2000 Nordestes

2000

2000 Nordestes

2000 NORDESTES é um documentário de longa-metragem de 70 minutos sobre o nordestino na virada do século XXI. Do Ceará à Bahia, passando pelo Rio Grande do Norte, pela Paraíba e por Pernambuco (e com o contraponto da diáspora nordestina em São Paulo e no Rio de Janeiro), o filme busca fazer um levantamento do imaginário nordestino contemporâneo: uma mistura das mais ricas ou arcaicas tradições regionais com influências da mais moderna cultura de massa da era da globalização. As imagens e os depoimentos são editados em contraste com cenas de clássicos do cinema brasileiro com temática nordestina, permitindo, assim, abordar com lucidez e de forma crítica e bem humorada a realidade da região nos dias de hoje. Desde a herança tropicalista até o maracatu e o manguebit do caldeirão humano das favelas alagadas do Recife, o povo nordestino vem produzindo os fenômenos artísticos contemporâneos mais interessantes, frutos de uma cultura sincrética rica em contrastes e, no final das contas, berço de grande parte da cultura pop brasileira. Ao som do Nordeste contemporâneo, 2000 NORDESTES bota o pé na estrada e vai atrás desse povo.

2000

Elenco de 2000 Nordestes