Günesi gördüm

2009

Günesi gördüm

• I saw the sun - Estados Unidos da América

A família Altun vive num pequeno vilarejo na região sudeste da Turquia, considerado no passado por seus moradores como o verdadeiro paraíso na terra. Entretanto, o agravamento de uma guerra na região torna o cotidiano dos aldeões um verdadeiro inferno diário, obrigando-os a se deslocarem em busca de uma nova vida. Enquanto a maior parte da família ruma para Istambul, a outra emigra para viver na Noruega. O debilitado patriarca Haydar, seus filhos Mamo, Ramo, Kadri, sua nora Havar e seus 6 netos fixam residência na capital turca, onde seus tradicionais costumes confrontam-se com os hábitos da vida moderna, fazendo florescer e agravar antigos dramas pessoais e familiares.
Ao norte norueguês, Davut, sua esposa Güllistan e seus dois filhos vivem a angústia da clandestinidade ao mesmo tempo em que buscam apagar as cicatrizes deixadas pela guerra em suas vidas.

2009