Quatro jovens tentam entender porque sua amiga, uma jovem mulher, cometeu suicídio. Um filme composto por cenas desconexas entrelaçadas entre o presente e o passado. O título é originário de um poema de Stuart Perkoff que diz que alguns jovens sentiam (por volta de 1960) que tudo estava contra eles, de tal forma que até as árvores nos parques e nas ruas pareciam ser armas apontadas contra suas próprias existências.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Acabei me deparando com uma cópia cortada em várias partes, o que causou um buraco muito maior para algo que já aparentemente é um tanto desconexo aliado ao meu inglês mais enferrujado que carro de cidade de praia, logo conectei o nada à lugar algum. Do pouco que posso analisar resta uma fotografia chapada lindona e uma trilha intrigante.
Ofuscado por seu trabalho diário e periódico de 16 mm de anos posteriores, o filme de estreia de Jonas Mekas, Guns of the Trees é uma narrativa experimental de longa-metragem filmada em 35mm. É um trabalho fundamental tanto dentro de sua própria filmografia quanto dentro do nascente movimento do Novo Cinema Americano. Como tal, qualifica-se como uma encruzilhada crucial entre as possibilidades do cinema narrativo e o pioneiro cinema de vanguarda que estava por vir. Influenciado igualmente pela Europa New Wave e american beat cinema – especificamente Shadows (1959) e Pull My Daisy (1959) – Guns of the Trees é uma cápsula do tempo da agitação cultural e do crescente movimento cinematográfico independente do início dos anos de 1960. Quatro jovens estão tentando entender por que sua amiga, uma jovem mulher, cometeu suicídio. Um filme feito de cenas desconectadas, tecendo entre passado e presente a reviravolta pela qual passava os EUA; muitas possibilidades e vida e uma atuação criminosa a focar em guerras e invasões ao redor do mundo. O título do filme vem de um poema de Stuart Perkoff que conta que alguns jovens sentiram (por volta de 1960) que tudo estava contra eles, tanto que até as árvores nos parques e ruas pareciam-lhes como armas apontando para sua própria existência. "Guns of the Trees" registra com seriedade e alegria a sensação de um determinado momento no tempo, início de 1960, e as preocupações que pareciam imediatas então. Nada muito diferente do que hoje parece se dar; a novidade, à época, era uma certa preocupação com o coletivo, e hoje fala mais alto a individualidade.
Agora eles têm um onírico, de qualidade: Caryl Chessman, Estrôncio 90, Castro, Formosa, a geração beat. As emoções uma vez agitadas por essas palavras se dissiparam em grande parte sem muita atenção ser tomada. O que Jonas Mekas fez nesse filme, talvez sem a intenção total, é um documentário de um estilo de vida. Não há nenhum complô para falar. As personagens são representações dos abandonos da sociedade, beatniks que costumavam ser chamados, que vivem vidas relativamente simples, descomplicadas pelo Vietnã e Timothy Leary. Eles falam muito, e levam ideias muito a sério. Eles mantêm gatinhos de estimação, jogam handebol, escrevem poesias, marcham em manifestações de paz, fazem amor e se reúnem para jantares baratos de cozidos de vegetais. Eles achariam um Be-In levemente ridículo, e quando eles querem explodir suas mentes, baby, eles fazem isso do jeito estadunidenses; algo como somos os melhores do mundo e o resto, ah, o resto é o resto! honrado pelo tempo ficando bêbado. A câmera de Mekas acompanha a vida de dois casais em vários dias bastante comuns, antes e depois de uma das mulheres cometer suicídio. O suicídio não é uma surpresa; a mulher tem falado sobre isso, e seus amigos têm tentado animá-la. Depois de falharem, perguntam-se por quê. Não há resposta, é claro, e Mekas não tenta forçar uma. Ele se contenta em deixar as coisas acontecerem e muitas vezes consegue uma espontaneidade difícil de descrever. Em uma cena, por exemplo, a atriz Argus Speare Julliard senta seu amante (Ben Carruthers) grosseiramente e carinhosamente para baixo em uma cadeira e administra um corte de cabelo. É um momento alegremente humano. A trilha sonora também evoca o estilo de 1960. Canções folclóricas são executadas na moda apalachiana e bluegrass popular antes de todos serem amplificados, e Allan Ginsberg lê o jovem verso irritado que escreveu antes de ir para a Índia e se refrescou nas águas do Ganges. Porque não oferece as recompensas habituais dos filmes - suspense, fuga, romance, humor - esse filme provavelmente não vai atrair muitas pessoas. Mas se você ler "Uive" em voz alta ou pensou que talvez um dia você pegaria carona para São Francisco, você poderia dar uma olhada. Vai se surpreender, mesmo passados 60 anos, ainda se emocionara com as tentativas, ainda que as possibilidades estejam cada vez mais restritas! É um belo registro de muita coisa...
É poético, emocional, sensivel.
sooner or later, everybody gives up
Me senti como aquele vendedor de apólice de seguros que aparece no filme; apontado, despido e pequeno, assim do tamanho que eu sou.