Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Courteney Cox

Courteney Cox

Nomes Alternativos: Courteney Cox Arquette

3678Número de Fãs

Nascimento: 15 de Junho de 1964 (52 years)

Birmingham, Alabama - Estados Unidos da América

Courteney Bass Cox (Birmingham, AL, 15 de junho de 1964) também conhecida como Courteney Cox Arquette, é uma atriz norte-americana, mais conhecida pelo seu papel como Monica Geller na sitcom Friends. Courteney também estrelou a série Dirt e está atualmente estrelando na série Cougar Town.

Courteney foi casada com o também ator David Arquette, do qual se separou em outubro de 2010. Ela é filha de Richard L. Cox e Courteney Copeland e tem três irmãos: duas irmãs chamadas Virginia e Dottie, e um irmão mais velho chamado Richard Jr. Em 1974, seus pais divorciaram-se e Richard, pai de Courteney, mudou-se para a Flórida. Ela então tornou-se uma adolescente rebelde, rebelando-se contra sua mãe, Courteney Copeland e Hunter Copeland, seu padrasto.

Courteney estudou no liceu "Mountain Brook High School", onde foi líder de claque, jogadora de ténis e nadadora. Nos seus últimos anos no liceu, ela apareceu num anúncio para a loja Parisians. Depois de se formar, saiu de Alabama e foi estudar arquitectura e design de interiores no "College Mount Vernon". Após um ano, ela saiu desse colégio para seguir uma carreira de modelo em Nova Iorque, depois de ter sido contratada pela prestigiada Ford Modelling Agency. Cox apareceu em várias capas de revistas adolescentes como Tiger Beat e Little Miss. Então, começou a fazer anúncios para a Maybelline, Noxzema, Companhia Telefônica de Nova Iorque e Tampax. Aliás, num anúncio para a Tampax, Courteney tornou-se a primeira pessoa a dizer "menstruação" (period) na televisão estadunidense.

Enquanto fazia o seu curso de modelo, Courteney começou a fazer um curso de teatro, já que seu sonho e a sua ambição eram tornar-se atriz. Sua primeira grande aparição para as lentes das câmeras, foi quando participou do videoclip de Bruce Springsteen, "Dancing in the Dark", tendo sido escolhida por Brian De Palma para integrar o teledisco. Em 1985, mudou-se para Los Angeles para protagonizar, ao lado de Dean Paul Martin, "Misfits of Science" (1985). O filme foi um fracasso nas bilheteiras, mas alguns anos depois, ela foi escolhida, entre milhares de candidatas, para integrar o elenco de Family Ties (1982), ao interpretar a namorada de Michael J. Fox e a psicóloga doutorada Lauren Miller.

Em 1989, Family Ties (1982) havia chegado ao fim e Courteney passou por um período fraco na sua carreira, aparecendo em filmes que não fizeram sucesso como Mr. Destiny (1990), com Michael Caine. Sua carreira deu uma volta de 180 graus, quando, em 1994 ela protagonizou, juntamente com Jim Carrey, o inesperado sucesso Ace Ventura e um tempo depois, Courteney Cox foi escolhida para integrar o elenco da série Friends (1994), onde interpretava a neurótica Monica Geller. Este papel fez com que Cox se tornasse numa estrela internacional e levou a uma nomeação para o prêmio American Comedy Award e a deixou como uma artista promessa, ganhando US$750.000 por episódio e nos últimos episódios da série ganhando US$1.000.000. A série permaneceu no ar durante 10 anos, devido às ótimas audiências. Em 1996, participou no filme de terror de Wes Craven, Pânico, que faturou mais de 100 milhões de dólares nas bilheteiras. Courteney recebeu ótimas críticas pela sua interpretação da jornalista sensacionalista Gale Weathers. Cox interpretou esta personagem mais duas vezes nos dois filmes da trilogia que se seguiram: Pânico 2 (1997) e Pânico 3 (2000). As participações na trilogia não só lhe renderam ótimas críticas, como também fez com que conhecesse David Arquette, o seu ex-marido, com quem foi casada até 11 de outubro de 2010, quando, após onze anos juntos, anunciaram sua separação. Na trilogia, David interpretou um policial chamado Dewey, apaixonado pela jornalista Gale Weathers, interpretada por Cox. Os dois casaram-se em San Francisco, no dia 12 de junho de 1999. A cerimônia teve cerca de 200 convidados e Courteney mudou o seu nome para Courteney Cox Arquette, um dos nomes do seu marido. Exatos cinco anos e um dia depois do seu casamento, no dia 13 de junho de 2004, Courteney Cox teve a sua primeira filha, Coco Riley Arquette. Em 2006 passou a protagonizar a série Dirt, onde Cox apareceu numa cena polêmica, dando um beijo em Jennifer Aniston, sua amiga de longa data.

Atualmente, Courteney interpreta Jules Cobb em "Cougar Town", uma mulher recém-separada com um filho de 17 anos. A série recebeu a participação de Jennifer Aniston. Em 2011, Courteney voltou a interpretar Gale Weathers em Pânico 4.