A trincheira

1999

The Trench

Outros títulos
  • La Tranchée - França
  • The Trench - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Dirigido por:
Média geral 3.1
baseado em 7 votos
Sua avaliação:
salvando
12 - Não recomendado para menores de 12 anos 100 minutos

William Boyd apresenta "A Trincheira", um filme baseado na 1ª Guerra Mundial, e que trata a fatalidade da guerra e a perda trágica de vidas jovens e inocentes. Com este filme comos transportados até à batalha de Somme (1916), que se tornou um dos piores desastres militares do Império Britânico, com o desaparecimento de 60.000 soldados em combate.
"A Trincheira" apresenta-nos um grupo de jovens soldados, que motivados pela propaganda anti-alemã da época, setem necessidade de destruir o inimigo - mesmo não sabendo ao certo porque lutam - e apesar da juventude de todos, estão prestes a participar numa das batalhas mais sangrentas da história.
Billy Macfarlane (Paul Nicholls), é um rapaz de 17 anos, romântico e sonhador, cujos sonhos patéticos se focam numa foto de uma jovem rapariga com a qual trocou breves palavras numa estação de correios. Telford Winter (Daniel Graig) é um sargento sensato e realista que tem uma família que o espera em casa e que tenta superar a melancolia que a guerra lhe provoca comendo a marmelada caseira feita pela sua esposa.
O superior de Winter, Harte (Julian Rhind-Tutt) é um odioso tenente, sempre inacessível e distante mas, também, erudito, tirando prazer das suas leituras de poesia e do seu cálice de brandy.
Colin Daventry (James D'Arcy), é um astuto e egoísta soldado sempre em busca de proveito próprio, guardando segredos dos seus oficiais para seu beneficio. Como em todos os filmes bélicos, existe um cobarde: Victor Dell (Danny Dyer), um escrupuloso soldado de pouca importância, que é admirado pelos seus companheiros devido à sua colecção de fotografias de mulheres.
"A Trincheira" é o primeiro filme realizado poelo argumentista William Boyd, cujas memórias atrás das trincheiras foram cuidadosamente apagadas (o som contínuo das bombas é reduzido e há apenas uma surdina de uma leve tempestade), não consegue curar a sua imagem da guerra, retratando-a com emoção, intensidade e brilhantismo.

Estreia Mundial:
17 de Setembro de 1999
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos

Comentar: