Inspeção Geral

2004

Strip Search

Dirigido por:
Média geral 3.5
baseado em 51 votos
Sua avaliação:
salvando
56 minutos

Uma americana é detida na China. Um árabe é detido nos EUA. A paranóia toma conta dos governos. Os EUA são a China. A China é os EUA. A americana estuda ciências políticas. O árabe estuda ciências políticas. Ambos são estudantes e ambos estão detidos e sem acusação formal, eles são apenas suspeitos. E os interrogatórios são exatamente os mesmos, os mesmos diálogos, os mesmos colóquios.

Informações Adicionais
Strip Search (idem, 2004), de Sidney Lumet, foi objeto de uma verdadeira celeuma nos Estados Unidos. Tendo como enfoque a restrição das liberdades individuais concedidas depois do 11 de setembro, o filme segue diversas narrativas paralelas, entre as quais uma mulher americana detida pelas autoridades chinesas e um árabe detido pelas autoridades americanas. Repleto de atores famosos (Maggie Gyllenhaal, Glenn Close, Ellen Barkin), o filme foi produzido pela HBO e exibido apenas uma vez na emissora americana. Depois disso, todos os horários de reexibição foram trocados e, tempos depois, o filme foi remontado e transformou-se num filme de 50 e poucos minutos. O filme enfureceu os patriotas americanos que defendem o "ato patriótico", e a censura (interna ou externa, sabe-se lá) decidiu dar ao filme a mínima visibilidade possível.

Foi exibido na TV brasileira em sua versão completa (120 min), mas infelizmente o DVD é da versão "condensada", ainda assim muito boa de se assistir.

Estreia Brasil:
2004
Outras datas
Denunciar algo errado
Em DVD
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.
Fotos
  • Nenhuma foto cadastrada.

Comentar: