Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Peter O'Toole

Peter O'Toole

Nomes Alternativos: Peter Seamus O'Toole

244Número de Fãs

Nascimento: 2 de Agosto de 1932 (81 years)

Falecimento: 14 de Dezembro de 2013

Connemara, County Galway - Irlanda

Filho de um irlandês e uma escocesa, Peter James O´Toole, quando jovem, queria ser jornalista e até deu seus primeiros passos na carreira. Mas, depois do serviço militar, ele acabou optando pelo teatro. A princípio, o jovem tentou entrar na Abbey Theatre´s Drama School, em Dublin, mas não foi aceito por não falar bem o irlandês, e terminou na Royal Academy of Dramatic Art, em Londres. Após fazer algumas peças, filmes e participações na televisão, em 1962, Peter O´Toole foi chamado para um dos seus principais papéis, o protagonista de Lawrence da Arábia, que o tornou conhecido no mundo todo.

Depois de uma série de grandes e premiados filmes, nos anos 70, o ator contrai uma grave doença decorrente do abuso da bebida alcoólica, o que lhe traz diversos problemas e abala sua carreira. Porém, em 1980, já recuperado, ele atua em O Substituto, pelo qual é bastante elogiado. Ultimamente, após um período sem grandes atuações, trabalhando principalmente para a televisão, o veterano participou de Tróia e, mais recentemente, fez Vênus, pelo qual foi indicado a diversos prêmios da crítica.

CURIOSIDADES :
Apesar de Peter O´Toole sempre ter dito que nasceu em Connemara, recentemente ele revelou em sua biografia que não tem tanta certeza disso. Segundo ele, o local do nascimento pode ter sido Kerry ou Dublin, também na Irlanda, ou até mesmo em Leeds, na Inglaterra. O ator, em 2003, foi homenageado pela Academia de Artes e Ciências de Hollywood pelo Oscar de conjunto da obra, porém ele afirmou que não iria aceitá-lo e nem mesmo apareceria para receber a estatueta. Para surpresa de muitos, O´Toole estava lá e aceitou o prêmio contrariando suas próprias previsões.

O ator irlandês Peter O'Toole morreu aos 81 anos. O motivo da morte não foi divulgado. Ele estrelou o filme "Lawrence da Arábia" em 1962 e foi indicado oito vezes ao Oscar durante a carreira.
O agente Steve Kenis disse que o ator morreu em um hospital de Londres. Ele estava doente há muito tempo, disse o agente, sem especificar a causa.