Berlim Brasil

2009

Berlim Brasil

Média geral 0.0
baseado em 0 votos
Sua avaliação:
salvando
L - Livre para todos os públicos 70 minutos

Berlim Brasil tem como protagonistas moradores de Teutônia e Westfália, cidades do Vale do Taquari, situadas a uns 100 Km a Noroeste de Porto Alegre. Aborda os problemas enfrentados pelos descendentes de alemães durante o período do Nacionalismo, na década de 1930, e na época da 2ª Guerra Mundial, por causa da proibição do uso do idioma alemão.

Os falares germânicos na região colonial do Rio Grande do Sul são o foco do documentário. O filme, dirigido por Renata Heinz e Martina Dreyer, narra a história e a transformação da cultura germânica, suas adaptações locais e seus enfrentamentos sociais e políticos.

A obra explica o surgimento do dialeto chamado Sapato de Pau, muito usado no interior do Rio Grande do Sul. Berlim Brasil revela de maneira leve e contemporânea uma região onde é possível encontrar falares germânicos tão específicos que podem não ser compreendidos entre si: a localidade de Berilm, no município de Westfália.

Sendo um filme subjetivo, que surgiu da vontade de Renata e Martina de registrarem suas famílias e suas respectivas histórias, Berlim Brasil poderia ser qualquer lugar perdido no mundo e no tempo, completando um quadro da diversidade cultural brasileira. Durante a segunda guerra mundial, quando o Brasil se posicionou contra a Alemanha fascista, os alemães residentes no país foram proibidos de usar sua língua no convívio social onde a maioria não falava português.

Nessa época, negros foram contratados por colonos alemães para ensinarem o idioma brasileiro às crianças, acabaram aprendendo os dialetos da região e viram no falar alemão uma forma de se inserirem na comunidade e serem aceitos socialmente. O documentário, produzido em 2009, é uma realização independente da Cumbuca Filmes.

Estreia Brasil:
2009
Outras datas

Elenco de Berlim Brasil

Nenhum.
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
Fotos

Comentar: