Não querendo fazer aqui um divã para desabafo mas eu fui o pior aluno da escola e me arrependo pouco das merdas que fiz, porém foi um processo natural que me levou a ser aquela pessoa a qual fui abandonando com o passar dos anos. E mesmo não me arrependendo tanto confesso que me envergonho de muitas coisas que fiz e opiniões que tinha. Continuo gostando do politicamente incorreto desde que ele não prejudique a vida do meu semelhante, e Gentili tenta levar o mundo na total contramão disso, esse cara é um brincante, e a mensagem desse filme não serve nem como piada ruim. É bom que assistamos como exemplo de tudo que deva ser combatido.
Parece que os anos afastados dos sets de cinema não fizeram bem a Neville. O diretor tentou imprimir em seu longa as características que trazia daquele cinema marginal e soft porn da sua época mas acabou não dando certo. Ele já não era um diretor formidável e depois disso então. Até torci e me parecia ser um bom filme, mas na cena inicial a bomba se anunciava. Tem uma qualidade ou outra mas muito pela minha boa vontade. Veja apenas pela curiosidade.
Revendo agora anos depois e é incrível o quanto esse filme é inteligente e democrático a ponto que mesmo tendo visto criança eu lembrava de quase tudo dele e tinha entendido muitíssimo bem. Andei dando uma pesquisado e quanto mais aprendo sobre ele, mais o acho admirável. Um projeto grandioso que surgiu de forma curiosa e juntou um bando de profissionais incríveis além de ter revelado toda uma geração de atores, além de claro, ter sido uma oportunidade pra muita gente. O mais importante mesmo na revisão foi poder tê-lo entendido melhor visualmente, cinematograficamente. O uso de câmeras, movimentos, rimas. Falar mais que isso é chover no molhado, só temos a agradecer!
Os comentários nesse filme são muito acalorados e por consequência perdem o sentido em algumas oportunidades. As comparações com Tarantino por exemplo são bem incabíveis, até pelo fato de que o a única ligação entre esse filme e Tarantino (o exagero com sangue) não é o seu problema, nem de longe. Um comentário abaixo dizia que as críticas a esse filme estão sendo sobretudo de machos e por ser um filme dirigido por uma mulher. Pois bem, gostaria de deixar bem claro que não é por eu ser um macho, nem pela diretora ser uma mulher, mas que o filme é bem ruim sim. Até tem suas qualidades com a fotografia extremamente saturada, algumas boas rimas visuais, mas fica por aí. O elenco é exagerado, o roteiro é fraquíssimo e apesar de alguns bons momentos o filme não consegue ser salvo. A frustração foi ainda maior por tê-lo assistido numa sessão de arte. Recomendo que veja, mas esperando um filme nonsense de ação.
Pago maior pau pros dois filmes anteriores do Halder Gomes e fiquei bem frustrado quando vi este seu novo projeto. Acabei vendo agora e gente, que derrota! Salva-se uma ou outra piada isolada, de resto é um desastre jurássico. Tenha dó!
É ainda mais decepcionante por eu ter curtido o anterior, mas o roteiro desse aqui é surrealmente sem noção. Torcer pra que não haja orçamento pra uma sequência. Definitivamente, já deu!
Um jogo psicológico de relações familiares, amor, paixão, atração, afeto. De uma força extrema o sofrimento de Lola, a dor de Doc e a juventude de Marie. Burt Lancaster em grande atuação e Shirley Booth logo em meu primeiro filme com ela, se fazendo conhecida, que atuação! Grande filme, merece ser mais conhecido.
Antes da Disney comprar a LucasFilm e se tornar dona de Star Wars, ela quis pegar carona no sucesso da franquia que se iniciava, junto com Star Trek que também lançava seu primeiro produto para o cinema. E esse filme é exatamente uma submistura dessas duas franquias de sucesso, mas com uma exagerada dose de ruindade. Imitação batata sem trazer nada de novidade. Se escora num elenco estelar de boas figuras em bons momentos e alguns detalhes interessantes de narrativa. Mas de resto, é completamente dispensável. Veja apenas por curiosidade.
Mais uma ótima parceria entre Jason Reitman e Diablo Cody. Falem deles o que quiserem, são irregulares sim, mas quando acertam fazem bonito, e aqui eles acertaram. Como cereja do bolo Charlize Theron traz o elemento que eles precisavam pra fazer deste projeto um ótimo filme, e a força dessa interpretativa dessa mulher contribui demais pra esse filme ser quem é. É um produto tão bom que te engana ao ponto de querer abandoná-lo até você se dar conta que aquele mesmo elemento que mais te incomodou, era na verdade a porção mais genial do filme. O elenco de apoio também está ótimo com destaque pra Mackenzie Davis e pro elenco mirim, ótimos! É um filme desromantizador da maternidade, e cumpre muito bem o seu papel, ao passo que mostra um pai bananão. Eu não o acusaria tanto, é fato que ele não cumpria bem o que lhe cabia, mas também não era nenhum maldoso, tá mais pra idiota mesmo. O melhor é que o fator surpresa no final é entregue com sutileza tamanha que o espectador desatento perde completamente e vai ficar boiando até ler alguma explicação por aí ou rever o filme. Ótimo!
Noites de Cabíria adaptado para a Nova York dos anos 60 e em forma de musical. Quanto a narrativa não há muito o que acrescentar, Fosse adaptou o texto de Fellini ao teatro e pouco tempo depois ao cinema. Para assistir ao filme deve-se compreender que temos um profissional de teatro estreando na realização de um longa solo. Fica aquela sensação que cabia uma enxugada em alguns elementos ao passo que as longas canções e coreografias são incrivelmente bem feitas e muito magnéticas. O elenco também ajuda com destaque é claro pra doce MacLaine que encarna tão bem nossa amável protagonista. Apesar de alguns detalhes, um ótimo filme!
Uma releitura sensível de Édipo Rei mas ainda mais complicada pelo filho ter sido criado pela mãe, fico com uma sensação estranhíssima. Mas sim, tudo é feio de forma muito simples, sem apelo narrativo ou imagético, bem ao competente modo de Louis Malle. Um ótimo elenco e grande produção, confiram!
Fritz Lang era tão grandioso que mesmo não estando em sua melhor forma fez um filmaço. A trama de espionagem retratava anos antes da época que foi lançada e de forma muito interessante politicamente. Tem também um romance e uma pitada de mistério. Um ótimo elenco quase sempre em boas performances. Vale a vista.
Junto com Emily Blunt sai parte da inspiração de Taylor Sheridan e q experiência grandiosa de Villeneuve, em compensação entra em campo um maior desenvolvimento do personagem de Benicio del Toro e a inventividade do Sollima do século XXI. Na verdade Sheridan está mais voltado a seus projetos pessoais, não sei de onde saiu a ideia desse roteiro mas não imagino que fossem planos dele, agora pode até haver planos pra um terceiro, além de que o fato de não poder contar com a personagem da Blunt também mude drasticamente o caminho do disparo. Também temos Brolin novamente grandioso e os bons coadjuvantes, a trama mantém a linha e trata sobre crime e honra. A câmera e som continuam muito bons. Repito que não tem o nível do primeiro, mas é suficientemente bom pra agradar.
Já fui assistir com olho torto por estar dublado no festival Varilux, o traço é bonitinho e a narrativa bacana mas seria impossível sustentar um longa, beiraria a tortura. Ainda bem que é episódico, só descobri enquanto assistia. São três historinhas simples mas bem bacaninhas com boas mensagens e piadas. Se existirem mais episódios, me interessa!
O bacana desse filme é que Morgan havia perdido seu apreço pela vida humana e como trauma pelo sofrimento que passou, matava bandidos e vivia das recompensas pelas cabeças destes. Foi preciso um Xerife inexperiente para fazê-lo voltar ao senso do correto e da justiça. Tem uma trama convincente e bons romances. Henry Fonda grandioso como sempre. Ótima experiência!
Revisando novamente quase dez anos depois e continua ótimo, lembrava do filme quase todo mas não tão claramente. Tão incríveis quanto o título são os elementos a narrativa que seguem total coerência entre si, desde a família, seus poderes e situação de aposentadoria, até o vilão e sua motivação, passando pelo desenvolvimento da trama até a ótima resolução. O texto passa uma mensagem muito bacana com uma animação visualmente muito agradável e com uma trilha sonora excelente. Apesar de ter visto com a dublagem original dessa vez, o release legenda utilizava os nomes nacionais dos personagens que eu acho ridículos, mas é apenas um detalhe, deixa até a coisa mais engraçada. Vamos ao próximo!
