Estou cada vez mais nutrindo um amor incondicional pelo cinema pernambucano. Ele vêm trazendo elementos do Cinema Novo com toda aquela ideia de mostrar a instabilidade racial e classista no Brasil, acrescentando ficcionalidades e simbologias, colocando essas “brasilidades” no audiovisual de um jeito lindo e necessariamente poético.
A respeito dos atores não serem considerados "profissionais", acho interessante frisar que eles tiveram uma entrega sim, e também um trabalho de construção de personagens, o próprio diretor, Tiago Melo, deixa isso claro em uma entrevista.
Azougue Nazaré é um símbolo de urgência e de tolerância no meio dessa bagunça em que se encontra o país.
O filme é carregado de silêncios, vazios... e os intervalos colocados entre os capítulos nos permite preencher, sem a necessidade de explicar tudo. Com cenas bem desenhadas e costuras precisas, esse é o tipo de filme que não precisa tagarelar, as imagens falam.
E embora o relacionamento homoafetivo tenha sua importância na trama, o foco do filme vai bem além, tratando sobre questões de como descobrir suas verdadeiras identidades sem precisar apagar o passado, ou seja, o filme consegue ao mesmo tempo naturalizar uma relação entre duas pessoas do mesmo sexo e tratar de um tema universal, onde você não precisa ser necessariamente homossexual para se identificar.
Uma crise existencial com pitadas de comédia ou uma comédia com pitadas de crise existencial. Enfim, só sei que o filme é muito lindo e muito se deve a sua mise-en-scène.
Como apaixonado pela mímica que sou, e artista de teatro, esse filme é obrigatório na minha lista de favoritos. Ele tem em cena não um, mais dois dos maiores mímicos do mundo, Etienne Decroux e Jean-Louis Barrault. E ainda homenageiam um outro mímico, o Jean-Gaspard Deburau com a personagem Baptiste.
Apesar dos diálogos delicados e melancólicos, fruto do realismo poético francês, o filme carrega um símbolo de resistência à censura, onde a história é ambientada no período em que os atores estavam proibidos de usarem a fala no teatro, e com isso a pantomima se tornou a solução de muitos artistas, que acabaram intensificando sua arte no meio de tanta injustiça, sem falar que foi gravado durante a ocupação nazista.
Então temos aqui uma obra muito importante para o cinema!
Eu vejo esse filme fortemente como uma metáfora sobre a depressão em que se encontra a protagonista, e além disso, discute relações de pertencimento. Pra quem espera um terror com muitos sustos, vá com calma, a ideia aqui é outra, pois o terror apenas faz parte da composição da história.
A solidão geralmente é vista como algo negativo, mas o que Christopher McCandless procurava era uma solidão renovadora, e a trilha sonora é uma das coisas mais valiosas desse filme (vai ficar pra sempre na minha playlist). Eddie Vedder consegue transmitir nas suas melodias um conforto pra solidão.
Esse filme é uma EXPERIÊNCIA, mexeu muito com o meu sensorial e com suas paisagens mostradas na tela me fazendo viajar com o Christopher.
Por isso quem gosta do filme se identifica de algum modo ou tem curiosidade no assunto ou apenas tem empatia pelo protagonista. Pra quem acha essa atitude dele uma perca de tempo, muito provavelmente vai reprova-lo, infelizmente.
Her me deixa entusiasmado com seus diálogos, suas cores, sua simplicidade, o estilo das personagens e sua estética que foge um pouco do realismo.
Esse filme tinha me chamado atenção só pela cor do cartaz, que inclusive esse vermelho está presente em todo o filme. Essa paleta de cores ficou maravilhosa. Meus olhos agradecem.
A ideia de fazer um futuro próximo sem carros voadores e "aviões terrestres", mostra que o simples se torna grande sem precisar de muito.
