Dirigido por
Data de lançamento
1 Set. 2011Duração
A Itália, a Europa e o mundo dos anos de Hollywood no Tibre contaram, pela primeira vez, através de materiais raros e imagens do Arquivo NBCUniversal: uma visão original de trinta anos de história do grande cinema internacional (1950s aos anos 1970) através de recursos de TV E relatórios da importante rede americana. É a história do que pode ser considerado uma espécie de invasão mútua. Por um lado, o da máquina produtiva americana na Europa, guiado pelos grandes estúdios de Hollywood e os produtores que podem marcar o cinema daqueles anos com a sua visão pessoal. Por outro lado, o dos talentos europeus: diretores e estrelas que tornaram inesquecível esse período e que "invadiram", marcando para sempre, o imaginário coletivo dos Estados Unidos das décadas de 1950, 60 e 70 com seu carisma e seu talento. O nascimento e o desenvolvimento de um novo fenômeno produtivo, em um contexto de grande fermento cultural, social e político.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Produção italiana em preto e branco e a cores da NBC Universal Global Networks e NBC Universal Global Networks vencedor do prêmio de melhor documentário no Sindicato Nacional Italiano de Jornalistas de Cinema.
Escrito e dirigido por Marco Spagnoli, o filme descreve a Itália, a Cinecittà e o cinema italiano, bem como o resto do cinema europeu, mas também o cinema americano, nos 30 anos do cinema, de 1950 a 1980, durante o chamado período de Hollywood no Tibre. As mudanças culturais, políticas e sociais que afetaram a Itália e o seu cinema nos anos Dolce Vita também são ilustradas.
A faixa-título 'Revenge' foi inspirada no diretor, que sugeriu o título aos compositores Pivio e Aldo De Scalzi a partir de uma entrevista com o falecido Tony Curtis que disse a Marco Spagnoli: “Ter uma boa aparência é a melhor vingança”. Tony Curtis também é visto brevemente no título principal. Cenas raras com entrevistas de alguns dos maiores astros do cinema mundial, sejam italianos ou americanos.