Apesar de não ter mais Julia Roberts outros dois personagens do filme anterior se unem aos onze pra completar treze, um deles é o outrora vilão Terry Benedict que se junta ao grupo pra prejudicar alguém maior. Esse daqui é um pouco melhor que o anterior, não considero um final digno pra saga mas é sim um filme bacana. A motivação e planos são novamente fracos mas o saudosismo em estar vendo o grupo junto provavelmente pela última vez é muito forte, também é cheio de ótimas referências ao original assim como os anteriores. Bem, é isso. Fiz a maratona pra ver o das meninas e acabei perdendo no cinema. Fica pra depois.
O fim do filme anterior diferente do de 1960 não só foi mais positivo assim como deu espaço pra uma sequência como esse. E se onze já era demais, imagine doze?! Mas a brincadeira serve apenas para dar título ao filme caminhando com sequência numérica, até pelo fato de que o décimo segundo homem (nunca havia me dado conta disso) é a Julia Roberts, que interpreta a sempre presente sra Ocean. Mas o aumento do número não se limita a botar mais um protagonista na roda, ele se dá ao trabalho de afundar um pouco a história. Continua divertida e charmosa, a gente até aceita as motivações bobas e tudo mais, mas Roberts interpretando Roberts? É brincadeira. Vamos ao último!
Acho que Soderbergh fez uma boa escolha em resgatar essa trama, melhorou em alguns pontos, pecou em outros, não conseguiu ascender a história a status de obra prima mas deu uma boa requentada para melhor encaixar em seu tempo. O filme apesar de ser mais democrático em dar atenção aos onze, ainda peca nesse ponto. O início desse é um pouco mais dramático e o processo de recrutamento dos personagens (igualmente interpretados por um elenco estelar) é assim como no anterior, bastante agradável. O assalto é menos exagerado e um pouco mais próximo de uma possível realidade, de um modo ou de outro acaba deixando a brincadeira com mais crédito. As referências ao original são ótimas, em citações, aparições e piadas. Muito bom!
O assalto é extremamente mirabolante e nada crível, além de que o grupo de onze é exageradamente grande, a metragem não consegue comportar a todos, mesmo dando mais atenção a uns que a outros o que é normal, é impraticável dar o mínimo de atenção aos onze que dão título ao longa. Mas é muito bacana acompanhar o processo de junção deles, suas motivações, atrapalhamentos, até chegar àquele final excelente, as trocas de olhares são impagáveis! Por meio desse filme é que conheci o Rat Pack, a junção de músicos e de vários show man não é por acaso. Ótima experiência!
Primeira direção da dupla de ex-namorados Abby Kohn e Marc Silverstein, depois de anos de parcerias apenas como roteiristas. Na verdade é o primeiro filme deles que assisto, e gostei da dose de besteira e leveza no roteiro, sem ser pretensioso e alcançando alguns pontos que talvez nem imaginasse em chegar. Gostei muito do elenco, apesar da Williams desperdiçada naquele papel, e a protagonista é ótima. Eu desgostaria do filme se ele fosse até o fim sem ela voltar ao normal, mas o retorno mostra as verdades qualidades da mensagem final. Agradável!
Uma proposta simples, um diretor sensível, uma personagem grandiosa e nada mais, a junção desses elementos resulta numa puta experiência fílmica. Aqui pouco importa o que realmente é história ou que é encenado, mas as sensações que o filme nos causa, e a inevitável comoção.
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola
2.5 340Não querendo fazer aqui um divã para desabafo mas eu fui o pior aluno da escola e me arrependo pouco das merdas que fiz, porém foi um processo natural que me levou a ser aquela pessoa a qual fui abandonando com o passar dos anos. E mesmo não me arrependendo tanto confesso que me envergonho de muitas coisas que fiz e opiniões que tinha. Continuo gostando do politicamente incorreto desde que ele não prejudique a vida do meu semelhante, e Gentili tenta levar o mundo na total contramão disso, esse cara é um brincante, e a mensagem desse filme não serve nem como piada ruim. É bom que assistamos como exemplo de tudo que deva ser combatido.