E por fim o enredo, que completa essa obra de arte, onde eu vejo que não é um filme de amor, mas é um filme que fala SOBRE o amor de uma forma que lhe permite variadas leituras, onde eu pude ver que ele, o personagem Theodore,
depois de sua separação perdeu a esperança no amor, tornando-se uma pessoa insegura e por isso, passou a viver isolado, mas após conhecer a Voz do computador (Samantha) que era a "pessoa" ideal, começou a achar que estava apaixonado por ela, por que ela nunca iria lhe decepcionar, pois foi ele mesmo quem a programou a partir dos seus gostos, ou seja, ele passou a se conhecer melhor e a gostar disso, mas sem perceber. E então após o término dessa relação, ele estava pronto para viver algum relacionamento novamente, ficou mais aberto para o amor.
Muitas pessoas não gostam de um filme de terror, pois já vão assistir esperando aparecer o feio, o grotesco, ou seja, a mesmice, que está presente em muitos filmes.
E a grande sacada do filme A Bruxa de Blair é exatamente o fato da própria criatura que dá nome a este filme não aparecer em nenhum momento, criando um realismo assustador.
Qualquer barulho faz com que você fique sem ação, pois não tem ideia do que estar por vir.
Assisti esse filme com um sorriso do início ao fim. :D
Gene Kelly me divertiu, me encantou, me ensinou e me inspirou.
A maioria aqui deve estar careca de saber a história do filme, pois é um clássico, mas eu só assisti pela primeira vez em 2015 e isso não tem importância nenhuma, pois nunca é tarde para apreciar uma arte. E ainda começou a chover na minha cidade quando eu estava assistindo, parece bobo, mais foi inexplicável para mim. Não preciso nem mais explicar o quanto eu gostei.
O Iluminado não me cativou pela história em si, mas sim pela forma como ela é mostrada, com trilhas sonoras incríveis, cenários enigmáticos e o perfeccionismo de Kubrick.
É um filme que foge do comum, que deve ser visto usando o pensamento lateral, ou seja, pensar naquilo que não estamos vendo e que esconde, quase sempre, o outro lado da verdade. Stanley Kubrick me levou pra um labirinto infinito, deixando um espaço enorme pra minha imaginação.
E pra completar essa obra-prima ainda tem o Jack Nicholson, esse cara é uma inspiração pra mim.
Indico também o documentário Room 237: http://filmow.com/o-labirinto-de-kubrick-t52013/ Os caras lá viajam um pouco, mas possui muitas teorias plausíveis pra entender melhor o que esse filme quer passar.
Um clássico! ... Eu tava assistindo no corujão da globo ano passado, e bem na hora que a mulher assiste o vídeo no filme, o canal na TV de casa ficou estranha com uns ruídos e imagem ruim, fui dormir na hora... eu hein.
Azougue Nazaré
3.9 34Estou cada vez mais nutrindo um amor incondicional pelo cinema pernambucano. Ele vêm trazendo elementos do Cinema Novo com toda aquela ideia de mostrar a instabilidade racial e classista no Brasil, acrescentando ficcionalidades e simbologias, colocando essas “brasilidades” no audiovisual de um jeito lindo e necessariamente poético.
A respeito dos atores não serem considerados "profissionais", acho interessante frisar que eles tiveram uma entrega sim, e também um trabalho de construção de personagens, o próprio diretor, Tiago Melo, deixa isso claro em uma entrevista.
Azougue Nazaré é um símbolo de urgência e de tolerância no meio dessa bagunça em que se encontra o país.
Praia do Futuro
3.4 932 Assista AgoraO filme é carregado de silêncios, vazios... e os intervalos colocados entre os capítulos nos permite preencher, sem a necessidade de explicar tudo. Com cenas bem desenhadas e costuras precisas, esse é o tipo de filme que não precisa tagarelar, as imagens falam.
E embora o relacionamento homoafetivo tenha sua importância na trama, o foco do filme vai bem além, tratando sobre questões de como descobrir suas verdadeiras identidades sem precisar apagar o passado, ou seja, o filme consegue ao mesmo tempo naturalizar uma relação entre duas pessoas do mesmo sexo e tratar de um tema universal, onde você não precisa ser necessariamente homossexual para se identificar.
