas.
Mas a ideia de 'Eu sou o protagonista louco/morto ou doente' já foi
usada em 'O sexto sentido', 'Os outros','O amigo oculto', logo, ficou meio
previsivel. Alem do mais, não gostei do uso descarado dos elementos de 'o iluminado', tanto nos escritos na parede, quanto na cena das duas meninas no corredor.
Pegaram várias fórmulas de filmes de sucesso, e tentaram compilar em um único filme.