A Frente Fria que a Chuva Traz
2.5 152 Assista AgoraParece que os anos afastados dos sets de cinema não fizeram bem a Neville. O diretor tentou imprimir em seu longa as características que trazia daquele cinema marginal e soft porn da sua época mas acabou não dando certo. Ele já não era um diretor formidável e depois disso então. Até torci e me parecia ser um bom filme, mas na cena inicial a bomba se anunciava. Tem uma qualidade ou outra mas muito pela minha boa vontade. Veja apenas pela curiosidade.
Dona Flor e Seus Dois Maridos
2.9 49Simplesmente desnecessário. Até parece que era bem intencionado, parte do elenco tá até esforçado. Mas não precisava mesmo, vejo pq sou curioso.
Cidade de Deus
4.2 1,8K Assista AgoraRevendo agora anos depois e é incrível o quanto esse filme é inteligente e democrático a ponto que mesmo tendo visto criança eu lembrava de quase tudo dele e tinha entendido muitíssimo bem. Andei dando uma pesquisado e quanto mais aprendo sobre ele, mais o acho admirável. Um projeto grandioso que surgiu de forma curiosa e juntou um bando de profissionais incríveis além de ter revelado toda uma geração de atores, além de claro, ter sido uma oportunidade pra muita gente. O mais importante mesmo na revisão foi poder tê-lo entendido melhor visualmente, cinematograficamente. O uso de câmeras, movimentos, rimas. Falar mais que isso é chover no molhado, só temos a agradecer!
Vingança
3.2 582 Assista AgoraOs comentários nesse filme são muito acalorados e por consequência perdem o sentido em algumas oportunidades. As comparações com Tarantino por exemplo são bem incabíveis, até pelo fato de que o a única ligação entre esse filme e Tarantino (o exagero com sangue) não é o seu problema, nem de longe. Um comentário abaixo dizia que as críticas a esse filme estão sendo sobretudo de machos e por ser um filme dirigido por uma mulher. Pois bem, gostaria de deixar bem claro que não é por eu ser um macho, nem pela diretora ser uma mulher, mas que o filme é bem ruim sim. Até tem suas qualidades com a fotografia extremamente saturada, algumas boas rimas visuais, mas fica por aí. O elenco é exagerado, o roteiro é fraquíssimo e apesar de alguns bons momentos o filme não consegue ser salvo. A frustração foi ainda maior por tê-lo assistido numa sessão de arte. Recomendo que veja, mas esperando um filme nonsense de ação.
Os Parças
2.1 179Pago maior pau pros dois filmes anteriores do Halder Gomes e fiquei bem frustrado quando vi este seu novo projeto. Acabei vendo agora e gente, que derrota! Salva-se uma ou outra piada isolada, de resto é um desastre jurássico. Tenha dó!
Jurassic World: Reino Ameaçado
3.4 1,1K Assista AgoraÉ ainda mais decepcionante por eu ter curtido o anterior, mas o roteiro desse aqui é surrealmente sem noção. Torcer pra que não haja orçamento pra uma sequência. Definitivamente, já deu!
A Cruz da Minha Vida
3.9 23Um jogo psicológico de relações familiares, amor, paixão, atração, afeto. De uma força extrema o sofrimento de Lola, a dor de Doc e a juventude de Marie. Burt Lancaster em grande atuação e Shirley Booth logo em meu primeiro filme com ela, se fazendo conhecida, que atuação! Grande filme, merece ser mais conhecido.
Fala Sério, Mãe!
3.1 278Ainda tô me perguntando por qual motivo assisti.
O Buraco Negro
2.8 40 Assista AgoraAntes da Disney comprar a LucasFilm e se tornar dona de Star Wars, ela quis pegar carona no sucesso da franquia que se iniciava, junto com Star Trek que também lançava seu primeiro produto para o cinema. E esse filme é exatamente uma submistura dessas duas franquias de sucesso, mas com uma exagerada dose de ruindade. Imitação batata sem trazer nada de novidade. Se escora num elenco estelar de boas figuras em bons momentos e alguns detalhes interessantes de narrativa. Mas de resto, é completamente dispensável. Veja apenas por curiosidade.
Tully
3.9 562 Assista AgoraMais uma ótima parceria entre Jason Reitman e Diablo Cody. Falem deles o que quiserem, são irregulares sim, mas quando acertam fazem bonito, e aqui eles acertaram. Como cereja do bolo Charlize Theron traz o elemento que eles precisavam pra fazer deste projeto um ótimo filme, e a força dessa interpretativa dessa mulher contribui demais pra esse filme ser quem é. É um produto tão bom que te engana ao ponto de querer abandoná-lo até você se dar conta que aquele mesmo elemento que mais te incomodou, era na verdade a porção mais genial do filme. O elenco de apoio também está ótimo com destaque pra Mackenzie Davis e pro elenco mirim, ótimos! É um filme desromantizador da maternidade, e cumpre muito bem o seu papel, ao passo que mostra um pai bananão. Eu não o acusaria tanto, é fato que ele não cumpria bem o que lhe cabia, mas também não era nenhum maldoso, tá mais pra idiota mesmo. O melhor é que o fator surpresa no final é entregue com sutileza tamanha que o espectador desatento perde completamente e vai ficar boiando até ler alguma explicação por aí ou rever o filme. Ótimo!
Charity, Meu Amor
3.9 53Noites de Cabíria adaptado para a Nova York dos anos 60 e em forma de musical. Quanto a narrativa não há muito o que acrescentar, Fosse adaptou o texto de Fellini ao teatro e pouco tempo depois ao cinema. Para assistir ao filme deve-se compreender que temos um profissional de teatro estreando na realização de um longa solo. Fica aquela sensação que cabia uma enxugada em alguns elementos ao passo que as longas canções e coreografias são incrivelmente bem feitas e muito magnéticas. O elenco também ajuda com destaque é claro pra doce MacLaine que encarna tão bem nossa amável protagonista. Apesar de alguns detalhes, um ótimo filme!
O Sopro do Coração
4.0 97Uma releitura sensível de Édipo Rei mas ainda mais complicada pelo filho ter sido criado pela mãe, fico com uma sensação estranhíssima. Mas sim, tudo é feio de forma muito simples, sem apelo narrativo ou imagético, bem ao competente modo de Louis Malle. Um ótimo elenco e grande produção, confiram!
O Grande Segredo
3.7 23 Assista AgoraFritz Lang era tão grandioso que mesmo não estando em sua melhor forma fez um filmaço. A trama de espionagem retratava anos antes da época que foi lançada e de forma muito interessante politicamente. Tem também um romance e uma pitada de mistério. Um ótimo elenco quase sempre em boas performances. Vale a vista.
Sicario: Dia do Soldado
3.5 234 Assista AgoraJunto com Emily Blunt sai parte da inspiração de Taylor Sheridan e q experiência grandiosa de Villeneuve, em compensação entra em campo um maior desenvolvimento do personagem de Benicio del Toro e a inventividade do Sollima do século XXI. Na verdade Sheridan está mais voltado a seus projetos pessoais, não sei de onde saiu a ideia desse roteiro mas não imagino que fossem planos dele, agora pode até haver planos pra um terceiro, além de que o fato de não poder contar com a personagem da Blunt também mude drasticamente o caminho do disparo. Também temos Brolin novamente grandioso e os bons coadjuvantes, a trama mantém a linha e trata sobre crime e honra. A câmera e som continuam muito bons. Repito que não tem o nível do primeiro, mas é suficientemente bom pra agradar.
A Raposa Má
3.8 23Já fui assistir com olho torto por estar dublado no festival Varilux, o traço é bonitinho e a narrativa bacana mas seria impossível sustentar um longa, beiraria a tortura. Ainda bem que é episódico, só descobri enquanto assistia. São três historinhas simples mas bem bacaninhas com boas mensagens e piadas. Se existirem mais episódios, me interessa!
O Homem dos Olhos Frios
4.0 35O bacana desse filme é que Morgan havia perdido seu apreço pela vida humana e como trauma pelo sofrimento que passou, matava bandidos e vivia das recompensas pelas cabeças destes. Foi preciso um Xerife inexperiente para fazê-lo voltar ao senso do correto e da justiça. Tem uma trama convincente e bons romances. Henry Fonda grandioso como sempre. Ótima experiência!