Wagner querido, virou meu crush agora!
Lucky
4.1 193 Assista AgoraUma crise existencial com pitadas de comédia ou uma comédia com pitadas de crise existencial. Enfim, só sei que o filme é muito lindo e muito se deve a sua mise-en-scène.
O Boulevard do Crime
4.4 59 Assista AgoraComo apaixonado pela mímica que sou, e artista de teatro, esse filme é obrigatório na minha lista de favoritos. Ele tem em cena não um, mais dois dos maiores mímicos do mundo, Etienne Decroux e Jean-Louis Barrault. E ainda homenageiam um outro mímico, o Jean-Gaspard Deburau com a personagem Baptiste.
Apesar dos diálogos delicados e melancólicos, fruto do realismo poético francês, o filme carrega um símbolo de resistência à censura, onde a história é ambientada no período em que os atores estavam proibidos de usarem a fala no teatro, e com isso a pantomima se tornou a solução de muitos artistas, que acabaram intensificando sua arte no meio de tanta injustiça, sem falar que foi gravado durante a ocupação nazista.
Então temos aqui uma obra muito importante para o cinema!
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
3.6 2,8K Assista AgoraEu vejo esse filme fortemente como uma metáfora sobre a depressão em que se encontra a protagonista, e além disso, discute relações de pertencimento. Pra quem espera um terror com muitos sustos, vá com calma, a ideia aqui é outra, pois o terror apenas faz parte da composição da história.
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraNão dá pra escutar um cachorro importunando na vizinhança e não lembrar desse filme
Na Natureza Selvagem
4.3 4,5K Assista AgoraA solidão geralmente é vista como algo negativo, mas o que Christopher McCandless procurava era uma solidão renovadora, e a trilha sonora é uma das coisas mais valiosas desse filme (vai ficar pra sempre na minha playlist). Eddie Vedder consegue transmitir nas suas melodias um conforto pra solidão.
Esse filme é uma EXPERIÊNCIA, mexeu muito com o meu sensorial e com suas paisagens mostradas na tela me fazendo viajar com o Christopher.
Por isso quem gosta do filme se identifica de algum modo ou tem curiosidade no assunto ou apenas tem empatia pelo protagonista. Pra quem acha essa atitude dele uma perca de tempo, muito provavelmente vai reprova-lo, infelizmente.
Ela
4.2 5,8K Assista AgoraHer me deixa entusiasmado com seus diálogos, suas cores, sua simplicidade, o estilo das personagens e sua estética que foge um pouco do realismo.
Esse filme tinha me chamado atenção só pela cor do cartaz, que inclusive esse vermelho está presente em todo o filme. Essa paleta de cores ficou maravilhosa. Meus olhos agradecem.
A ideia de fazer um futuro próximo sem carros voadores e "aviões terrestres", mostra que o simples se torna grande sem precisar de muito.
E por fim o enredo, que completa essa obra de arte, onde eu vejo que não é um filme de amor, mas é um filme que fala SOBRE o amor de uma forma que lhe permite variadas leituras, onde eu pude ver que ele, o personagem Theodore,
depois de sua separação perdeu a esperança no amor, tornando-se uma pessoa insegura e por isso, passou a viver isolado, mas após conhecer a Voz do computador (Samantha) que era a "pessoa" ideal, começou a achar que estava apaixonado por ela, por que ela nunca iria lhe decepcionar, pois foi ele mesmo quem a programou a partir dos seus gostos, ou seja, ele passou a se conhecer melhor e a gostar disso, mas sem perceber. E então após o término dessa relação, ele estava pronto para viver algum relacionamento novamente, ficou mais aberto para o amor.
A Bruxa de Blair
3.1 1,6KMuitas pessoas não gostam de um filme de terror, pois já vão assistir esperando aparecer o feio, o grotesco, ou seja, a mesmice, que está presente em muitos filmes.
