Cristo Parou em Éboli

Compartilhar
Cristo Parou em Éboli (1979)
Cristo si è fermato a Eboli Outros títulos
Média do filme: 3.9 de 5 — baseado em 57 votos
MÉDIAFILMOW
3.9
57 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Francesco Rosi
Data de lançamento 23 Fev. 1979 Outras datas
Duração 150 min (2h30)
Status Streaming

Dirigido por

Data de lançamento

23 Fev. 1979

Duração

150 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

Inspirado no romance autobiográfico de Carlo Levi, o filme narra a vida de um médico e escritor antifascista colocado sob prisão domiciliar em 1935 em uma remota vila italiana. Proibido de exercer qualquer atividade, incluindo a prática da medicina, ele descobre o mundo camponês, longe dos círculos intelectuais, até ser libertado dois anos depois já tendo ganhado a estima dos agricultores pobres da região.

Gênero:
Gênero:

Fotos e Trailers

Trailers (1)
Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita | Trailer 2 Legendado

Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita

Comentários 4
amigos querem ver
julinho2002
Poucas Linhas
½
3 anos atrás

O filme é bom, merece ser visto nos dias atuais em função do que ocorre no Brasil e no mundo. O único porém, é a duração exagerada da obra. A história se desenrola de forma quase parada, como a vida naquele lugar. Nota 7,0.

nivalde
Nivalde Jose Castro
6 anos atrás

Obra prima, retratando uma época do facismo italiano, e de como eram tratados os intelectuais. Muito interessante e tem como origem o livro de Carlo Primo

eidelberg
jed
7 anos atrás

Um grande cineasta italiano (Rosi) dirigindo um dos maiores atores do país (Volonté) e tendo como base o livro do próprio Carlo Levi (1902-1975), pintor, escritor e quase médico, sobretudo anti-fascista, perseguido pelo regime do ditador Benito Mussolini. Confinado numa comunidade pobre, Éboli, esquecida por Deus e pelos poderosos, Levi descobre a vida camponesa e nos traz um mundo de crenças, superstições, costumes e ideias muito diferentes daquelas encontradas no centro do poder, Roma. Cristo não parou em Éboli, porque nunca esteve lá. Se o filme é muito bom, imagino que o livro seja excelente.

editado

Co-produção ítalo-francesa que ganhou o BAFTA de melhor filme estrangeiro, além de outros prêmios importantes em outros festivais. Este foi o 1° longa a ganhar o prêmio nessa categoria. O filme foi inteiramente rodado em Basilicata. As filmagens aconteceram em Aliano, Matera, Craco e Guardia Perticara. Obra de arte européia que merece ser conhecida, com desempenhos espetaculares do elenco, imagens indeléveis, excelente direção, lindas locações..., o que mais podemos pedir? A estória é triste e comovente e, apesar da longa duração, a estória flui naturalmente e nem percebemos o tempo passar. O ótimo Gian Maria Volonté (1933-1994) é o maior destaque.

Baseado em um romance autobiográfico neorrealista de Carlo Levi (1902-1975): "Cristo si é um Eboli", proeminente escritor, ativista e pintor antifascista que, em 1935, acusado de conspirar contra o regime de Benito Mussolini, foi condenado ao exílio em um vilarejo remoto em Lucania (o Basilicata atual), uma das regiões mais pobres e atrasadas da Itália. Levi define a situação dos camponeses lucanianos como antes da era cristã. Com o tempo, ele aprende a apreciar a beleza e a sabedoria dos camponeses e a superar seu isolamento.O título expressa metaforicamente o fato de que os meios de transporte, isto é, a civilização, param em Éboli, deixando o resto da Lucania além do progresso.

editado
eliezerluga
Eliezer
9 anos atrás

Um filme que sem dúvida merece ser redescoberto. Que belo o conto da cidade esquecida do mundo e das pessoas que preferem esquecer a política que as rodeiam. Num Brasil que cada vez mais caminha para um entrave forte entre lados políticos e intolerância este é um filme que seria muito bem vindo.

Carregando Publicidade...
½
1
2
3
4
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (55)

Elenco de Cristo Parou em Éboli

Mostrar mais (5)
Alain Cuny 1 7

Alain Cuny

Gian Maria Volonté 4 77

Gian Maria Volonté

Irene Papas 6 38

Irene Papas

Lea Massari 5 31

Lea Massari

Paolo Bonacelli 2 2

Paolo Bonacelli

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: