Dirigido por
Data de lançamento
17 Maio 2004Duração
O diretor Michael Moore investiga como os Estados Unidos se tornaram alvo de terroristas, a partir dos eventos ocorridos no atentado de 11 de setembro de 2001. Os paralelos entre as duas gerações da família Bush que já comandaram o país e ainda as relações entre o atual Presidente americano, George W. Bush, e Osama Bin Laden.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Revi em 23/nov/2025.
Um documentário atemporal, serve para os EUA, para Israel, para Rússia e Ucrânia. Guerras são criadas para manter a hierarquia de poder estável, quem comanda as guerras majoritariamente nunca foi/se foi nunca iria mandar um filho ou uma filha.
A parte que mais me esmaga são os relatos de pessoas que foram para lá e se arrependem bastante, as pessoas que choram pelos seus parentes que se foram, nenhuma guerra e morte irá trazer eles de volta.
Infelizmente, nenhum playboy morreu no 11 de setembro, apenas trabalhadores.
Que um dia possamos viver que nem a música Vilarejo - Marisa Monte:
Há um vilarejo ali
Onde areja um vento bom
Na varanda, quem descansa
Vê o horizonte deitar no chão
Pra acalmar o coração
Lá o mundo tem razão
Terra de heróis, lares de mãe
Paraíso se mudou para lá
Por cima das casas, cal
Frutos em qualquer quintal
Peitos fartos, filhos fortes
Sonho semeando o mundo real
Toda gente cabe lá
Palestina, Shangri-lá
Vem andar e voa
Vem andar e voa
Vem andar e voa.
Excelente documentário, um dos melhores que já assisti!
Ótimo documentário.independente dos fatos
Meu problema com o Michael Moore é porque não sinto credibilidade em suas críticas, por mais que eu concorde com elas. Sendo eu um anti-belcista confesso,me parece que a dor dos familiares que enviaram seus filhos para uma guerra inútil é o momento ao qual o diretor extrai os melhores momentos do filme. Já o papo do interesse do Bush no petróleo não me convenceu muito, parece mais uma falácia já pré-estabelecida ainda que eu entenda que existiam interesses escusos na tal guerra ao terror. Pelo menos o alvo dele desta vez foi a classe política logo, me satisfaz positivamente apesar de seu conteúdo panfletário e parcial . Claramente no fim das contas seu filme se trata também de um discurso político.