Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Eva Marie Saint
34Número de Fãs

Nascimento: 4 de Julho de 1924 (93 years)

Newark, Nova Jersey, EUA

Eva Marie Saint (Newark, 4 de Julho de 1924) é uma atriz dos Estados Unidos da América, vencedora do Oscar no ano de 1954 por seu trabalho no filme On the Waterfront (conhecido como Há Lodo no Cais em Portugal e como Sindicato de Ladrões no Brasil), no qual contracenou com Marlon Brando.

Durante muito tempo, foi comum vê-la interpretando o estereótipo da loira carismática e graciosa, muitas vezes em papéis importante, da década de 50 em diante. Hoje, embora já com mais de 80 anos, continua a atuar ativamente, com seu mais recente trabalho sendo a participação como Martha Kent em Superman Returns.

Saint nasceu na cidade de Newark, no estado americano de Nova Jérsei. Estudou atuação na Bowling Green State University e lá se tornou membra da fraternidade Delta Gamma.

Realizou uma série de trabalhos tanto no rádio como na televisão, até ganhar o Drama Critics Awards (Prêmio dos Críticos de Drama, em português) por seu trabalho na peça de teatro A Trip to Bountiful, de 1953.
O primeiro papel de Saint no cinema foi em On the Waterfront (1954) ao lado de Marlon Brando, trabalho pelo qual ela foi vencedora do Óscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante.

Os seus filmes mais conhecidos são justamente os desse período de sua carreira: A Hatful of Rain (1957) ao lado de Don Murray; North by Northwest (Intriga Internacional em português), dirigido por Alfred Hitchcock em 1959, no qual ela atuou ao lado de Cary Grant; e Exodus, filme de 1960 que adaptava o romance homônimo de Leon Uris sobre o navio usado por judeus fugitivos do Holocausto em 1947. Paul Newman também fez parte do elenco.

Durante a década de 70, Saint, insatisfeita com os papéis que lhe estavam sendo propostos, voltou a trabalhar na televisão. Na década sequinte, voltaria ao teatro. Já participou de uma quantidade considerável de filmes para TV, e, em 1990, ganhou um dos Prêmios Emmy por sua interpretação na minissérie televisiva People Like Us.

Saint interpretou Martha Kent, a mãe adotiva de Superman, no filme de 2006 Superman Returns.

Curiosamente, Saint possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, uma por suas contribuições ao cinema - localizada na 6624 Hollywood Blvd. - e outra por suas contribuições à televisão - 6730 Hollywood Blvd.