Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dick York
32Número de Fãs

Nascimento: 4 de Setembro de 1928 (63 years)

Falecimento: 20 de Fevereiro de 1992

Fort Wayne, Indiana, USA - Estados Unidos da América

Richard Allen York, mais conhecido como Dick York (Fort Wayne, 4 de setembro de 1928 — Grand Rapids, 20 de fevereiro de 1992) foi um ator dos Estados Unidos da América, célebre por sua participação no seriado A Feiticeira, como Darrin Stephens, marido da personagem Samantha, interpretada por Elizabeth Montgomery.

No Brasil, o nome do personagem na dublagem foi trocado por James Stephens, pois soava melhor a pronúncia do que Darrin.

Dick York sofreu um acidente automobilístico em 1959, e a partir daí passou a sentir fortes dores na coluna. Para amenizar as dores, ele viciou-se em calmantes e tranquilizantes, que escondia em vários locais do camarim. Com o agravamento do problema, York começou a faltar nas gravações e vários episódios foram reescritos, sem seu personagem. No final da 4ª temporada, ele começou a faltar e na 5ª, era evidente a sua ausência. Ele temia ser substituído. A desculpa dada no desenrolar da trama era a de que ele estava viajando a negócios. Com muitas ausências, os produtores decidiram que o ator titular deveria ser substituído imediatamente. O seu último trabalho na série foi Os Magos das Olimpíadas no encerramento da 5ª temporada. Como num passe de mágica, a partir da 6ª temporada, o ator Dick Sargent assumiu seu personagem até o fim da série.

Anteriormente, Dick York participou de outras séries de TV clássicas, como ''Cidade Nua'','' Além da Imaginação'', ''Papai Sabe Tudo'', ''Os Intocáveis'', ''Dr. Kildare'', ''Alfred Hitchcock Presents'', ''Rota 66'', ''The Alfred Hitchcock Hour'', ''O Homem de Virgínia'', ''Caravana'', entre outras. Sua última aparição foi no episódio ''Sweet Life/Games People Play'', da série ''Ilha da Fantasia'' em 1984.

No cinema esteve em filmes importantes como ''Jejum de Amor/My Sister Eileen'' (1955), com Jack Lemmon; ''O Baile Maluco/Operation Mad Ball'' (1957), também com Jack Lemmon; ''Heróis de Barro/They Came to Cordura'' (1959), com Gary Cooper e Rita Hayworth; ''O Vento Será Tua Herança/Inherit the Wind'' (1960), com Spencer Tracy, Fredric March e Gene Kelly...

Faleceu vítima de enfisema pulmonar, em fevereiro de 1992. Dick foi fumante até o fim de sua vida.

Ele era casado com Joan Alt desde 1951. O casal teve 5 filhos, sendo 3 meninas e 2 meninos.