Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Emma Thompson
1802Número de Fãs

Nascimento: 15 de Abril de 1959 (57 years)

Paddington, Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Emma Thompson (Londres, 15 de abril de 1959) é uma premiada atriz e roteirista britânica nascida na Inglaterra. Citada como uma das melhores atrizes britânicas da sua geração, ela é conhecida por suas representações de mulheres reticentes em dramas de épocas e adaptações literárias, frequentemente atuando personagens altivos ou matronais com um senso de ironia.

Nascida em Paddington, Londres, filha do ator britânico Erick Thompson e da atriz escocesa Phyllida Law, ela é irmã da atriz Sophie Thompson. Emma foi educada na Camden School for Girls e Newnham College, University of Cambridge, onde ela tornou-se o primeiro membro feminino da trupe Footlights. Depois de aparecer em muitos programas de comédia, ela alcançou a fama em 1987 em duas séries de TV da BBC, Tutti Frutti e Fortunes of War, ganhando o prêmio BAFTA de melhor atriz por seu trabalho em ambos. Seu primeiro papel em filmes foi a antagônica Jeff Goldblum em 1989, na comédia romântica The Tall Guy, e no começo da década de 1990 ela frequentemente colaborou com seu então marido Kenneth Branagh, ator e diretor, aparecendo juntos nos palcos em A Midsummer Night's Dream e King Lear e em filmes como Dead Again (1991), Peter's Friends (1992) e Much Ado About Nothing (1993).

Em 1993 ganhou o Óscar de Melhor Atriz (principal) por sua atuação no filme Howards End.

Em 1970, começou a estudar na Camden School for Girls, onde conheceu Martin Bergman, um ator que tinha começado a cursar a universidade de Cambridge e a introduziu no grupo de teatro de qual ele fazia parte. Em 1975, viajou para Paris e começou a atuar. Em 1978, foi aceita pela Newnham College at Cambridge. Martin Bergman convenceu-a a entrar no Footlights, um grupo de comédia o qual Martin presidia e do qual Hugh Laurie também participava. Lá ela fez muitas peças de comédia e de outros gêneros. Época em que o pai de Emma, Eric Thompson, sofreu um derrame cerebral e como consequência perdeu a fala. Logo após o seu tio e sua avó morreram e ela teve que voltar para casa em West Hampstead. Meses depois seu pai melhorou.

Em 1979, Emma retornou a Cambridge para viver no campus com seu namorado Simon McBurney. O seu último ano da faculdade em 1980 foi o mais agitado. Ela inovou a maioria das produções de Footlights e também manteve seu excelente trabalho acadêmico, além de terminar seu relacionamento com Simon.

O pai de Emma morreu de uma hemorragia cerebral em 1982. Nos anos seguintes, ela começou a chamar a atenção nas suas peças. Em 1984, Channel Four aborda Emma para atuar e escrever uma comédia especial na televisão. Ela começa a escrever e decide chamar de Sexually Transmitted, mas o nome não dá muito certo então fica como Up For Grabs. A comédia não é bem recebida por causa das inúmeras referências a sexo.

A BBC decide contratá-la para escrever comédias para seu canal. Na mesma época, Emma foi escalada para dançar, cantar e atuar em um teatro. A peça, uma versão do musical Me and My Girl, foi um sucesso e ficou em cartaz por sete anos. A BBC pediu-lhe para estrelar como Suzi Kettles em uma série de televisão, Tutti Frutti. O show e especialmente sua personagem foram um sucesso. O diretor de Fortunes of War escalou-a para um drama. Nos sets de filmagem ela conheceu seu futuro marido Kenneth Branagh. Eles ficaram amigos e logo começaram a namorar e durante as filmagens de Henry V, Branagh a pediu em casamento e ela aceitou.

Em 1991, Emma estava filmando Howards End (br: Retorno a Howards End), depois junto com Kenneth começou a trabalhar no filme Much Ado About Nothing. E deveria escrever um roteiro para Sense and Sensibility. Na verdade ela estava tão ocupada que recusou um papel. Antes de Sharon Stone ser escalada para o papel, o diretor do filme Instinto Selvagem convidou Emma para fazer o papel, mas ela recusou. Howards End foi perfeito para ela, o filme recebeu nove indicações ao Óscar e ganhou três deles: Melhor Atriz (Emma Thompson), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção de Arte.

Em 1993, Emma terminou de escrever o roteiro de Razão e Sensibilidade e começaram as filmagens (ela também atua no filme). Em 1995, Kenneth se mudou e o casamento finalmente acabou. Foi nos sets que ela conheceu Greg Wise e namoraram. A crítica do filme foi ótima. Emma ganhou o Oscar de melhor roteiro e foi indicada para melhor atriz. Em 1996, Emma decidiu fazer uma pausa para descansar e se conhecer de novo. No ano seguinte ela se juntou à mãe dela no filme The Winter Guest, que foi dirigido por seu amigo Alan Rickman. Também atuou em Primary Colors com John Travolta.

No ano seguinte, ela atuou em Judas Kiss. Emma e Greg tentavam construir uma família apesar do aborto que Emma sofrera em 1997. Em 1999, Emma ficou grávida e deu à luz Gaia Romilly Wise em 4 de dezembro. Emma retirou-se das telas para passar mais tempo com sua família, mas continuou a escrever dois roteiros, o de Victor Jara e outro sobre direcionado para crianças, Nurse Matilda (que hoje é Nanny McPhee).

Em 2000, Emma assinou com a HBO para estrelar Wit. Nos anos seguintes ela atuou em mais seis filmes, incluindo outra minissérie para a HBO.

No ano de 2003, Thompson atuou no filme Simplesmente Amor ao lado de grandes celebridades como Elisha Cuthbert, seu amigo Alan Rickman, com quem já havia atuado antes e Rodrigo Santoro. Em 2005, Emma filmou de Stranger than Fiction com Will Ferrell e Dustin Hoffman no elenco.

Em 2004 fez uma participação especial em Harry Potter and the Prisoner of Azkaban e em 2007 Harry Potter and the Order of Phoenix. Em 2011 retornou com sua personagem Sibila Trelawney em Harry Potter nos cinemas com Harry Potter and the Deathly Hallows.