Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Ice Cube

Ice Cube

Nomes Alternativos: O'Shea Jackson

315Número de Fãs

Nascimento: 15 de Junho de 1969 (47 years)

Los Angeles, Califórnia - Estados Unidos da América

O'Shea Jackson (Los Angeles, 15 de junho de 1969), mais conhecido pelo seu nome artístico Ice Cube, é um rapper, produtor musical, ator, escritor, produtor de filmes, e diretor norte-americano. Ele começou sua carreira em 1984 como membro do grupo C.I.A. e depois entrou para o grupo de rap N.W.A em 1986. Após ter deixado o N.W.A em Dezembro de 1989,[2] ele construiu uma carreira solo bem sucedida na música, e também como escritor, diretor, ator e produtor no cinema. Adicionalmente, ele tem servido como um dos produtores da série de televisão da Showtime Barbershop e da série da TBS Are We There Yet?, ambas sendo baseadas em filmes onde ele atuou como o personagem principal.

Ele foi classificado número 9 na lista dos 10 Maiores MCs de Todos os Tempos da MTV, enquanto o próprio Snoop Dogg o elegou o maior MC de todos os tempos. About.com o classificou o número 11 na sua lista dos "50 Melhores MC's do Nosso Tempo". Allmusic o chamou de um dos melhores e mais controversos artistas do hip-hop, assim como "um dos melhores contadores de histórias do rap." Em 2012, a revista The Source o classificou número 14 na sua lista dos 50 Melhores Letristas de Todos os Tempos

Cube teve uma fantástica performance no filme Os Donos da Rua, com Cuba Gooding Jr. e Laurence Fishburne; isso despertou interesse de outros diretores para fazer outros filmes de sucesso como Sexta-Feira em Apuros, Três Reis, Anaconda, Fúria em Duas Rodas e Triplo X 2: Estado de Emergência, Policiais em Apuros 1 e 2, Fantasmas de Marte, Anjos da lei e Anjos da lei 2.

Quando perguntaram-lhe se gostava mais de atuar em filmes ou de fazer rap, ele respondeu que quando aparece uma oportunidade as pessoas devem pegá-la. O sucesso de seus filmes foi tão grande que ele até lançou um CD com as melhores músicas de seus filmes, chamado In the Movies, lançado em 4 de Setembro de 2007.

Cube originalmente ia estrelar ao lado de Janet Jackson no filme de John Singleton Poetic Justice, mas recusou dizendo que estava em um ponto da carreira em que não deveria atuar em um filme romântico, então o papel foi dado ao rapper 2Pac.

Mas tarde, Singleton teria encorajado Cube a escrever um filme, lhe dizendo, "Se você pode escrever uma canção, pode fazer um script".[35] Com isso, Jackson escreveu o roteiro da comédia de 1995 Friday, na qual também atuou, ao lado do até então iniciante Chris Tucker. O filme foi um sucesso, arrecadando $28 milhões em todo o mundo com um orçamento de $3.5 milhões e gerou duas sequências: Next Friday e Friday After Next.

Durante uma entrevista em Abril de 2007, Cube disse que estava interessado em trazer de volta Chris Tucker como "Smokey" em uma possível sequência de Friday. Em uma entrevista com BlackFilm.com, Jackson comentou que queria envolver todos os personagens da série Friday em uma sequência, mas também disse: "Eu sei que eu não vou conseguir trazer Chris [Tucker] de volta, mas eu adoraria trazer todos os outros de volta.

Cube se juntou ao astro do basquete LeBron James para lançar um especial de uma hora na ABC sobre a vida de James.

A série de TV Are We There Yet baseada no filme de 2005 estreou na TBS em 2 de Junho de 2010. A série conta a história de uma família tentando se ajustar a um novo marido (Terry Crews) e tentando lidar com problemas normais de família. Em 16 de Agosto de 2010, Are We There Yet foi renovado para 90 episódios adicionais. Numa entrevista em Agosto de 2010 com UrbLife.com, Ice Cube expressou excitação sobre o show, que aparenta ter 6 temporadas planejadas. Ele também creditou Tyler Perry por abrir as portas para ele na TBS.