Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Christopher Nolan

Christopher Nolan

Nomes Alternativos: Christopher Jonathan James Nolan

12306Número de Fãs

Nascimento: 30 de Julho de 1970 (46 years)

Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Começou a fazer filmes ainda criança, quando tinha apenas sete anos, usando uma câmera de seu pai. Estudou, anos mais tarde, literatura inglesa na Universidade de Londres, onde começou a produzir curtas-metragens. Em 1998, realizou seu primeiro filme longa-metragem, intitulado Following.

Em 2000, Nolan, dono de uma carreira curta, porém espetacular, dirigiu seu primeiro filme comercial, o excepcional "Amnésia". Já em sua primeira produção, Nolan teve seu talento reconhecido e viu seu filme ser indicado para diversos prêmios. Recebeu, por exemplo, duas indicações ao Oscar, nas categorias de melhor edição e melhor roteiro original.

Dois anos depois, Nolan dirigiu "Insônia", que acabou por decepcionar as expectativas de grande parte da crítica mundial. Contando com um elenco de grande qualidade o filme mostrou-se interessante, entretanto não conseguiu fazer sucesso mesmo com uma história boa.
O terceiro filme do diretor foi "Batman Begins", uma nova adaptação sobre o homem-morcego. Dessa vez, Nolan voltou a receber críticas favoráveis, e o longa conquistou uma indicação ao Oscar de fotografia.

Seu próximo trabalho foi, "O Grande Truque". O filme foi, de maneira geral, bem recebido pela crítica e pelo público. O Oscar reconheceu as qualidades técnicas do filme, por meio, de duas indicação ao prêmio: melhor fotografia e melhor direção de arte.

Em 2008, Nolan lançou "Batman - O Cavaleiro das Trevas", que foi indicado a 8 oscar e se tornou a quinta maior bilheteria da historia. Ganhou os Oscar de Ator Coadjuvante para Heath Ledger e Edição de Som.

Em 2010, Nolan lançou A Origem, que foi um enorme sucesso de público e crítica, com 8 indicações ao Oscar.

Premiações

Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme por A Origem.

Recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original por Amnésia e A Origem.