Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ray Liotta

Ray Liotta

Nomes Alternativos: Raymond Julian Vicimarli

504Número de Fãs

Nascimento: 18 de Dezembro de 1954 (62 years)

Newark, New Jersey, EUA

Liotta nasceu em Newark, Nova Jérsia e foi adotado aos seis meses por Alfred Liotta, o presidente do partido democrático local. Apesar do seu sobrenome, Liotta não tem antecedentes italianos, apesar disso quis deixá-lo. Em 1973, se graduaria na Union High School em Union e posteriormente estudaria interpretação na Universidade de Miami, onde faria parte do grupo de teatro universitário de Jerry Herman Ring Theatre.

Carreira

Um dos primeiros papéis de Liotta seria no papel de Joey Perrini no programa Another World. Ele permaneceria nesta série desde 1978 até 1981. A partir de então ia dedicar-se ao cinema em papéis secundários. Sua grande oportunidade não chegaria até 1987, com o filme de Jonathan Demme Totalmente Selvagem onde ganharia um Globo de Ouro por sua interpretação de vilão. A partir dai, as ofertas de Liotta iam multiplicar-se e interviria no retrato cinematográfico do gangster Henry Hill na obra de Martin Scorsese, Os Bons Companheiros.

A partir dali, apareceria em numerosos filmes mas com escasso de sucesso na bilheteria, a excepção de alguns títulos como Hannibal de Ridley Scott. Também tem prestado sua voz a outros produtos multimídia como o de Tommy Vercetti no videogame de 2002 Grand Theft Auto: Vice City ou no documentário do canal National Geographic Inside the Máfia. Em 2005, Liotta teve uma memorável atuação na série de televisão ER no capítulo Time of Death, interpretação que ia valer-lhe o prêmio Emmy na categoria de "melhor ator secundário em séries dramáticas".

Premiações

- Recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, por "Totalmente Selvagem" (1986).

- Recebeu uma indicação ao Independent Spirit Awards de Melhor Ator Coadjuvante, por "Narc" (2002).

- Recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards de Melhor Vilão, por "Obsessão Fatal" (1992).