Allende, Meu Avô Allende

2015

Allende, mi abuelo Allende

"Salvador Allende, o primeiro presidente democrático-socialista eleito também foi meu avô. Em 11 de setembro de 1973, um golpe militar de direita tomou a vida e o governo do meu avô, nos obrigou a sair em exílio e instaurou uma ditadura repressiva no Chile durante 17 anos. Trinta e cinco anos depois, volto ao Chile em busca de Chicho - seu apelido de família - desejando deixar para trás sua imagem icônica e trazer de volta imagens e memórias dele e de nossa família. Mas, para a minha família, também há muitos sentimentos não resolvidos associados a ele. Através de minha jornada, eu sinto relutância e desconforto, mas também começo a entender a complexidade de suas emoções por mais de 40 anos. O paradoxo entre o público e o privado aprofunda a minha procura e espelha a sociedade chilena."

Marcia Tambutti

2015