Os Incríveis
3.9 1,1K Assista AgoraRevisando novamente quase dez anos depois e continua ótimo, lembrava do filme quase todo mas não tão claramente. Tão incríveis quanto o título são os elementos a narrativa que seguem total coerência entre si, desde a família, seus poderes e situação de aposentadoria, até o vilão e sua motivação, passando pelo desenvolvimento da trama até a ótima resolução. O texto passa uma mensagem muito bacana com uma animação visualmente muito agradável e com uma trilha sonora excelente. Apesar de ter visto com a dublagem original dessa vez, o release legenda utilizava os nomes nacionais dos personagens que eu acho ridículos, mas é apenas um detalhe, deixa até a coisa mais engraçada. Vamos ao próximo!
Treze Homens e um Novo Segredo
3.5 274 Assista AgoraApesar de não ter mais Julia Roberts outros dois personagens do filme anterior se unem aos onze pra completar treze, um deles é o outrora vilão Terry Benedict que se junta ao grupo pra prejudicar alguém maior. Esse daqui é um pouco melhor que o anterior, não considero um final digno pra saga mas é sim um filme bacana. A motivação e planos são novamente fracos mas o saudosismo em estar vendo o grupo junto provavelmente pela última vez é muito forte, também é cheio de ótimas referências ao original assim como os anteriores. Bem, é isso. Fiz a maratona pra ver o das meninas e acabei perdendo no cinema. Fica pra depois.
Doze Homens e Outro Segredo
3.4 367 Assista AgoraO fim do filme anterior diferente do de 1960 não só foi mais positivo assim como deu espaço pra uma sequência como esse. E se onze já era demais, imagine doze?! Mas a brincadeira serve apenas para dar título ao filme caminhando com sequência numérica, até pelo fato de que o décimo segundo homem (nunca havia me dado conta disso) é a Julia Roberts, que interpreta a sempre presente sra Ocean. Mas o aumento do número não se limita a botar mais um protagonista na roda, ele se dá ao trabalho de afundar um pouco a história. Continua divertida e charmosa, a gente até aceita as motivações bobas e tudo mais, mas Roberts interpretando Roberts? É brincadeira. Vamos ao último!
Onze Homens e um Segredo
3.8 645 Assista AgoraAcho que Soderbergh fez uma boa escolha em resgatar essa trama, melhorou em alguns pontos, pecou em outros, não conseguiu ascender a história a status de obra prima mas deu uma boa requentada para melhor encaixar em seu tempo. O filme apesar de ser mais democrático em dar atenção aos onze, ainda peca nesse ponto. O início desse é um pouco mais dramático e o processo de recrutamento dos personagens (igualmente interpretados por um elenco estelar) é assim como no anterior, bastante agradável. O assalto é menos exagerado e um pouco mais próximo de uma possível realidade, de um modo ou de outro acaba deixando a brincadeira com mais crédito. As referências ao original são ótimas, em citações, aparições e piadas. Muito bom!
Onze Homens e um Segredo
3.7 57 Assista AgoraO assalto é extremamente mirabolante e nada crível, além de que o grupo de onze é exageradamente grande, a metragem não consegue comportar a todos, mesmo dando mais atenção a uns que a outros o que é normal, é impraticável dar o mínimo de atenção aos onze que dão título ao longa. Mas é muito bacana acompanhar o processo de junção deles, suas motivações, atrapalhamentos, até chegar àquele final excelente, as trocas de olhares são impagáveis! Por meio desse filme é que conheci o Rat Pack, a junção de músicos e de vários show man não é por acaso. Ótima experiência!
Sexy Por Acidente
3.2 311 Assista AgoraPrimeira direção da dupla de ex-namorados Abby Kohn e Marc Silverstein, depois de anos de parcerias apenas como roteiristas. Na verdade é o primeiro filme deles que assisto, e gostei da dose de besteira e leveza no roteiro, sem ser pretensioso e alcançando alguns pontos que talvez nem imaginasse em chegar. Gostei muito do elenco, apesar da Williams desperdiçada naquele papel, e a protagonista é ótima. Eu desgostaria do filme se ele fosse até o fim sem ela voltar ao normal, mas o retorno mostra as verdades qualidades da mensagem final. Agradável!
Lembro Mais dos Corvos
3.8 12Uma proposta simples, um diretor sensível, uma personagem grandiosa e nada mais, a junção desses elementos resulta numa puta experiência fílmica. Aqui pouco importa o que realmente é história ou que é encenado, mas as sensações que o filme nos causa, e a inevitável comoção.