Caso Araceli: A Cobertura da Imprensa

2005

Caso Araceli: A Cobertura da Imprensa

Filha da boliviana Lola Cabrera Crespo e do espanhol Gabriel Sanches, Araceli morava com os pais na cidade da Serra no Bairro de Fátima e estudava em Vitória no Colégio São Pedro, localizado no bairro Enseada do Suá. No dia 18 de maio de 1973 Araceli foi para escola e não voltou, seu corpo foi encontrado cinco dias depois num matagal que existia atrás do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória. O documentário conta com a participação de vários jornalistas que cobriram o caso, cada um contando como procedeu na reportagem dos fatos. A partir desses depoimentos é possível abordar questões pertinentes como o poder da mídia no agendamento do debate público, a fabricação de verdades, a mercantilização da notícia, a incompetência e a corrupção da polícia e do judiciário da época, entre outras.
Prêmios

2006 - Melhor Vídeo Documentário eleito (Prêmio do Júri Popular) - 6ª Mostra de Cinema e Vídeo da Barra do Jucu - Curta Barra

2006 - Melhor Vídeo Documentário - I Festival Nacional de Vídeo de Colatina/ES

2006 - Melhor Vídeo Documentário (Prêmio do Júri Oficial) - 3ª Mostra de Vídeo Universitário do Museu de Arte do ES

2006 - Melhor Vídeo Documentário (Prêmio do Júri Popular) - 3ª Mostra de Vídeo Universitário do Museu de Arte do ES

2006 - Melhor Vídeo Documentário (Prêmio do Júri Popular On-line) - 13º Vitória Cine Vídeo

Ficha Técnica:

Ano de Produção: 2005