1992 começa prometendo um retrato do caos social em Los Angeles, mas rapidamente se acomoda no caminho mais preguiçoso possível: o do filme de ação sem personalidade.
A trama gira em torno de um ex-presidiário tentando se reconectar com o filho enquanto um grupo de criminosos aproveita o colapso nas ruas para assaltar uma fábrica. A relação entre pai e filho é construída a partir de conflitos já vistos dezenas de vezes, sempre do mesmo jeito, com o mesmo manual aberto: o filho ressentido, o pai ausente, diálogos que parecem ter sido reciclados de outros filmes mais inspirados.
Quando o filme tenta virar um Duro de Matar improvisado, ele tropeça na própria falta de imaginação. A fábrica onde quase tudo acontece é visualmente sem graça — um galpão genérico, sem identidade, sem tensão, sem senso de espaço. A ação é burocrática, mecânica, e a sensação constante é a de déjà-vu: tudo soa conhecido demais, como um assalto a ideias já roubadas. Com exceção de um breve momento isolado, o contexto histórico não tensiona a narrativa; vira apenas um pano de fundo conveniente para tiros, explosões e perseguições sem urgência real.
Ray Liotta lidera o grupo de criminosos, mas seu personagem é um psicopata de prateleira: imprevisível por contrato, violento por conveniência, ameaçador apenas porque o roteiro manda. É difícil não sentir frustração ao ver um ator tão marcante novamente confinado a um tipo que já funcionou muito melhor em outros tempos — aqui, sem carisma nem perigo real.
O mais irônico é que o filme só toca no nervo certo quando parece sair do próprio caminho. A melhor cena não envolve o assalto, a fábrica ou o vilão, mas um breve momento de abordagem policial envolvendo Tyrese e seu filho. Ali, por alguns minutos, o filme encontra verdade, desconforto e risco real. E talvez isso diga tudo. Quando a cena mais potente é um desvio — e não o coração da narrativa — fica claro o quanto o filme desperdiça o próprio contexto.
No fim, 1992 transforma um dos anos mais traumáticos da história de Los Angeles em cenário descartável. Um filme que usa o peso do título como atalho, mas evita encarar o que ele realmente carrega. O ano entrou para a história. O filme passou batido — como mais um tiro que faz barulho, mas não deixa marca.
Há filmes que nascem do caos, e 1992 é um deles. Em meio às revoltas de Los Angeles, Mercer tenta proteger o filho enquanto a cidade desaba ao redor e o que era um drama familiar vira espelho da América em colapso.
A narrativa alterna entre a revolta nas ruas e o assalto de Lowell, um homem que transforma o caos em oportunidade. Dois lados de uma mesma ruína: um busca sobreviver, o outro, pertencer. O roteiro tenta equilibrar ação e crítica social, mas o que mais ressoa é o vazio entre o que se vê e o que se sente.
A fotografia é quase sufocante fumaça, luzes quebradas, ruas em chamas. A cidade parece respirar medo. E nos poucos momentos de silêncio, o que resta é o som da desconfiança.
No fim, 1992 não é sobre crime ou justiça. É sobre paternidade em tempos de desespero sobre o medo de falhar num mundo que já falhou primeiro.
É um bom filme, nada acima da média, porém cumpre o que promete. Destaque para a produção da Death Row, icônica gravadora de rap dos anos 90, que teve nomes lendários como Dr. Dre, Tupac e Snoop Dogg — este último, inclusive, comprou a gravadora anos depois e participou da produção do longa. A trilha sonora é boa, com aquele clima que remete à época, mas poderia ter sido mais usada pra reforçar ainda mais a vibe. É interessante ver essa marca histórica envolvida em um projeto cinematográfico, o que dá um toque de autenticidade à ambientação da época.
Gostei bastante do personagem de Scott Eastwood, filho do lendário Clint Eastwood. Longe de ser tão bom quanto o pai, ele ainda assim entrega uma atuação competente e convincente.
sem demonstrar aquela honra entre ladrões que muitas vezes vemos em filmes do gênero.
Aliás, Tyrese Gibson também entrega uma boa atuação, interpretando um verdadeiro OG, um cara que saiu do crime e ainda mantém respeito nas ruas. Ele tenta proteger o filho para que não se envolva no mesmo caminho que ele seguiu, mas a relação entre os dois é cheia de conflitos e ressentimentos. É um dos pontos mais humanos da história, mostrando o quanto é difícil quebrar ciclos dentro desse ambiente — embora, apesar de ter esse lado humano interessante, a relação entre pai e filho não seja bem desenvolvida e acabe ficando um pouco superficial diante do potencial que tinha.
Fiquei triste com a morte de Joseph no filme. Acho que ele poderia ter sido feito refém ou sobrevivido de alguma forma, não merecia aquele destino. A morte de Copeland também é pesada e ajuda a reforçar o tom trágico do enredo.
O filme usa como pano de fundo a revolta de 1992, causada pela absolvição dos policiais que espancaram Rodney King, mesmo com o vídeo amplamente divulgado mostrando ele algemado e sendo brutalmente agredido. O julgamento, conduzido por um júri totalmente branco, gerou uma onda de indignação e revolta — fato histórico que o longa retrata de forma impactante. Esse episódio, inclusive, influenciou muito o clima racial e social dos anos seguintes, e teve reflexos diretos em outros casos marcantes, como o de O.J. Simpson — mas isso já é outra história.
Ray Liotta, que já foi um grande ator e ícone dos anos 80 e 90, aparece aqui longe do seu auge, mas ainda assim é bom ver um rosto conhecido. Pelo que parece, Liotta, que faleceu em 26 de maio de 2022, talvez nem tenha visto o filme ser lançado, o que torna sua presença ainda mais simbólica. Ele foi um nome marcante do cinema e é sempre bom vê-lo em cena, mesmo que em uma fase final da carreira.
Achei que seria sobre as revoltas, mas não foi ruim a idéia ter sido outra e usar isso como pano de fundo. O filme tem sim seus momentos.
Usuário temporariamente bloqueado por infringir os termos de uso do Filmow.
1992 começa prometendo um retrato do caos social em Los Angeles, mas rapidamente se acomoda no caminho mais preguiçoso possível: o do filme de ação sem personalidade.
A trama gira em torno de um ex-presidiário tentando se reconectar com o filho enquanto um grupo de criminosos aproveita o colapso nas ruas para assaltar uma fábrica. A relação entre pai e filho é construída a partir de conflitos já vistos dezenas de vezes, sempre do mesmo jeito, com o mesmo manual aberto: o filho ressentido, o pai ausente, diálogos que parecem ter sido reciclados de outros filmes mais inspirados.
Quando o filme tenta virar um Duro de Matar improvisado, ele tropeça na própria falta de imaginação. A fábrica onde quase tudo acontece é visualmente sem graça — um galpão genérico, sem identidade, sem tensão, sem senso de espaço. A ação é burocrática, mecânica, e a sensação constante é a de déjà-vu: tudo soa conhecido demais, como um assalto a ideias já roubadas. Com exceção de um breve momento isolado, o contexto histórico não tensiona a narrativa; vira apenas um pano de fundo conveniente para tiros, explosões e perseguições sem urgência real.
Ray Liotta lidera o grupo de criminosos, mas seu personagem é um psicopata de prateleira: imprevisível por contrato, violento por conveniência, ameaçador apenas porque o roteiro manda. É difícil não sentir frustração ao ver um ator tão marcante novamente confinado a um tipo que já funcionou muito melhor em outros tempos — aqui, sem carisma nem perigo real.
O mais irônico é que o filme só toca no nervo certo quando parece sair do próprio caminho. A melhor cena não envolve o assalto, a fábrica ou o vilão, mas um breve momento de abordagem policial envolvendo Tyrese e seu filho. Ali, por alguns minutos, o filme encontra verdade, desconforto e risco real. E talvez isso diga tudo. Quando a cena mais potente é um desvio — e não o coração da narrativa — fica claro o quanto o filme desperdiça o próprio contexto.
No fim, 1992 transforma um dos anos mais traumáticos da história de Los Angeles em cenário descartável. Um filme que usa o peso do título como atalho, mas evita encarar o que ele realmente carrega. O ano entrou para a história. O filme passou batido — como mais um tiro que faz barulho, mas não deixa marca.
Há filmes que nascem do caos, e 1992 é um deles.
Em meio às revoltas de Los Angeles, Mercer tenta proteger o filho enquanto a cidade desaba ao redor e o que era um drama familiar vira espelho da América em colapso.
A narrativa alterna entre a revolta nas ruas e o assalto de Lowell, um homem que transforma o caos em oportunidade. Dois lados de uma mesma ruína: um busca sobreviver, o outro, pertencer. O roteiro tenta equilibrar ação e crítica social, mas o que mais ressoa é o vazio entre o que se vê e o que se sente.
A fotografia é quase sufocante fumaça, luzes quebradas, ruas em chamas. A cidade parece respirar medo. E nos poucos momentos de silêncio, o que resta é o som da desconfiança.
No fim, 1992 não é sobre crime ou justiça.
É sobre paternidade em tempos de desespero sobre o medo de falhar num mundo que já falhou primeiro.
É um bom filme, nada acima da média, porém cumpre o que promete. Destaque para a produção da Death Row, icônica gravadora de rap dos anos 90, que teve nomes lendários como Dr. Dre, Tupac e Snoop Dogg — este último, inclusive, comprou a gravadora anos depois e participou da produção do longa. A trilha sonora é boa, com aquele clima que remete à época, mas poderia ter sido mais usada pra reforçar ainda mais a vibe. É interessante ver essa marca histórica envolvida em um projeto cinematográfico, o que dá um toque de autenticidade à ambientação da época.
Gostei bastante do personagem de Scott Eastwood, filho do lendário Clint Eastwood. Longe de ser tão bom quanto o pai, ele ainda assim entrega uma atuação competente e convincente.
Desde o começo, quando matam Joseph, seu personagem já demonstra respeito e deixa claro que só queria pegar a grana e sair fora.
sem demonstrar aquela honra entre ladrões que muitas vezes vemos em filmes do gênero.
Aliás, Tyrese Gibson também entrega uma boa atuação, interpretando um verdadeiro OG, um cara que saiu do crime e ainda mantém respeito nas ruas. Ele tenta proteger o filho para que não se envolva no mesmo caminho que ele seguiu, mas a relação entre os dois é cheia de conflitos e ressentimentos. É um dos pontos mais humanos da história, mostrando o quanto é difícil quebrar ciclos dentro desse ambiente — embora, apesar de ter esse lado humano interessante, a relação entre pai e filho não seja bem desenvolvida e acabe ficando um pouco superficial diante do potencial que tinha.
Fiquei triste com a morte de Joseph no filme. Acho que ele poderia ter sido feito refém ou sobrevivido de alguma forma, não merecia aquele destino. A morte de Copeland também é pesada e ajuda a reforçar o tom trágico do enredo.
O filme usa como pano de fundo a revolta de 1992, causada pela absolvição dos policiais que espancaram Rodney King, mesmo com o vídeo amplamente divulgado mostrando ele algemado e sendo brutalmente agredido. O julgamento, conduzido por um júri totalmente branco, gerou uma onda de indignação e revolta — fato histórico que o longa retrata de forma impactante. Esse episódio, inclusive, influenciou muito o clima racial e social dos anos seguintes, e teve reflexos diretos em outros casos marcantes, como o de O.J. Simpson — mas isso já é outra história.
Ray Liotta, que já foi um grande ator e ícone dos anos 80 e 90, aparece aqui longe do seu auge, mas ainda assim é bom ver um rosto conhecido. Pelo que parece, Liotta, que faleceu em 26 de maio de 2022, talvez nem tenha visto o filme ser lançado, o que torna sua presença ainda mais simbólica. Ele foi um nome marcante do cinema e é sempre bom vê-lo em cena, mesmo que em uma fase final da carreira.
Assistido em 11/10/2025