Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Helena Bonham Carter
18855Número de Fãs

Nascimento: 26 de Maio de 1966 (50 years)

Golders Green, Londres - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Filha de Helena e Raymond Bonham Carter, nasceu em Golders Green (Londres) no dia 26 de maio de 1966. Tem dois irmãos mais velhos, Tom e Edward. Helena mantém um relacionamento estável há alguns anos com o diretor Tim Burton, com quem tem um filho chamado Billy Ray Burton e uma filha nascida em 15 de dezembro de 2007, cujo nome é Nell Burton.

Helena Bonham Carter nasceu dia 26 de maio de 1996 em Londres, Inglaterra. Bonham Carter veio de uma família de políticos britânicos. Sua mãe Elena, uma psicoterapeuta e seu pai Raymond, banqueiro comerciante que sofreu sequelas físicas depois de uma cirurgia no cérebro no início dos anos 80, quando Bonham Carter era adolescente.

Helena nunca estudou teatro ou teve aulas de atuação, sua primeira estreia na televisão foi em um comercial televisivo com apenas 16 anos. Em 1983 teve seu primeiro papel em um longa-metragem, na obra de K.M. Peyton, “A Pattern of Roses”, mas foi somente em “Uma Janela para o Amor” (1985) interpretando a personagem Lucy Honeychurch, que ela teve seu primeiro papel como protagonista, outro papel de destaque foi quando interpretou Lady Jane Grey em “Lady Jane – Uma História Verdadeira” (1986), outros filmes incluem “Hamlet” (1990), “O Retorno a Howards End” (1992), “Frankenstein de Mary Shelley” (1994) onde conhece o ator Kenneth Branagh que compartilhou uma vida amorosa até meados do ano de 1999. Em 1996 trabalhou em “Poderosa Afrodite” ao lado de Woody Allen.

Em 1997, recebeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria de melhor atriz por seu desempenho no papel de Katy Croy no filme “Asas de Amor”, um filme estadunidense, dramático, dirigido por Lain Softley e baseado no romance homônimo de Henry James. Em “Clube da Luta” (1999) ela interpreta a personagem excêntrica “Marla Singer” ao lado de Brad Pitt e Edward Norton, o filme dirigido por David Fincher é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, o filme arrecadou mais de 100 milhões de dólares e foi aclamado pela crítica de forma bastante positiva.

Em “Planeta dos Macacos” (2001) deu vida a Ari, uma chimpanzé fêmea que protesta contra o modo como os humanos são tratados. Nos sets de filmagens Helena conheceu Tim Burton, os dois começaram um relacionamento e juntos trabalharam em filmes como “Big Fish” (2003), “A Fantástica Fábrica de Cholate” (2005) estrelado por Johnny Deep, “A Noiva Cadáver’ (2005), “Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) adaptação de um musical popular em que Helena, pode realizar suas próprias canções sem precisar de dublagem, “Alice no Páis das Maravilhas” (2010) e “Sombras da Noite” (2012). O relacionamento durou 13 anos, o casal se separou amigavelmente e continuam amigos e criando os dois filhos que tiveram juntos, Bill o mais velho e Neil.

Helena Bonham Carter ganhou ainda mais popularidade mundialmente ao estrelar o famoso “Harry Potter e a Ordem da Fênix” (2007) interpretando Belatriz Lestrange, continuou a interpretar o papel de uma das integrantes dos comensais da morte em “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2009) e nas duas partes finais da adaptação dos livros “Harry Potter e as Relíquis da Morte – Parte 1” (2010) e “Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2” (2011)

Sua segunda indicação ao Oscar foi no premiado “O Discurso do Rei” (2010), Bonham Carter interpreta a esposa do rei Jorge VI, Elizabet Angela Marguerite Bowes-Lyon, o filme arrecadou mais de 400 milhões de dólares e ganhou muitos prêmios, incluindo os Oscars na categoria de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro original e de melhor ator para Colin Firth. Infelizmente Bonham Carter não levou o prêmio de melhor atriz coadjuvante.

Os próximos filmes de destaque da atriz são “Os Miseráveis” (2012) adaptação da obra do escritor francês Victor Hugo de 1862, o filme foi baseado no musical de Alain Boubil e dirigido por Tom Hooper e estrelado por Hugh Jackman, Russel Crowe, Anne Hathaway, Eddie Redmayne, Amanda Seyfried, Sacha Baron Cohen, Helena interpreta Madame Thénardier, a vilá que maltrata Cosette a protagonista da segunda parte do filme, tornando-a sua escrava e roubando seu dinheiro. Em 2015 trabalha novamente em uma produção da Disney em “Cinderela”, Helena Bonham Carter interpreta a Fada Madrinha da jovem Ella.