Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Cyd Charisse

Cyd Charisse

Nomes Alternativos: Tula Ellice Finklea

73Número de Fãs

Nascimento: 8 de Março de 1921 (87 years)

Falecimento: 17 de Junho de 2008

Amarillo, Texas - Estados Unidos da América

foi uma atriz e dançarina norte-americana.

Charisse estudou ballet em Los Angeles com Adolph Bolm e Bronislava Nijinska e subsequentemente dançou no Ballets Russes como "Celia Siderova" e depois "Maria Istromena".[2] O rompimento da Segunda Guerra Mundial levou a divisão da companhia e, retornando para Los Angeles, David Lichine lhe ofereceu um papel de dançarina em Something to Shout About. Isso lhe rendeu a atenção do coreógrafo Robert Alton (o mesmo que também descobriu Gene Kelly) e logo ela se uniu ao corpo dançante de Arthur Freed da MGM, onde se tornou dançarina de ballet residente.[2]
Charisse é principalmente lembrada por suas parcerias no cinema com Fred Astaire e Gene Kelly.
Sua primeira aparição com Astaire foi em uma breve cena em no filme Ziegfeld Follies(1946). Sua próxima aparição com ele foi como papel feminino principal em The Band Wagon (1953) onde dançou com Astaire nas aclamadas coreografias "Dancing in the Dark" e "Girl Hunt Ballet".

Em 1957 ela se reuniu com Astaire na versão cinematográfica de Silk Stockings, um remake musical de Ninotchka, com Charisse no papel que foi de Greta Garbo.
Como Debbie Reynolds não era uma dançarina treinada, Gene Kelly escolheu Charisse para ser sua parceira no celebrado final de ballet de Cantando na chuva (1952), posteriormente co-estrelou com Kelly em Briadoon. Ela novamente obteve o papel feminino principal ao lado de Kelly no seu penúltimo musical da MGM It's Always Fair Weather (1956).
Após o declínio dos musicais no final dos anos 50, Charisse se aposentou da dança mas continuou realizando pequenas participações em filmes e produções de TV até os anos 90.