Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Cillian Murphy
1953Número de Fãs

Nascimento: 25 de Maio de 1976 (41 years)

Douglas, County Cork - Irlanda

Cillian Murphy é um ator e músico irlandês de teatro, cinema e televisão. Desde que estreou em seu país de origem no final da década de 90, Murphy também se tornou uma presença em cinemas britânicos e americanos. Ficou mais conhecido como Jim no terror apocalíptico de zumbi ''Extermínio/28 Days Later'' (2002), Damien no filme ''Ventos da Liberdade/The Wind That Shakes the Barley'' (2006), Espantalho na trilogia ''The Dark Knight'', Jackson Rippner em ''Vôo Noturno/Red Eye'', Robert Capa em ''Sunshine - Alerta Solar'' (2007), Robert Fischer em ''A Origem/Inception'' entre outros...

Foi aluno de direito da Universidade de Cork - University College of Cork (UCC). Inicialmente interessado em música, tinha uma banda com influências de Frank Zappa chamada Sons of Mr. Greeneges (Filhos do Sr. Greeneges). Entretanto, largou a faculdade sem se graduar depois de passar por Londres, Edimburgo e Cork, apresentando a peça que foi seu primeiro papel profissional de algum destaque, ''Disco Pigs''.

Depois da peça ''Disco Pigs'', Murphy foi convidado a reinterpretar o papel para o filme que adaptou a peça, para o qual ele escreveu e interpretou a canção So New, parte da trilha sonora. Entretanto, foi só após sua participação no filme de 2003 ''Extermínio'', de Danny Boyle, que Murphy passou a chamar a atenção dos grandes estúdios - especialmente por fazer cenas de nu frontal, e declarar que se sente perfeitamente confortável em fazê-lo, se o papel exigir. O filme virou um verdadeiro cult movie.

Nos últimos anos, teve participações pequenas em filmes de Hollywood, tais como ''Moça com brinco de pérola/Girl with a pearl earring'' e ''Cold Mountain'', de 2005 foi o ano que trouxe maior destaque para Murphy, após suas aclamadas interpretações do doutor Jonathan Crane (a.k.a. Espantalho) no filme ''Batman Begins'', e do terrorista Jackson Rippner em ''Vôo Noturno/Red Eye'', no Brasil).

Ele fez em 2005 o filme ''Café da Manhã em Plutão'', baseado na novela homônima de Patrick McCabe. Foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator numa Comédia ou Musical por este filme.Também está no elenco do filme de Ken Loach, ''Ventos da Liberdade/The Wind That Shakes the Barley'', que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2006.

Em 2008, esteve em outro filme que virou cult o aclamado em ''Batman: O Cavaleiro das Trevas/The Dark Knight'', vencedor de dois Oscar.

Continuou a participar de filmes importantes como ''A Origem/Inception'' (2010); ''Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge/The Dark Knight Rises'' (2012); ambos de Christopher Nolan; ''Transcendence: A Revolução'' (2014), com Johnny Depp.

Em 2015, fez a lado de Chris Hemsworth, o filme ''No Coração do Mar/In the Heart of the Sea'' e em 2017 fez ''Dunkirk'' de Christopher Nolan.