A Cidade sem Judeus

1924

Die Stadt Ohne Juden

• The City Without Jews - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Um clássico do cinema mudo, baseado num romance do judeu Hugo Bettauer, filme que estreou originalmente em Viena, em julho de 1924, mas cuja versão original desapareceu nos anos de guerra e foi considerada perdida durante mais de 90 anos.
O filme previa, uma década antes, a ascensão do nazismo e a perseguição à comunidade judaica, num momento em que o partido nazi ainda estava proibido e Adolf Hitler estava dando os retoques finais numa cela de uma prisão da Baviera.
É o fim da primeira guerra mundial, a inflação está a crescer e os habitantes de uma cidade de língua alemã começam a ficar transformados. Os políticos são rápidos em encontrar um bode expiatório: “O povo”, anuncia o chanceler, “exige a expulsão de todos os judeus”. O que pode soar como um trecho de um livro de história sobre o Terceiro Reich é na verdade a sinopse de um filme produzido num momento em que o partido nazi ainda estava proibido e Adolf Hitler estava dando os últimos retoques a Mein Kampf numa cela da prisão da Baviera.
Agora, graças a uma descoberta casual num mercado parisiense e à maior campanha de crowdfunding realizada até à data no sector da cultura da Áustria, o filme mudo está definido para ser digitalmente restaurado e ser relançado na sua forma original.

22 de Julho de 1924

Elenco de A Cidade sem Judeus