Belo Monte: Depois da Inundação

2015

Belo Monte: Depois da Inundação

Belo Monte depois da inundação, é um documentário que relata a situação atual na cidade de Altamira e região. Agora que a construção de Belo Monte está completa e seu reservatório inundado, a primeira turbina da barragem foi testada no início de 2016.

Belo Monte tem sido um para-raios de controvérsia ao longo dos últimos 30 anos de insistência na construção da central hidroelétrica pelo governo. Agora que o rio Xingu foi barrado e Belo Monte começou a gerar energia elétrica, o governo continua sob pressão e as controvérsias em torno deste projeto não se dissiparam.

Depois da Inundação, compara as muitas promessas feitas pelo governo federal e pelas empreiteiras durante as negociações para a construção da barragem com a situação atual, através de entrevistas com os moradores da região, ativistas e povos indígenas.

Enquanto promessas e compromissos eram firmados para trazer progresso para a região pelos proponentes desse projeto bilionário, o documentário mostra uma série de promessas não cumpridas e medidas ignoradas, que levaram não só à decepções, mas também em muitos casos, danos graves e irreparáveis às comunidades e ao seu meio de subsistência.

2015

Elenco de Belo Monte: Depois da Inundação