O filme teve a questão da 'coincidência forçada' (1+1), que apesar de ser muito improvável, não é impossível. Mas mesmo isso, não tira o efeito impactante do roteiro e da condução da trama. Achei o filme ótimo, e confesso que o trabalho desse diretor me deixou curioso.
Gostei muito da ideia, de cada diretor mostrar de forma sucinta, sua visão particular do amor ao cinema. Vários curtas foram bem chatinhos, mas me chamou o atenção, o curta do Walter Salles, que mostra que o Brasil tem uma cultura muito rica a oferecer, e que isso poderia ser mais explorado, já que nosso cinema se foca demais em regionalismo (apesar desse curta tb ter aspectos regionais, apresentando dois repentistas)e no lado sujo do país. O mais emotivo foi o do Iñarritu, e o mais divertido, provavelmente foi o do Polanski. Mas o que eu senti mais afinidade foi o Lars. Tem sempre um grande 'feládaputamiseravelepeçonhento' que não para de falar nas piores horas. Martelos fazem falta...rs
Esse filme tem um humor bem peculiar e discreto. Duelo de trio, frases de efeito (e de humor tb), tiros, reviravoltas, e ainda tem Clint atuando na sua área mais aclamada e essa trilha que impregna na cabeça. Desde o começo do filme desconfiei que fosse coisa do Morricone... Enfim, tem tudo que um Western precisa.
Achei que o filme valeu a pena, principalmente pela atuação do J. Phoenix. Mas o final foi bem previsivel, e não achei, tão chocante assim, como disseram abaixo. Se bem que, depois de ver 'Um filme sérvio', é dificil de ser espantar com alguma coisa.
que sempre morre (com Laurence Fishburne). Em filmes de guerra (ou com trechos de guerra), temos um negro morrendo em Forest Gump e Apolypse Now
. Em épicos, o mesmo acontece em 300 (dando origem ao bordão 'this is sparta). E ainda temos Rocky 4 e a Casa de cera. Humor a parte, nada mais a acrescentar. O filme é indispensavel a verdadeiros cinéfilos e um dos meus preferidos.
O filme tem uma atmosfera muito peculiar, talvez pelo tom meio noir e pela trilha sonora com enfoque nos metais, mas em hipotese alguma deixando o roteiro em segundo plano. Um pouco arrastado a inicio, mas o final faz valer a pena. Em Chinatown tudo pode acontecer, tudo pode ser abafado e ficar do jeito que já esta.
Há quem diga que os melhores (e o melhor) filmes italianos são do Fellini. Mas nesse caso discordo. Cinema Paradiso, na minha opinião, é o melhor filme italiano já feito, assim como meu preferido. (Isso sem falar na faixa 'Love Theme' de Ennio Morricone...)
Com todos os prós e contras, essa versão foi a que mais se aproximou dos quadrinhos. Batman não é um heroi politicamente correto. Ele é atormentado pela morte dos pais e tem um comportamento claramente psicopata, do tipo que tortura inimigos (não se preocupando com direitos humanos...rs). Mas mesmo assim, nesse filme, ele não conseguiu ser tão psicopata como o coringa. "Why so serious?"
Esse filme tem um enredo interessante, principalmente em relação a dois pontos: O excesso de importância dada a aparência; As referencias ao cristianismo, e de certa forma, sua negação. Quando ele aparece com as caixas de pizza, isso soa como uma referencia clara as tábuas de Moisés. Nesse mesmo momento, que ele declara as 'verdades desconhecidas' sobre a vida após a morte, ele fala sobre o homem do céu, entre outras coisas.Um mundo no século XXI que nunca ouviu falar sobre isso, e quando ouve pela primeira vez é uma mentira, assim como, quando ele de fato diz a verdade, diz que o homem do céu não existe... Ainda quando ele aparece com a imagem messiânica tradicional, do Jesus católico, com cabelos longos e barbudo, de fato, ele está deprimido, se comportando como um loser. Não que eu ir contra ou a favor do cristianismo, apenas penso em qual foi a mensagem real que o filme quis passar. Tirando esse ponto capcioso, gostei da idéia de alguém poder olhar a mundo além das aparências e de um ponto de vista superficial. Vale a pena ver o filme, mas com um olhar mais malicioso.
