Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ralph Fiennes

Ralph Fiennes

Nomes Alternativos: Ralph Nathaniel Twisleton-Wykeham-Fiennes

4182Número de Fãs

Nascimento: 22 de Dezembro de 1962 (53 years)

Ipswich, Suffolk - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

Ralph Fiennes estudou representação na Royal Academy of Dramatic Art (RADA) entre 1983 e 1985. A sua carreira começou no Open Air Theatre do Regent’s Park e no National Theatre antes de começar a ganhar proeminência na companhia de teatro Royal Shakespeare Company. Fiennes estrou-se no pequeno ecrã em 1990 e, em 1992 entrou no seu primeiro filme no papel de Heathcliff na versão desse ano do romance ''Wuthering Heights'', onde contracenou com Juliette Binoche.
1993 foi o ano de revelação de Ralph Fiennes. O ator conseguiu um dos papéis principais no filme controverso e muito mal recebido, ''The Baby of Mâcon'' de Peter Greenway. Perto do final desse ano estreou ''Schindler’s List'' de Steven Spielberg, onde Ralph Fiennes fez o papel do comandante sem moral de um campo de concentração nazi, Amon Göth. Este papel fez com que se tornasse conhecido internacionalmente e valeu-lhe uma nomeação para os Oscar na categoria de Melhor Ator Secundário e o prêmio BAFTA nessa categoria e o New York Film Critics Circle Awards, entre outros. A sua personagem entrou ainda na lista dos 50 melhores vilões da História do cinema do American Film Institute.

Em 1994, Fiennes fez o papel do acadêmico americano Charles Van Doren em ''Quiz Show''. Em 1996 foi nomeado para Melhor Ator Principal nos Oscar pelo seu papel no romance épico da Segunda Guerra Mundial, ''The English Patient'', onde contracena com Kristin Scott-Thomas. A carreira de Fiennes no cinema varia entre thrillers (Spider), filmes de animação (The Prince of Egypt), filmes exageradamente nostálgicos (The Avengers), comédias românticas (Maid in Manhattan) e dramas históricos (Sunshine).

Ralph Fiennes fez o papel de Lord Voldemort pela primeira vez no filme ''Harry Potter e o Cálice de Fogo'', o quarto filme da saga Harry Potter, em 2005. Voltou a representar o papel nos filmes ''Harry Potter and the Order of the Phoenix x'' e nas duas partes de ''Harry Potter and the Deathly Hallows''.

O desempenho de Ralph Fiennes na peça Faith Healer em 2006 valeu-lhe uma nomeação para os prêmios Tony (o O do teatro americano), do ano seguinte. Em 2008 trabalhou com o seu colaborador de longa data, o encenador Jonathan Kent, na peça ''Oedipus the King'' no National Theatre, onde fez o papel de Sophcoles. No mesmo ano estreou o filme ''The Duchess'' onde faz o papel do Duque de Devonshire e contracena com Keira Knightley. Ainda nesse ano estreou o filme The Reader que protagonizou com Kate Winslet e ''The Hurt Locker'' (que o reuniu com a realizadora Kathryn Bigelow depois do filme ''Strange Days'' de 1995) onde faz o papel de um mercenário inglês.

Em 2010 fez o papel de Hades em ''Clash of the Titans'', um remake do filme de 1981 com o mesmo nome. Em 2011 foi lançado o filme ''Coriolanus'', a sua estreia como realizador. Em 2012 participou no vigésimo-terceiro filme da saga 007, ''Skyfall'', realizado por Sam Mendes. Nos próximos filmes da saga vai substituir Judi Dench no papel de M.

Apesar de não ser conhecido como um ator cómico, em 2014 teve um desempenho marcante em ''The Grand Budapest Hotel''.

Em 2015, estrelou o filme A Bigger Splash de Luca Guadagnino, no papel do produtor musical Harry Hawkes, atuando ao lado de Tilda Swinton, Matthias Schoenaerts e Dakota Johnson.