Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Dóris Monteiro
8Número de Fãs

Nascimento: 20 de Outubro de 1934 (83 years)

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - Brasil

Adelina Dóris Monteiro (Rio de Janeiro, 23 de outubro de 1934) é uma cantora e atriz brasileira.

Em 1949 foi revelada como cantora no programa Papel Carbono, de Renato Murce, na rádio Nacional do Rio de Janeiro.

Em 1951 era estudante do Colégio Pedro II, foi convidada para cantar na rádio Guanabara. Na rádio Tupi ficou durante oito anos. Cantou na boate do Copacabana Palace Hotel. Fez sua primeira gravação, Se você se importasse, em 78rpm. Em 1952, foi eleita Rainha dos Cadetes. No mesmo ano, gravou Fecho meus olhos, vejo você, de José Maria de Abreu. Gravou o primeiro longplay em 1954 - Vento soprando -, pela gravadora Continental. Músicas que se destacaram: Graças a Deus (Fernando César) e Joga a rede no mar (Fernando César e Nazareno de Brito). Foi uma das estrelas da TV Tupi em 1955, apresentando um programa que levava seu nome. Em 1956 grava Mocinho Bonito, de Billy Blanco - uma das músicas mais marcantes do seu repertório. Eleita Rainha do Rádio.

Em 1963 gravou o longplay Gostoso é sambar, título, música de João Melo - músicas que fizeram sucesso O que eu gosto de você (Silvio César) e Olhou pra mim (Ed Lincoln/Silvio César) - gravação Philips. Dóris Monteiro de 1964, com a música destaque Samba de verbo (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle) - gravadora Philips.
Em 1969 conquistou o país cantando Mudando de conversa, título do disco e música de (Maurício Tapajós/Hermínio Belo de Carvalho, esse hit ficou cerca de cinco meses nas paradas e foi recordista de vendas.Outra música que marcou foi Do-re-mi de Fernando César - gravadora Odeon.

Em 1970 grava um compacto simples Dóris Monteiro, a música que teve destaque foi Coco verde (Sérgio Sampaio). Durante os anos setentas gravou com com os cantores Miltinho e Lúcio Alves.

Nos anos 80 Dóris Monteiro volta a gravar. Dóris Monteiro - gravadora Copacabana. Essas Mulheres com Dóris, Elizeth Cardoso, Helena e Ângela Maria - 1986 - gravadora Continental.

Nos anos 90, Samba Canção- da série Academia Brasileira de Música - músicas que se destacaram: Chove lá fora, de Tito Madi, Ronda de Paulo Vanzolini e Manhã de carnaval (Antônio Maria/Luiz Bonfá.

2002 - Sala Baden Powell - da série Na hora do chá, da RioArte.
2003 - Centro Cultural Banco do Brasil - cantou sucessos dos anos 1950. Uma delas foi Palhaçada de Luiz Reis e Haroldo Barbosa.
2004 - comemoração dos seus 70 anos - presenteada pelas gravadoras Universal e EMI com relançamento em compact disc de doze dos seus melhores longplays.