Guelwaar

Compartilhar
Guelwaar (1993)
Guelwaar
Média do filme: 3.9 de 5 — baseado em 17 votos
MÉDIAFILMOW
3.9
17 Avaliações
Minha avaliação:
Salvando
Dirigido por Ousmane Sembene
Data de lançamento 24 Nov. 1993 Outras datas
Duração 115 min (1h55)

Dirigido por

Data de lançamento

24 Nov. 1993

Duração

115 minutos
Carregando Publicidade...

Sinopse

O enterro de um ativista político cristão em um cemitério muçulmano força um conflito imbuído de fervor religioso. Um retrato satírico da religião e da política.

Gênero:
Gênero:

Fotos e Trailers

Filmow+
Ticket de Prata

Sem anúncios

Comprar
Filmow+
Ticket de Prata

Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções

  • Navegue sem anúncios
  • Badge exclusivo Filmow+ no perfil
  • Acesso antecipado a novidades
  • Apoie a comunidade cinéfila
Comprar agora

Trailer do dia

Tempestade | Teaser

Tempestade

Comentários 0
amigos querem ver
az
Alex Hercog (Az)
½
5 anos atrás

Dizer o que, diante de um filme desses? Só agradecer ao pai do cinema africano por mais essa obra.

A influência das religiões monoteístas - cristianismo e, principalmente, o islamismo - no Senegal é tema recorrente da obra do cineasta Ousmane Sembene. É notória a repulsa que o diretor sente por conta dessa cegueira religiosa que tomou seu povo de assalto e que deixou cicatrizes irreparáveis na cultura africana.

Guelwaar, filme de 1993, conta uma história inusitada. Por conta de um erro burocrático, o corpo de um cristão acaba sendo enterrado por engano no cemitério de um povoado muçulmano. Seu filho, um rapaz que vive em Paris, ao lado dos líderes do povoado cristão e de um policial, tentam resolver o problema, contudo, não será nada fácil convencer os islâmicos a cooperarem na correção do erro.

Em Guelwaar, Sembene vai ainda mais longe em sua crítica. Até mais do que em Ceddo, filme dos anos setenta, com temática semelhante, pois aqui ele escancara que além de sepultar uma cultura milenar, as religiões, ainda por cima, dividem o povo. Enquanto ficam preocupados com os dogmas de ambas as crenças, os habitantes do povoado não veem o que se passa a sua volta: são iludidos com doações de comida enquanto a corrupção do alto escalão impera. A única pessoa que enxergava a verdade era justamente o morto, Guelwaar. Em algumas cenas de flashback, a personalidade do falecido vem a tona, nos revelando uma persona atenta, combativa e desafiadora.

O estilo de Sembene continua o mesmo. Documental, prático e sem floreios. Seu cinema sempre traz um texto de teor político/social/religioso muito bem vindo e reflexivo. Atual e obrigatório, Sembene merece ser (re)conhecido por todos.

Carregando Publicidade...
½
1
1½
2
2½
3
3½
4
4½
5

Listas com o filme

Ver todas as listas (12)
O Apartamento Pelo Malo Stella Marighella Machuca
Descolonizar é possível?
por arianaoalves
O Poderoso Chefão: Parte II Intolerância Casablanca Os Dez Mandamentos Spartacus
TUDO SOBRE CINEMA de Philip Kemp
por twvianna
Z Mandela & De Klerk A Grande Ilusão O Caso Aldo Moro O Super Lobista
POLÍTICA
por alavcos

Elenco de Guelwaar

Mostrar mais (9)
Abou Camara 0 0

Abou Camara

Lamine Mane 0 0

Lamine Mane

Mame Ndoumbé Diop 0 0

Mame Ndoumbé Diop

Marie Augustine Diatta 0 0

Marie Augustine Diatta

Myriam Niang 0 0

Myriam Niang

Ndiawar Diop 0 0

Ndiawar Diop

Se você gostou deste filme, confira também estes aqui: