Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Gale Sondergaard
11Número de Fãs

Nascimento: 15 de Fevereiro de 1899 (86 years)

Falecimento: 14 de Agosto de 1985

Litchfield, Minnesota, EUA - Estados Unidos da América

Começou no teatro, mas em 1936 começou a atuar também no cinema. Nesse mesmo ano se tornou a primeira atriz a receber o Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua atuação em ''Adversidade/Anthony Adverse'', seu filme de estréia. Durante as décadas de 1930 e 1940, interpretou papéis secundários em diversos filmes. com destaque para ''A Vida de Emile Zola/The Life of Emile Zola (1937); ''Juarez'' (1939); ''A Marca do Zorro/The Mark of Zorro'' (1940); ''A Carta/The Letter '' (1940); entre outros. Foi novamente indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1946 por sua performance em ''Anna e o Rei do Sião/Anna and the King of Siam'', mas sua carreira declinou até o início da década de 1950, quando passou a integrar a lista negra de Hollywood ao lado do marido.

A carreira de Sondergaard sofreu danos irreparáveis ​​durante o Congresso dos Estados Unidos HUAC Red Scare do início dos anos 1950, quando seu marido foi acusado de ser um comunista e nomeado como um dos Dez de Hollywood; (No filme 2000 ''One of the Hollywood Ten'', Sondergaard foi retratado pela atriz Greta Scacchi , enquanto Jeff Goldblum foi escalado como Biberman). Com a sua carreira estagnou, ela apoiou o marido durante a produção de ''O Sal da Terra/Salt of the Earth'' (1954).
Altamente controversa quando foi feita, e não um sucesso comercial, o seu mérito artístico e cultural foi reconhecido em 1992, quando o Conselho de Preservação National Film selecionou para preservação no National Film Registry. Um dos dez Hollywood (2000) narra a relação de Sondergaard com Biberman e seu papel na tomada de Sal da Terra. Os Bibermans vendeu sua casa em Hollywood pouco depois de terem completado ''Sal da Terra'', e se mudou para Nova York, onde Sondergaard foi capaz de trabalhar no teatro.