E a grande sacada do filme A Bruxa de Blair é exatamente o fato da própria criatura que dá nome a este filme não aparecer em nenhum momento, criando um realismo assustador.
Qualquer barulho faz com que você fique sem ação, pois não tem ideia do que estar por vir.
Cantando na Chuva
4.4 1,1K Assista AgoraAssisti esse filme com um sorriso do início ao fim. :D
Gene Kelly
me divertiu,
me encantou,
me ensinou
e me inspirou.
A maioria aqui deve estar careca de saber a história do filme, pois é um clássico, mas eu só assisti pela primeira vez em 2015 e isso não tem importância nenhuma, pois nunca é tarde para apreciar uma arte. E ainda começou a chover na minha cidade quando eu estava assistindo, parece bobo, mais foi inexplicável para mim. Não preciso nem mais explicar o quanto eu gostei.
A Casa da Colina
2.9 484 Assista AgoraNa verdade é bem sessão da tarde, clube do terror... Livre para todos os públicos. Sofrível². Terror? Só para as crianças.
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraO Iluminado não me cativou pela história em si, mas sim pela forma como ela é mostrada, com trilhas sonoras incríveis, cenários enigmáticos e o perfeccionismo de Kubrick.
É um filme que foge do comum, que deve ser visto usando o pensamento lateral, ou seja, pensar naquilo que não estamos vendo e que esconde, quase sempre, o outro lado da verdade. Stanley Kubrick me levou pra um labirinto infinito, deixando um espaço enorme pra minha imaginação.
E pra completar essa obra-prima ainda tem o Jack Nicholson, esse cara é uma inspiração pra mim.
Indico também o documentário Room 237: http://filmow.com/o-labirinto-de-kubrick-t52013/ Os caras lá viajam um pouco, mas possui muitas teorias plausíveis pra entender melhor o que esse filme quer passar.
Pixote: A Lei do Mais Fraco
4.0 443É realmente incrível a realidade crua tratada nesse filme.
Procurando Dory
4.0 1,8K Assista AgoraComo assim?? A estreia não seria em 2015?
Mais um ano de espera...
E eu vindo aqui depois de muitos meses pensando em encontrar o trailer.
Mulligans: Uma Segunda Chance
2.7 119 Assista AgoraMuitos pontos fracos no filme....
Mas adoro ele, não sei porque!
Na Mira da Morte
2.4 169Ela virou ninja de uma hora pra outra... foi isso?
Os Miseráveis
4.1 4,2K Assista AgoraApesar de ser mais de duas horas de filme, e de uns 97% serem cantando, eu não achei cansativo, por causa da fotografia e das belas atuações.
Cisne Negro
4.2 7,9K Assista AgoraUm filme onde você perde a noção do que é real e do que não é. Um drama com cenas fortes e que você fica bastante pensativo depois que acaba.
O Planeta dos Macacos
4.0 679 Assista AgoraAssisti a esse filme por acaso na TV, faz tempo já, e simplesmente me apaixonei.
Final surpreendente que me fez arrepiar, nem preciso comentar.
O Padrasto
2.8 668 Assista AgoraPor ser um filme bem clichê, vou mandar um comentário clichê:
- Esperava mais desse filme!
Balada Assassina
1.6 92 Assista Agora1 estrela pelas músicas e pela capa que ilude qualquer um.
O Noviço Rebelde
2.4 286PADRE MANUEL MORREEEEEEU
Quando vi esse filme aqui, lembrei logo dessa cena kkkkkkk
Saudade dessa infância...
A Semente do Mal
1.6 87Péssimo!!!
O Chamado
3.4 1,5K Assista AgoraUm clássico!
...
Eu tava assistindo no corujão da globo ano passado, e bem na hora que a mulher assiste o vídeo no filme, o canal na TV de casa ficou estranha com uns ruídos e imagem ruim, fui dormir na hora... eu hein.