A Ordem de Pagamento

Compartilhar
A Ordem de Pagamento (1968)
Mandabi
Média do filme: 3.8 de 5 — baseado em 80 votos
MÉDIAFILMOW
3.8
80 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Ousmane Sembene
Data de lançamento 27 Nov. 1968 Outras datas
Duração 91 min (1h31)
Classificação indicativa de A Ordem de Pagamento: L - Livre para todos os públicos
Status Streaming

Dirigido por

Data de lançamento

27 Nov. 1968

Duração

91 minutos Classificação indicativa de A Ordem de Pagamento: L - Livre para todos os públicos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Ninguém tem emprego, nem arroz para comer, é neste contexto de pobreza no Senegal que Tonton recebe uma ordem de pagamento de seu sobrinho que está em Paris. A história repercute na vizinhança e Tonton passa a ser procurado por vários vizinhos que querem comida ou dinheiro. Enquanto isso Tonton percorre uma saga pelos esquemas de corrupção pra conseguir retirar do dinheiro dos correios.

Gênero:
Gênero:

Elenco

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Jogos Vorazes - Maratona | Teaser Legendado

Jogos Vorazes

Comentários 5029
amigos querem ver
viniciusferna4239a32dfc244146
Vinicius
6 horas atrás

16/09/26
filme com crítica em muitos pontos, em alguns momentos mais sutis. Sabia que ia passar raiva a partir dos primeiros minutos

sem_registro
Jonathan Silva
9 meses atrás

Tive o prazer de ver na tela grande, em Curitiba, no dia da consciência negra de 2025. Ousmane Sembène pioneiro do cinema raiz (pan) africano!

thaizona
Thainá
3 anos atrás

Terceiro filme do genial Ousmane Sembène que assisto e a vontade é por mais. O cuidado do diretor ao nos relatar os problemas sociais enfrentados pelo seu povo, os senegaleses, inclusive, nos desperta a vontade de saber um pouco mais sobre o Senegal.

dudaharle
Duda Härle
½
3 anos atrás

Alguém pode me falar se todos os filmes dele a gente termina chateada? Já é o 2º filme que assisto e me sinto assim...Depois de A negra de...
Bons filmes, mas bem realistas (as piores faces da realidade), temática de impacto e injustiça sempre vencem.

editado
mauricio_b_811
Mauricio Biscaia
½
5 anos atrás

Em seu filme de estreia, A Negra de..., Sembène já havia impactado com a história da migrante senegalesa explorada na França, denunciando a herança do colonialismo na África e utilizando linguagem e técnica primorosas, que em absolutamente nada deixava a desejar para seus contemporâneos do Norte Global. Em Mandabi, seu primeiro filme em cores, mostra também um domínio incrível das técnicas cinematográficas. A qualidade das imagens é realmente impressionante, ainda mais considerando ser um filme africano independente dos anos 1960.

Além da questão técnica, através do deslumbrante visual colorido e de sua bela trilha sonora, Sembène nos imerge e aprofunda no ambiente social deixado para trás pela protagonista de seu filme anterior, de modo que vemos agora a vida dos que ficaram. Revela assim o contexto de miséria de um país que acabara de ganhar sua “liberdade” e que tentava ser moderno, mas que já anunciava que esta liberdade/modernidade não seriam acessíveis para todos, dificultando o acesso a um dos mais básicos direitos que é existir perante a lei. Sem documento não se pode pegar o dinheiro, sem dinheiro e contatos não se pode fazer documentos. Como resolver a questão?

Comentário contando partes do filme. Mostrar.

A decência virou um pecado nesse país.

O filme nos imerge também na cultura senegalesa, com alguns costumes que podem parecer estranhos para nós. Assim, se nos incomoda o modo como o protagonista trata suas duas esposas, ao mesmo tempo não há como não se solidarizar com ele por toda a injustiça sofrida devido a um sistema extremamente corrupto.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (34)
A Negra de... A Luz A Viagem da Hiena Moolaadé Timbuktu
Cinema Africano
por izzadorasaa
Modo de Sobrevivência 5 Blues Harp Tokyo! Visitor Q Fogos de Artifício
Filmoteca Online - Lista Oficial
por mazzagiordano

Elenco de A Ordem de Pagamento

Mostrar mais (8)
Farba Sarr 0 0

Farba Sarr

(Mbaye Sarr the Business Agent)
Isseu Niang 0 0

Isseu Niang

(Aram the Second Wife)
Makhouredia Gueye 0 0

Makhouredia Gueye

(Ibrahim Dieng)
Mouss Diouf 0 0

Mouss Diouf

(Abdu, o sobrinho)
Mustapha Ture 0 0

Mustapha Ture

(M'barka the Shopkeeper)
Serigne N'Diayes 0 0

Serigne N'Diayes

(O imã)

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: