Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Anna Paquin

Anna Paquin

Nomes Alternativos: Anna Helene Paquin

2009Número de Fãs

Nascimento: 24 de Julho de 1982 (34 years)

Winnipeg, Manitoba - Canadá

Anna Helene Paquin (Winnipeg, 24 de julho de 1982) é uma atriz canadense. Com quatro anos de idade, ela se mudou para a Nova Zelândia, onde aprendeu diversas artes e esportes: viola, violoncelo, piano, ginástica, balé, natação e esqui.

É a segunda mais jovem atriz a receber a estatueta do Oscar, o que ocorreu pela sua atuação memorável em O Piano, em 1993, quando tinha apenas 11 anos. Perdeu o primeiro posto apenas para a atriz Tatum O'Neal, pela sua atuação em "Lua de Papel", em 1973. Anna, que na época tinha onze anos, só pôde assistir ao filme cinco anos depois, devido à censura.

Embora recebesse muitos convites, só retornou ao cinema em 1996, no filme Jane Eyre e depois em Fly Away Home. Interpretou ainda papéis pequenos em The Member of the Wedding, Hurlyburly, Amistad e She's All That. Consagrou-se como uma estrela nos filmes da série X-Men, entre 2000 e 2006, interpretando Vampira.

A seguir, ela e seu irmão fundaram uma produtora e produziram o filme Blue State. Ainda em 2006, Anna fez Margaret. Em 2007, ela ganhou o Emmy Award de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel de Elaine Goodale Eastman no telefilme Bury My Heart at Wounded Knee, baseado na obra de Dee Brown. A produção é do canal HBO.Por sua interpretação em True Blood, Anna venceu o Globo de Ouro de melhor atriz categoria drama, desbancando divas de outras séries como Kyra Sedgwick de The Closer, Sally Field de Brothers & Sisters e Mariska Hargitay de Law & Order: SVU.

Atualmente, Anna Paquin foi escalada para protagonizar uma série de televisão sobre vampiros, chamada True Blood, também na HBO. Esta se inspira nos romances da série Sookie Stackhouse, da autora Charlaine Harris. Conforme a sinopse, ela é uma telepata que se apaixona por um vampiro. Uma das características da história é que os vampíros se revelaram ao mundo e querem conviver com os humanos.

Anna também desenvolveu uma carreira no teatro, tendo estreado em 2001, na peça "The Glory of Living", pela qual foi indicada para o "Drama Desk Award" e venceu o "Theater World Award". Em 2002, ela fez ainda a peça "This is Our Youth", ao lado de Jake Gyllenhaal e Hayden Christensen, entre várias outras peças desde então. Por conta desses trabalhos, ela possui duas casas, em Nova Iorque e Los Angeles. Atualmente está noiva do ator Stephen Moyer, seu par romântico na série True Blood.

No dia 30 de março de 2010, assumiu publicamente que é bissexual. De acordo com o blog "Just Jared", o anúncio foi feito em um vídeo para a entidade "True Colors", que luta pelos direitos dos homossexuais.