Quando eu citava esse filme entre amigos, me perguntavam: "é aquele da manteiga?" Estranho pensar que só isso tenha marcado o filme, embora a cena tenha sido muito forte na época.
Tem um "Q" de Amélie, como vários já citaram e sem perder suas particularidades. Realmente emotivo. Indispensável para quem busca sensibilidade no cinema sem ser clichê ou agua com açúcar.
Esse filme é uma boa opção perto dos filmes de vampiros que vemos hoje. Não vemos extremos de apenas um ser sanguinário, ou de seres ridículos e brilhantes. Tem enredo e sensibilidade na medida certa. Dos que vi até hoje, os melhores ainda são Drácula de Bram Stocker, Entrevista com o vampiro e Deixe ela entrar.
Incêndios
4.5 1,9KO filme teve a questão da 'coincidência forçada' (1+1), que apesar
de ser muito improvável, não é impossível. Mas mesmo isso, não tira
o efeito impactante do roteiro e da condução da trama. Achei o filme
ótimo, e confesso que o trabalho desse diretor me deixou curioso.
Ensaio Sobre a Cegueira
4.0 2,5KMoralmente falando, uma porrada na cara.
Cada Um Com Seu Cinema
3.8 160Gostei muito da ideia, de cada diretor mostrar de forma
sucinta, sua visão particular do amor ao cinema.
Vários curtas foram bem chatinhos, mas me chamou o atenção,
o curta do Walter Salles, que mostra que o Brasil tem uma cultura muito
rica a oferecer, e que isso poderia ser mais explorado, já que nosso
cinema se foca demais em regionalismo (apesar desse curta tb ter aspectos regionais, apresentando dois repentistas)e no lado sujo do país.
O mais emotivo foi o do Iñarritu, e o mais divertido, provavelmente foi o
do Polanski. Mas o que eu senti mais afinidade foi o Lars. Tem sempre um
grande 'feládaputamiseravelepeçonhento' que não para de falar nas piores horas.
Martelos fazem falta...rs
Três Homens em Conflito
4.6 1,2K Assista AgoraEsse filme tem um humor bem peculiar e discreto.
Duelo de trio, frases de efeito (e de humor tb), tiros,
reviravoltas, e ainda tem Clint atuando na sua área mais aclamada e essa trilha
que impregna na cabeça. Desde o começo do filme desconfiei que fosse coisa do Morricone...
Enfim, tem tudo que um Western precisa.
Alligator: O Jacaré Gigante
2.6 206 Assista AgoraFiquei com medo um bom tempo
de entrar em piscinas na época...rs
8mm: Oito Milímetros
3.5 365 Assista AgoraAchei que o filme valeu a pena, principalmente pela atuação do J. Phoenix.
Mas o final foi bem previsivel, e não achei, tão chocante assim, como disseram abaixo.
Se bem que, depois de ver 'Um filme sérvio', é dificil de ser espantar
com alguma coisa.
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista AgoraÉ interessante ver aqui, o que hoje
é um clichê Hollywood (mas provavelmente na época não era)
do negro espalhafotoso,
que sempre morre (com Laurence Fishburne).
Em filmes de guerra (ou com trechos de guerra), temos um negro morrendo
em Forest Gump e Apolypse Now
(dando origem ao bordão 'this is sparta). E ainda temos Rocky 4 e
a Casa de cera.
Humor a parte, nada mais a acrescentar. O filme é indispensavel a verdadeiros
cinéfilos e um dos meus preferidos.
Boogie Nights: Prazer Sem Limites
4.0 551 Assista AgoraQue página hostil...rs
Até me diverti lendo as 'quase ofensas'abaixo...
Chinatown
4.1 636 Assista AgoraO filme tem uma atmosfera muito peculiar, talvez pelo tom meio noir e pela
trilha sonora com enfoque nos metais, mas em hipotese alguma deixando o roteiro em segundo plano.
Um pouco arrastado a inicio, mas o final faz valer a pena.
Em Chinatown tudo pode acontecer, tudo pode ser abafado e ficar do jeito que já esta.
O Homem Elefante
4.4 1,0K Assista AgoraEssa é a prova que um filme pode ser comovente,
sem apelar pra clichês e roteiros 'agua com açucar'.
Merecia o oscar.
Medo de Escuro
4.0 23Ótimo.
Cinema Paradiso
4.5 1,4K Assista AgoraHá quem diga que os melhores (e o melhor) filmes italianos
são do Fellini. Mas nesse caso discordo. Cinema Paradiso,
na minha opinião, é o melhor filme italiano já feito,
assim como meu preferido.
(Isso sem falar na faixa 'Love Theme' de Ennio Morricone...)
Vicky Cristina Barcelona
3.8 2,1KJuntando Barden, com lindas mulheres,
direção de Wood Allen, e fazendo parte da
trilha, Paco de Lucia, seria muito difícil
da errado...
Sr. Ninguém
4.3 2,7KExistem duas versões desse filme?
Keoma
4.0 83 Assista AgoraA trilha sonora não sai da cabeça...
Batman: O Cavaleiro das Trevas
4.5 3,8K Assista AgoraCom todos os prós e contras, essa versão
foi a que mais se aproximou dos quadrinhos.
Batman não é um heroi politicamente correto.
Ele é atormentado pela morte dos pais e tem
um comportamento claramente psicopata, do tipo que
tortura inimigos (não se preocupando com direitos humanos...rs).
Mas mesmo assim, nesse filme, ele não conseguiu ser tão
psicopata como o coringa.
"Why so serious?"
O Primeiro Mentiroso
3.4 809 Assista AgoraEsse filme tem um enredo interessante, principalmente em relação a dois pontos:
O excesso de importância dada a aparência;
As referencias ao cristianismo, e de certa forma, sua negação.
Quando ele aparece com as caixas de pizza, isso soa como uma referencia clara
as tábuas de Moisés. Nesse mesmo momento, que ele declara as 'verdades desconhecidas'
sobre a vida após a morte, ele fala sobre o homem do céu, entre outras coisas.Um mundo no século XXI que nunca ouviu falar sobre isso, e quando ouve pela primeira vez
é uma mentira, assim como, quando ele de fato diz a verdade, diz que o homem do céu não existe...
Ainda quando ele aparece com a imagem messiânica tradicional, do Jesus católico, com cabelos longos e barbudo, de fato, ele está deprimido, se comportando como um loser.
Não que eu ir contra ou a favor do cristianismo, apenas penso em qual foi a
mensagem real que o filme quis passar.
Tirando esse ponto capcioso, gostei da idéia de alguém poder olhar a mundo além das aparências e de um ponto de vista superficial.
Vale a pena ver o filme, mas com um olhar mais malicioso.
Último Tango em Paris
3.5 569Quando eu citava esse filme entre amigos,
me perguntavam: "é aquele da manteiga?"
Estranho pensar que só isso tenha marcado
o filme, embora a cena tenha sido muito forte
na época.
O Turista
3.3 3,3K Assista AgoraFraquinho...
Highlander: O Guerreiro Imortal
3.6 409 Assista AgoraA melhor trilha sonora de filme norte-americano
dos anos 80.
Mary e Max: Uma Amizade Diferente
4.5 2,4KTem um "Q" de Amélie, como vários já citaram
e sem perder suas particularidades. Realmente emotivo.
Indispensável para quem busca sensibilidade no cinema
sem ser clichê ou agua com açúcar.
O Vencedor
4.0 1,3K Assista AgoraA atuação de Bale foi ótima, já o enredo foi muito "mais do mesmo".
Deixa Ela Entrar
4.0 1,6KEsse filme é uma boa opção perto dos filmes de vampiros que vemos hoje. Não vemos extremos de apenas um ser sanguinário, ou de seres ridículos e brilhantes. Tem enredo e sensibilidade na medida certa. Dos que vi até hoje, os melhores ainda são Drácula de Bram Stocker, Entrevista com o vampiro e Deixe ela entrar.
O Libertino
3.4 302Poesia e depravação dá uma ótima mistura.