Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Eric Rohmer

Eric Rohmer

Nomes Alternativos: Jean-Marie Maurice Schérer

328Número de Fãs

Nascimento: 4 de Abril de 1920 (89 years)

Falecimento: 11 de Janeiro de 2010

Nancy, Meurthe-et-Moselle, Lorraine - França

Éric Rohmer (nascido Jean-Marie Maurice Schérer) foi um cineasta, crítico de cinema, roteirista e professor francês. Importante figura da nouvelle vague do cinema francês do pós-guerra, Rohmer foi também editor do influente jornal cinematográfico francês Cahiers du cinéma.

Foi professor de Literatura, colaborou nos "Cahiers du cinéma" desde a sua fundação e escreveu com Claude Chabrol um livro sobre Hitchcock. Depois de ter assinado uma série de curtas-metragens entre 1954 e 1958, afirmou-se em 1959 com a comédia Le signe du lion. Dirigiu diversos filmes para a televisão escolar entre 1964 e 1966 e, em 1968, La collectionneuse chamou de novo a atenção para o seu nome e o seu estilo.

Realizador elegante e austero, do seu cinema disse Georges Sadoul ser "elitista" e possuidor de uma exigência do absoluto, de diálogos cuidadosamente polidos e de imagens com frêmitos puritanos. Rohmer era um cineasta de inspiração católica e, talvez por isso, há um fundo moral nos seus filmes que contam histórias simples, mas onde há uma especial harmonia entre a palavra e a imagem.