Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Daniel de Oliveira
992Número de Fãs

Nascimento: 19 de Junho de 1977 (40 years)

Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil

Nascido em Belo Horizonte, participou de diversas peças teatrais antes de estrear na televisão, integrando o elenco da telenovela Brida, da extinta Rede Manchete, em 1998.

Na Rede Globo, sua estréia aconteceu no seriado Malhação em 2000, onde viveu o antagonista Marquinhos. No ano seguinte, fez sua primeira atuação no cinema ao participar do filme O Circo das Qualidades Humanas, interpretando Bosco, um viciado em drogas.

Em 2001, participou da telenovela A Padroeira, de Walcyr Carrasco, como o Padre Gregório.

O papel que impulsionou a sua carreira foi no longa Cazuza - O Tempo Não Pára, de 2004, em que deu vida ao cantor Cazuza. Pela sua atuação recebeu diversos prêmios e se tornou conhecido em todo o Brasil. No filme, o ator encarnou completamente o protagonista, sendo que para isso, teve que emagrecer onze quilos e aprender trejeitos do cantor nos palcos. No mesmo ano, participou ainda da minissérie Um Só Coração, como Bernardo e protagonizou a telenovela Cabocla, de Benedito Ruy Barbosa, como Luís Jerônimo, em que conheceu e se apaixonou pela atriz Vanessa Giácomo, seu par romântico na trama, com quem se casou e teve dois filhos: Raul, nascido em 21 de janeiro de 2008, e Moisés, nascido em 2010.

Em 2005, na Rede Globo, viveu o palhaço Quirino, de Hoje é Dia de Maria. Na segunda temporada da minissérie, interpretou dez personagens diferentes. Ainda nesse ano, no cinema, dublou o personagem-título do longa de animação O Galinho Chicken Little, da Disney.

Em 2006 integrou o elenco da telenovela Cobras e Lagartos, de João Emanuel Carneiro, como o protagonista Duda. No cinema, deu vida a mais duas importantes personalidades brasileiras: Stuart Edgard Angel Jones, filho da estilista Zuzu Angel, torturado e morto durante a ditadura militar, e Santos Dumont; participações feitas respectivamente nos filmes Zuzu Angel e 14 Bis. Naquele ano, também dublou o pinguim Mano, na animação Happy Feet, que teve a voz de Elijah Wood na versão original.

Em 2007 atuou no polêmico filme Batismo de Sangue, onde interpretou o papel do religioso Frei Betto. No longa, o ator interpretava um frei dominicano que, durante a ditadura militar, acaba se envolvendo com um grupo guerrilheiro e é perseguido e torturado pela polícia. Nesse mesmo ano, foi o antagonista principal da telenovela Desejo Proibido, de Walter Negrão. Em seguida, recusou convite para viver um dos personagens centrais da novela Negócio da China, de Miguel Falabella.

Em 2009, participou do embrião da série Decamerão - A Comédia do Sexo, exibido como especial de fim de ano e que ganhou novos episódios no segundo semestre daquele ano. Nesse mesmo ano, fez parte do elenco da minissérie Som & Fúria, como Jacques, um famoso ator de televisão, sem experiência no teatro e, que tem sua estréia teatral num espetáculo dirigido por Dante, de Felipe Camargo, o protagonista da história. Novamente recusou participação em uma novela da emissora, Tempos Modernos, onde viveria o protagonista.

Atualmente, pode ser visto no horário nobre global como o ambicioso Agnello, filho do protagonista Totó.

Prêmiações

Prêmio Qualidade Brasil como melhor ator de cinema de 2004 por Cazuza - O Tempo Não Pára.
Grande Prêmio TAM de Cinema Brasileiro como melhor ator de 2004 por Cazuza - O Tempo Não Pára.

Troféu APCA como melhor ator de cinema de 2004 por Cazuza - O Tempo Não Pára.
Prêmio do Festival de Cinema Brasileiro de Miami como melhor ator de 2004 por Cazuza - O Tempo Não Pára.

Prêmio Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira como melhor ator de 2004 por Cazuza - O Tempo Não Pára

Prêmio Blockbuster Entertainment Awards como melhor revelação masculina do cinema nacional.

Prêmio do Festival de Cinema Ibero-Americano por sua interpretação no papel título de Cazuza - O Tempo Não Pára, de Sandra Werneck e Walter Carvalho.

Kikito de melhor ator no Festival de Gramado de 2008 por sua atuação no filme A Festa da Menina Morta.