Encontro Fatal

2004

Septem8er Tapes

O perigoso Osama Bin Laden está no centro deste filme, que mistura ficção e realidade ao contar a história de um jornalista de Nova York que viaja para o Afeganistão determinado a encontrá-lo. Além do assunto controverso, há uma polêmica à parte: quando o filme estreou no festival de Sundance, em janeiro de 2004, o diretor Christian Johnston afirmou que aquela era uma versão incompleta do longa, pois ainda seriam incorporadas cenas que haviam sido confiscadas pelas autoridades. De qualquer forma, o diretor merece elogios apenas pela coragem de abordar com tanta sinceridade um assunto tão urgente. A história se passa no verão de 2002 - ou seja, um ano depois dos atentados de 11 de setembro - e consiste em oito videoteipes gravados por uma equipe de documentaristas. Encontro Fatal adota a mesma estrutura do sucesso A Bruxa de Blair ao mostrar para os soldados na fronteira com o Paquistão as gravações supostamente documentais. Alguns podem argumentar que o filme funciona como uma metáfora da inutilidade da guerra norte-americana contra o terror. O filme prima pelo tom realista, pois, além de mostrar cenários naturais, conta com a participação espontânea de afegãos. Num suspense crescente, Encontro Fatal revela que muitas vezes aquilo que é apenas sugerido pode ser mais assustador do que aquilo que é mostrado de fato.

12 de Setembro de 2004

Elenco de Encontro Fatal